Menu

Criança

Atualizado em 30 de maio de 2011, às 15:26 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como ensinar o bebê a andar

Os bebês se desenvolvem muito rápido. A cada mês eles estão em uma fase de desenvolvimento, aprendendo alguma novidade: primeiro aprendem a se mexer, virar, depois cansam de ficar de bruços e querem sentar, engatinhar… até que, com uma idade aproximada de oito meses, a criança começa a ficar em pé, ainda segurando em outros objetos ou nas nossas mãos.  Depois disso, o bebê precisa aprender o movimento das pernas e tenta ganhar equilíbrio, para ficar de pé sozinho. Entre 9 meses e um ano a criança já pode estar andando, mas não é necessário se preocupar caso seu filho demore um pouco mais: muitas crianças só sentem necessidade de andar depois dessa idade, quando o engatinhar deixa de servir e então se esforçam para aprender, podendo andar com até um ano e meio sem que isso signifique que existe alguma coisa errada. Na dúvida, procure um pediatra!

ensine bebe andar 178x300 Como ensinar o bebê a andar

Existem algumas coisas que os pais podem fazer para estimular o desenvolvimento motor dos filhos, incluindo aí os primeiros passos. É muito importante lembrar que a criança não deve queimar etapas e precisa curtir cada conquista. Se ela demorou a começar a engatinhar, não tem problema! Deixe que ela aproveite esse momento sem querer que logo ela já aprenda a andar. Outro fator que, muitas vezes, os pais podem pensar que ajuda mas acaba atrapalhando é o uso de andadores. Evite ao máximo! Ao usar o andador, a criança não desenvolve muito bem o próprio equilíbrio e, em muitos casos, deixa de engatinhar. Além disso, pode ficar muito irritada quando não puder usar o andador e tiver que ficar sentada ou se esforçar para alcançar algum brinquedo. O melhor é deixar que ela sempre esteja engatinhando e que comece a ficar em pé sozinha, sem o auxílio de andadores.

 Como ensinar o bebê a andar

Estimule o bebê a andar, quando ele já conseguir ficar de pé sozinho, colocando ele de pé a uma distância curta de você. Quando você chamar ele vai tentar te alcançar. Muitas vezes ele vai cair, ou sentar e engatinhar na sua direção. Não tem problema, tente novamente – mas com a preocupação de não transformar essa ‘brincadeira’ em um ato cansativo para o bebê pois isso pode acabar desestimulando. Outra forma de estímulo é espalhando brinquedos ao redor do bebê. Evite entregar sempre na mão dele ou deixar muito perto. Com os brinquedos fora de alcance, o bebê tem um incentivo a mais para se mexer, tentando alcançá-los. Quando ele já estiver ficando de pé apoiado em móveis, vai começar a tentar ir andando para alcançar os brinquedos.

estimule seu filho andar 300x203 Como ensinar o bebê a andar

É muito importante nunca esquecer que, apesar do desenvolvimento rápido, as crianças não se desenvolvem todas da mesma maneira. Não force seu bebê a começar a andar: esteja por perto e estimule ao máximo, mas tenha certeza que ele vai andar quando estiver pronto. Caso você perceba algum movimento diferente nas pernas, procure um pediatra. Ele é a melhor pessoa para tirar todas as suas dúvidas sobre o desenvolvimento do seu bebê.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.