Menu

Saúde

Atualizado em 4 de maio de 2012, às 7:29 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comer por impulso: como evitar

A compulsão alimentar é um episódio em que a pessoa come grandes quantidades de alimentos em pouco tempo. Saiba mais sobre o assunto e veja como evitar esse problema.
439921 prefira os integrais Comer por impulso: como evitarComer por impulso é um problema muito frequente e perigoso.

A maioria das pessoas já sentiu aquela vontade de comer tudo que vem pela frente. Algumas delas conseguem controlar essa vontade, mas outras não escapam desse incessante desejo de comer, é ai que está o problema, pois começam a surgir os quilinhos a mais na hora de subir na balança. É importante aprender a evitar esse impulso. Confira.

O que é compulsão alimentar 

A compulsão alimentar trata-se de um impulso incontrolável de comer, mais conhecida como “comer por impulso”. Essa compulsão pode se apresentar em formas menos graves ou mais graves, podendo ainda aparecer em transtornos como anorexia e bulimia.

O que é compulsão alimentar periódica 

Trata-se de um episódio em que a pessoa come uma quantidade muito grande de alimentos em pouco tempo, perdendo o controle sobre o ato de comer. Logo em seguida ela se sente culpada, triste e arrependida.

Algumas pessoas ainda consomem grandes quantidades de calorias, desde alimentos mais gordurosos até os mais comuns. As formas mais encontradas dessa compulsão são os leves, geralmente com maior frequência em pessoas que tentam emagrecer. 

Leia também: Hábitos que aumentam a fome. 

 

439921 compulsão alimentar periódica Comer por impulso: como evitarAlgumas pessoas acabam se alimentando de substâncias não muito nutritivas como os doces.

Fatores que influenciam a comer por impulso 

  • Fatores psicológicos e físicos: angústia, depressão, estresse, ansiedade causada pela busca do emagrecimento;
  • Fatores orgânicos: diminuição da produção do neurotransmissor chamado serotonina, que desempenha importante papel no controle do comportamento alimentar. Quando comemos alimentos ricos em carboidratos, como arroz, pães, massas e doces, a quantidade dessa substância aumenta.

Veja também: Como controlar a ansiedade por comida.

Como evitar comer por impulso 

1. Prefira os integrais: os alimentos ricos em fibras ativam os hormônios que controlam o apetite, causando sensação de saciedade.

2.  Escove os dentes: para evitar comer aquela quantidade exagerada de chocolates experimente escovar os dentes com frequência. O sabor alterado na boca faz com que consiga resistir à tentação.

3.  Refeições em horários certos: os alimentos devem ser consumidos em horários corretos. Comer em horários regrados ajuda a regularizar os hormônios, evitando os picos de fome intensa.

4. Coma devagar: comer bem devagar é o mais indicado, pois o cérebro leva certo tempo para saber que não tem mais fome. Coma lentamente e mastigue bem os alimentos.

5. Pratique exercícios físicos: eles ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade, aumenta a liberação de serotonina no cérebro e ainda facilita a perda das calorias consumidas através da compulsão. 

Saiba mais em: Dicas para controlar a vontade de comer.

439921 desejodecomer Comer por impulso: como evitarA compulsão por chocolate é muito comum.

É importante aprender a controlar esses impulsos, pois podem levar a problemas mais sérios como obesidade, anorexia, bulimia e outros. Caso não consiga controlar sozinho, o mais indicado é procurar ajuda de um psicólogo para realizar terapias que vão ajudar a aprender gradativamente a lidar com o problema. Procurar um nutricionista também pode ser uma excelente opção para se orientar sobre uma alimentação adequada.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.