Menu

Brasil

Atualizado em 18 de julho de 2009, às 1:29 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Como Fazer um Currículo

saiba como fazer um curriculo  1 Como Fazer um Currículo

Como fazer um Currículo: Saber elaborar um currículo é fundamental, pois ele é o nosso cartão de visita. Com ele podemos conseguir oportunidades para muitas entrevistas.

Confira abaixo o que deve e o que não se deve colocar em um currículo:

Preste atenção para não cometer erros de ortografia e digitação:

Tenha cuidado com as regras básicas do idioma, acentuação e concordância. Erros desse tipo pode levar a eliminação do candidato. Por isso, faça uma revisão em todo o documento antes de enviá-lo.

Não minta:

A mentira pode deixar você em uma situação desconfortável, caso o entrevistador peça para que você faça um teste prático. E caso você consiga o emprego, em algum momento você será desafiado a cumprir o que está no currículo.

O currículo não pode ter muitas páginas:

De acordo com especialistas, dois minutos é o tempo máximo que você tem para se apresentar ao entrevistador. Por isso, evite currículos com muitas páginas e cheio de informações, mesmo que você tenha experiência e como comprovar. O currículo deve ter no máximo duas folhas e cite apenas informações sobre o cargo que você deseja.

Seja objetivo:

Forneça todas as informações necessárias para que o entrevistador o conheça melhor. Informações como: datas de formação, entrada e saída das empresas anteriores, período de cursos, locais de formação e descrição de atividades desempenhadas, são absolutamente importantes no processo de seleção. Mas, seja objetivo.

Preste atenção aos seus objetivos profissionais:

Aponte seus objetivos profissionais. Conforme os especialistas, é pelo objetivo que os entrevistadores começam a leitura de um currículo. Assim como é através dele, que eles definem se continuam lendo. Seja transparente e convincente.

Documentos pessoais são desnecessários:

Não é mais necessário fornecer o número de documentos pessoais como CPF, RG, carteira de reservista no currículo.
E só coloque a pretensão salarial se for uma exigência da empresa.

Fotos:

As empresas são legalmente proibidas de solicitar fotos. Isso é uma atitude discriminatória, pois o que vai ser analisado é a sua competência profissional e não a aparência. Mas, se você está disposto a colocar sua foto, use uma mais formal que não comprometa a sua entrevista.

Estética do currículo:

Não enfeite o currículo. Analise o perfil da empresa que você está tentando uma vaga de emprego para que você possa montar seu currículo. O formato tradicional, com folhas brancas e letras como Times New Roman e Arial é o mais indicado.

Um currículo para cada empresa:

Um currículo com texto adequado ao perfil da empresa chamam mais atenção dos selecionadores. Aprenda um pouco mais sobre a atividade da empresa e faça um currículo ressaltando suas características profissionais, relacionando com o perfil da empresa.

Não deixe documentos anexados no currículo:

Colocar certificados e diplomas em anexo não comprovam sua capacidade profissional. Utilize-os quando solicitados. E não assine o currículo.

Conteúdo avaliado com média: