Menu

Economia

Atualizado em 4 de abril de 2012, às 8:53 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como lidar com a concorrência: dicas

O primeiro passo é a preparação para competir da melhor forma por uma vaga no mercado de trabalho.
422023 Como lidar com a concorr%C3%AAncia dicas1 Como lidar com a concorrência: dicasPrepare-se para encarar a concorrência de frente (Foto: Divulgação)

Você é chamado para uma entrevista de emprego, fica todo animado com a possibilidade de sair da estatística dos desempregados, mas na hora que chega no local da seleção percebe que para aquela vaga a qual você almeja, tem pelo menos umas 30 pessoas concorrendo. A primeira vista é desanimador. Se a entrevista for em grupo, seguida de uma dinâmica, a tendência é que o candidato fique ainda mais nervoso com a situação.

Lidar com a concorrência não é uma tarefa fácil. Você fica tentando adivinhar o que o examinador quer que diga para estar um passo a frente dos outros candidatos, mas acaba ficando tenso e falando aquilo que não gostaria. A primeira dica é se importar com o seu desempenho e esquecer quem está a volta, mesmo em uma dinâmica em grupo. Não fique imaginando que só porque a pessoa que está na disputa morou cinco anos no exterior e fala três línguas diferentes a vaga é dele. Se fosse assim não havia necessidade de entrevista, já que o recrutador sabia de tudo isso quando convocou as pessoas para o processo seletivo.

422023 Como lidar com a concorr%C3%AAncia dicas2 Como lidar com a concorrência: dicasSaiba que concorrentes você terá em todo o lugar (Foto: Divulgação)

A preparação e a segurança são fundamentais, por isso, antes de ir para a entrevista procure informações sobre a empresa em questão e se intere sobre o segmento de atuação. A qualificação vale muito para quem quer conquistar um cargo por meio do concurso público. Nesse caso, o que vai valer de verdade são as notas e não a desenvoltura na entrevista, mesmo porque não tem nenhum contato verbal na maior parte dos casos. Para vencer a concorrência estude, crie uma rotina diária de preparação, pois assim poderá encarar os seus “oponentes” da melhor maneira.

Respeito pela concorrência é fundamental, mas deixe de lado qualquer medo. Saiba que em qualquer lugar existe competição, e que você, mesmo que não queira, estará inserido nesse cenário. Os vencedores sabem perder e parabenizar quem foi considerado ganhador da disputa, reconhecendo seus pontos positivos. Aja dessa maneira e busque trilhar o caminho do sucesso com honestidade, independente da forma de competição e do tamanho da bonificação.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.