Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como ajudar a criança a lidar com a frustração

A frustração é um sentimento ruim, mas que precisa ser trabalhado a fim de que as crianças cresçam mais seguras e preparadas para encararem a vida, que não é feita apenas de flores.

Para ser um adulto seguro, inteligente emocionalmente e feliz, a criança tem que aprender a lidar com um sentimento muito importante: a frustração. Ele não é bom, mas precisamos saber lidar com ele, já que topamos e toparemos com ele várias vezes em nossas vidas. E essa aprendizagem deve começar desde cedo. Sendo assim, saiba como ajudar a criança a lidar com a frustração.

Desde bebê, a criança deve aprender a lidar com a frustração. Então, não é a toda hora que ele chorar que você precisa pegá-lo no colo. Muito pelo contrário, se você notar que ele está chorando por manha, e não por fome ou por estar sujo, deixe-o no berço até que ele pare. Assim, ele aprenderá a compreender que não pode ter tudo o que quer a qualquer momento.

Por isso, a mãe boa é aquela que sabe dizer “não”. Ou seja, não é porque você fica o dia inteiro fora de casa trabalhando que precisa encher os seus filhos de mimos ao chegar em casa. Portanto, quando o que eles te pedirem estiver fora do seu alcance ou lhes for nocivo, diga-lhes não e explique-lhes o porquê da sua decisão. No início, eles podem não compreender e ficar emburrados com você, mas com o tempo, entenderão que você só queria o bem deles.

Desse modo, a melhor maneira de educar uma criança é impondo-lhes rotinas com horários para acordar, para alimentação, para assistir televisão, para jogar vídeo game e para brincar. Com isso, ela ficará condicionada a fazer o que quer apenas nas horas adequadas e você terá argumentos para proibi-la de fazer algo quando não estiver na hora pré-determinada. Do mesmo jeito faça em relação aos presentes. Diga aos seus filhos que eles só serão dados em datas especiais como aniversários, Dia das Crianças e Natal e que, fora dessas épocas, nem adianta pedi-los.

Para que as crianças saibam lidar com a frustração, converse bastante com ela a respeito de perdas e ganhos. Diga-lhes que, na vida, podemos ganhar ou perder, e nem porque perdemos, somos piores que os outros. Para tanto, assista filmes e desenhos com elas que mostrem esse tipo de lição. Uma programação boa para demonstrar esse aspecto é a de esportes, pois sempre alguém tem que perder. Nesse caso, converse com elas também a respeito da superação, dizendo que, mesmo tendo perdido, os atletas se recompõem e retornam às competições.

Os jogos recreativos são uma ótima maneira de as crianças aprenderem a lidar com a frustração, tanto os de tabuleiro quanto os esportivos. Como é preciso vários jogadores, sempre haverá apenas um vencedor. Desse modo, elas verão que, para alguém ganhar, outro terá que perder. Sendo assim, elas verão a perda como algo divertido e que pode ser revertida em outra partida através do uso de estratégias diferentes.

Nem adultos conseguem lidar bem com as frustrações, pois são maléficas. Porém, se forem educados desde crianças para saberem como lidar com elas, certamente crescerão mais seguros e preparados para enfrentarem as suas vidas, que normalmente é cheia de vitórias, mas também, de perdas.

 

 


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL