Menu

Brasil

Atualizado em 5 de agosto de 2014, às 19:08 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Fazer um Currículo

Aprenda a elaborar o currículo ideal e aumente as suas chances de conseguir aquela oportunidade de emprego que tanto deseja.

Como fazer um currículo é o assunto que vamos abordar nesta matéria, trazendo dicas para ajudar na elaboração desse importante documento, que pode ser o seu maior aliado na hora de arrumar um novo emprego (ou o primeiro trabalho).

3780 como fazer um curriculo 600x600 Como Fazer um CurrículoComo fazer um currículo (Foto: Divulgação)

Saber como elaborar currículo é fundamental para conseguir aquela oportunidade que você tanto deseja, pois um currículo bem feito chama a atenção do recrutador e pode lhe colocar na lista dos selecionados para a entrevista de emprego.

Por outro lado, um currículo mal feito, com erros de português e informações inúteis pode fechar todas as portas, acabando com as suas chances de participar das etapas seguintes da seleção.

Dicas para valorizar o currículo profissional

Currículo com pouca experiência: dicas para preencher

Como fazer um currículo

3780 como fazer um curriculo 4 600x600 Como Fazer um CurrículoUm currículo bem feito pode te abrir várias portas (Foto: Divulgação)

As dicas para fazer currículo começam pela ortografia e os cuidados com a digitação. Preste atenção às regras básicas do português e não se esqueça de revisar o documento antes de enviá-lo. Se preciso, releia o currículo várias vezes.

Além disso, seja o mais objetivo possível. Para alguns especialistas, o ideal é que o currículo nunca ultrapasse duas páginas, ou seja, escolha bem o que você vai colocar no documento, priorizando aquilo que é importante.

Uma boa formatação de currículo pode conter tópicos como Dados Pessoais (nome, endereço e contatos), Objetivo Profissional (escreva de forma direta a sua posição de interesse, evitando colocar vários objetivos) e Histórico Profissional em ordem cronológica (do trabalho mais recente para o mais antigo, nome da empresa, cargo, mês e ano de entrada e saída e atribuições).

O que também não pode faltar no currículo é o seu Histórico Acadêmico (nome da instituição, curso e ano de formatura), Conhecimentos de Idiomas e Informática e espaço para Outras Informações (citar experiências internacionais e trabalhos voluntários, desde que tenham relação com o emprego).

O que não deve ser colocado no currículo

3780 como fazer um curriculo 2 600x600 Como Fazer um CurrículoPor outro lado, um currículo mal feito pode atrapalhar bastante seus planos (Foto: Divulgação)

Além de saber como fazer um currículo, também é importante saber o que não colocar no currículo. Nessa lista estão itens como:

- Pretensão salarial (a não ser que o empregador solicite).

- Fotos (mesmo caso acima).

- Números de documentos (CPF, RG, etc).

- Referências pessoais.

- Certificados de cursos realizados.

- Motivos de saídas de empregos anteriores.

- Título “Currículo” ou “Curriculum Vitae”.

- E-mail com apelido ou nome no diminutivo.

- Qualquer tipo de mentira.

- Assinatura e data.

Conteúdo avaliado com média: