Erros cometidos pelos jovens ao administrar o dinheiro

À medida que crescem e ganham maturidade, os jovens passam a ter maiores responsabilidades, e é por isso que eles devem ficar atentos a…

Por Andre em 14/01/2013

À medida que crescem e ganham maturidade, os jovens passam a ter maiores responsabilidades, e é por isso que eles devem ficar atentos a algumas questões, principalmente ao lado financeiro, para evitar erros que poderão afetar bastante a sua qualidade de vida.

Ao cometer erros na administração do seu dinheiro, alguns jovens acabam ficando com o bolso vazio (Foto: Divulgação)

Um dos principais erros cometidos pelos jovens ao administrar o dinheiro é que, na maioria dos casos, eles não sabem fazer um planejamento financeiro, gastando mais do que têm e comprometendo seu orçamento, e se isso não for corrigido desde cedo, é algo que pode ser levado para o resto da vida.

Com um bom planejamento, você fica sabendo quanto pode gastar por mês, os valores que precisa economizar e acumular para formar um bom patrimônio, podendo, em determinados momentos, até mesmo cometer algumas extravagâncias, como comprar aquele smartphone da moda.

Veja as dicas: Saiba o que fazer se você não consegue pagar todas as contas

Conheça outros erros cometidos pelos jovens ao administrar o dinheiro e tente evitá-los para ter sempre uma boa saúde financeira.

Mais sugestões: Acabe com o desperdício e faça o seu dinheiro render

Exagerar nos gastos com o cartão de crédito

Estourar o limite do cartão de crédito e efetuar apenas o pagamento mínimo da fatura é outro grave erro na administração das finanças (Foto: Divulgação)

Muitos jovens (e não só eles) pensam que, se possuem um cartão de crédito com limite de R$ 1.000,00, podem gastar aquele valor todo de uma vez e efetuar o pagamento mínimo da fatura, algo que não pesa tanto no bolso.

O problema é que, a cada pagamento mínimo, novos juros são embutidos e a dívida vai só crescendo, se tornando uma bola de neve e chegando a valores astronômicos e impagáveis. Por esse motivo é importante ter muita responsabilidade ao usar o seu cartão.

Não controlar o saldo da conta e o cheque especial

Perder o controle do cheque especial também é algo bastante prejudicial (Foto: Divulgação)

O mesmo acontece com a conta corrente e o cheque especial. Depois de gastar todo o saldo da conta, muitos jovens resolvem usar o limite extra, oferecido pelo banco, se esquecendo de conferir os juros cobrados, que estão entre os maiores do mercado.

Em pouco tempo, a dívida pode dobrar e até mesmo triplicar, gerando ainda mais transtornos para o jovem.

Ter preguiça de pesquisar preços

Muitos jovens não gostam de pesquisar preços, comprando logo na primeira loja que entram (Foto: Divulgação)

Seja por falta de tempo ou mesmo por preguiça, os jovens não gostam muito de pesquisar os preços dos produtos que desejam adquirir, comprando, na maioria das vezes, logo no primeiro lugar em que entram.

Agindo assim, você acaba perdendo dinheiro, pois geralmente os preços variam bastante de um lugar para o outro. Andar um pouco mais pode valer a pena, tanto para o seu físico quanto para o seu bolso.

Esquecer-se de poupar

Aqueles que se esquecem de poupar podem ter alguns problemas financeiros no futuro (Foto: Divulgação)

Agindo de maneira imediatista e algumas vezes influenciados por amigos, muitos jovens gastam bastante com festas, viagens, roupas e outros produtos, esquecendo-se de que poupar é também importante, para ter um futuro mais tranquilo.

Top