Cuidados com Recém Nascidos – Dicas

Deixa eu adivinhar: você está grávida, ansiosa para ver o rostinho do seu bebê, louca pra ver ele chegar a esse mundo cheio de…

Por Redacao em 15/05/2011

Deixa eu adivinhar: você está grávida, ansiosa para ver o rostinho do seu bebê, louca pra ver ele chegar a esse mundo cheio de saúde e te dar muita alegria, acertei? E ao mesmo tempo em que você está preparando o quartinho, roupinhas e tudo mais para o bem-estar do seu filhote, vai ficando confusa, principalmente se for mãe de primeira viagem… As tias dão conselhos, as vizinhas, a mãe, a sogra… Para te orientar criamos este post especial sobre cuidados com recém nascidos, acompanhe:

Nasceu, e agora?

– AMAMENTAR: A primeira coisa que você deve se preocupar em relação ao seu filho recém nascido é: amamentar! A primeira mamada do bebê deve acontecer nas primeiras horas de vida… O primeiro leite que sai do peito da mãe é um líquido transparente, espesso e muito mais doce que o leite normal, este primeiro leite é essencial para seu filho, pois contém muitos nutrientes! É difícil até o bebê “pegar o peito”, pode demorar um pouco, mas não desista na primeira tentativa, esse é um dos momentos mais importantes da vida de seu filho!

TOME CUIDADO: Não deixe a cabeça do bebê muito baixa na hora dele mamar. Deixe a orelhinha acima do nível da boca, pois os aparelhos respiratório, auditivo e digestivo estão todos muito próximos e interligados… O leite pode sim se alojar em espacinhos do sistema auditivo e causa infecções.

– COLOCAR O BEBÊ PARA ARROTAR: Isso não é apenas uma lenda de mães… É real! Você precisa auxiliar seu filho recém nascido à arrotar após as mamadas! Como os pequenos ainda não tem muita habilidade em sugar o leite do peito, acabam engolindo muito ar que vai parar no sistema digestivo e se transformam em indesejáveis e desconfortáveis gazes.

TOME CUIDADO: Coloque o bebê de frente pra você, em pezinho, com a barriguinha na altura do seu peito, e a cabecinha no seu ombro. Não precisa dar os tradicionais tapinhas nas costas para fazê-lo arrotar, isso sim é lenda…

– USE POMADAS PARA ASSADURA: Não vá esperar o bumbum de o seu pequeno ficar vermelhinho para usar as pomadas para assadura! Essas pomadas à base de óxido de zinco são feitas para o uso contínuo, após cada troca de fraldas. Assim a pomada cria uma barreira protetora que impede o xixi e o cocô de ficarem em contato com a pele, provocando assaduras.

TOME CUIDADO: O uso contínuo de lenços umedecidos pode causar assaduras. Deixe os lencinhos para usar fora de casa, em casa limpe o bumbum de seu filho com água e sabonete neutro.

– EVITANDO AS CÓLICAS: As famosas cólicas assombram mães e bebês recém-nascidos! Isso acontece com cerca de 20% dos bebês, são dores abdominais constantes que duram mais de 3 horas seguidas, provocando choros, caretas, espasmos e irritação. Os bebês tem colidas devido à fragilidade de seu sistema digestivo, que está começando a se adaptar aos alimentos, até mesmo ao leite materno.

TOME CUIDADO: Evite consumir frutas cítricas, comidas apimentadas, repolho, batatas, leites, ovos, brócolis, feijão e café. Sim, agora você entende por que as canjas sem muito gosto são indicadas para as recém-mamães? Em caso de crise de cólicas massageie a região abdominal de seu filho com movimentos circulares, estique e encolha as perninhas com cuidado e coloque-o com a barriguinha encostada na sua para que o seu calor passe para ele, isso diminui as cólicas, panos aquecidos também ajudam.

– CUIDAR DO UMBIGUINHO: Aparentemente o umbigo é uma parte do corpo sem utilidade. Mas é esta parte importantíssima que nos fornece os nutrientes dentro da barriga da mãe. Após o nascimento o cordão umbilical é cortado e fica aquele pedacinho esquisito ligado à barriga do bebê. Entre 5 a 15 dias esse pedacinho cai naturalmente dando lugar a este lindo buraquinho que todos temos na baarriga!

TOME CUIDADO: A higiene na região próxima ao umbigo é muito importante. Os médicos recomendam cobrir o umbigo nos primeiro dias com uma gaze limpa e desinfetar a região a cada troca de fraldas e banhos com um cotonete molhado com álcool 70%. Você pode molhar o coto umbilical normalmente durante o banho. Se notar sinais como inchaço ou vermelhidão próximos ao umbigo, leve imediatamente ao médico, são sinais de infecção.

Essas dicas são valiosas para seu bebê começar a vida com muita saúde!

Top