Menu

Economia

Atualizado em 12 de dezembro de 2011, às 10:58 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como controlar as despesas pessoais

Siga algumas dicas para conseguir terminar o mês pagando todas as contas e ainda com dinheiro para poupar.
350347 compras pessoais Como controlar as despesas pessoaisFazendo compras pessoais (Foto: Divulgação)

Já dizia a música “dinheiro na mão é vendaval”, há pessoas que mesmo recebendo um bom salário não conseguem controlar a vida financeira e acabam gastando demais com as despesas pessoas, descontrolando o planejamento mensal. Quando você conseguir controlar as despesas pessoais, a vida vai ficar mais tranquila e com chances reais de crescimento, pois você conseguirá até juntar dinheiro para planos futuros.

Para conseguir domínio sobre o que gasta, siga algumas dicas:

350347 porquinho Como controlar as despesas pessoaisJuntando dinheiro no porquinho (Foto: Divulgação)

Anote tudo que gasta

Se você costuma comprar por compulsão, o ato de anotar pode ajudar a perceber onde está falhando, o que pode cortar e como se controlar ao ver aquela promoção, mas de um produto que você não precisa.

Avalie as despesas

Seja crítica quanto aos seus gastos, saiba pechinchar e avaliar se aquele produto vale a pena ser comprado pelo preço que é vendido. Além disso, avalie as suas necessidades, compre o que você realmente precisa e vai usar!

Gaste menos do que ganha

O cartão de crédito acaba dando margem às compras desnecessárias, caso não consiga se organizar, o melhor é abandonar o cartão, porém você pode utilizá-lo desde que tenha controle sobre o valor gasto todo mês, que não deve ultrapassar o valor do seu salário.

Tenha metas a longo prazo

350347 poupando dinheiro Como controlar as despesas pessoaisPoupando dinheiro (Foto: Divulgação)

É mais fácil manter o porquinho cheio quando se tem metas como uma viagem ao exterior, uma roupa bem cara que é seu sonho de consumo ou qualquer objeto pessoal que ainda não caiba no orçamento mensal. Por isso, sempre renove seus planos com objetivos concretos e possíveis de serem atingidos, isso vai estimular você a poupar.

Responsabilidade financeira

Seja disciplinado com seu dinheiro e tudo que o envolve, por exemplo, pague as contas do mês antes de fazer novas despesas, gaste apenas o que sobrou e pode ser destinado a despesas pessoais, tenha disciplina para poupar e com certeza terá sucesso financeiro.

Tenha uma planilha

Seja organizado com suas contas, seja organizado para documentar o que gasta, com o que gasta, as despesas futuras e o saldo, assim você pode literalmente ver para onde seu dinheiro está indo e consultar a qualquer hora como está seu saldo.