Você está em: MundoDasTribos > Especiais > Carnaval > Carnaval 2016 no Brasil: datas, atrações

Carnaval 2016 no Brasil: datas, atrações

Por Andre

Confira, a seguir, as informações sobre o Carnaval 2016 no Brasil: datas, atrações, e se programe para aproveitar, ao máximo, o próximo período de folia, que promete ser bastante agitado, em todo o país.

Carnaval 2016 no Brasil: datas, atrações (Foto Ilustrativa)
Carnaval 2016 no Brasil: datas, atrações (Foto Ilustrativa)

Para quem ainda não sabe, o carnaval 2016 vai cair na primeira quinzena de fevereiro, sendo que a tradicional terça-feira de carnaval acontece no dia 9 de fevereiro. Dessa forma, o período de folia, nas cidades famosas pelo carnaval, deve ocorrer entre os dias 5 e 10 de fevereiro.

Ou seja, as festas carnavalescas vão vir logo na sequência das férias de verão 2016, por isso é importante se organizar com antecedência, fazendo as reservas de hospedagem, locação de imóveis por temporada, compra de passagens, ingressos e camarotes, para não correr o risco de ficar de fora.

Dicas fantasias para carnaval – fotos, artigos, enfeites, acessórios

Carnaval 2016 no Brasil: datas, atrações

Os desfiles das escolas de samba estão entre as principais atrações do carnaval brasileiro (Foto Ilustrativa)
Os desfiles das escolas de samba estão entre as principais atrações do carnaval brasileiro (Foto Ilustrativa)

Uma das principais festas populares do país, o carnaval brasileiro é famoso em todo o mundo, e costuma atrair milhares de turistas de várias partes do planeta, interessados em conhecer a comemoração e aproveitar a folia.

Desfiles de escolas de samba, desfiles de blocos de rua, trios elétricos, axé, bailes a fantasia, frevo, maracatu e competições de marchinhas são apenas alguns dos destaques do carnaval 2016, que traz opções para todos os gostos e estilos de foliões.

Se você ainda não decidiu em que lugar vai passar o período de folia, confira algumas das principais atrações do carnaval 2016, em diversas cidades.

Carnaval Rio de Janeiro 2016

Certamente o carnaval mais famoso do Brasil acontece na Cidade Maravilhosa, onde os destaques são os desfiles das escolas de samba, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. As agremiações vão desfilar nos dias 7 e 8 de fevereiro, prometendo muitas novidades.

O carnaval RJ 2016 terá ainda os tradicionais desfiles de blocos do Rio de Janeiro, que atraem verdadeiras multidões às ruas da cidade. A previsão é de que eles aconteçam em diversas datas, entre o final de janeiro e a segunda quinzena de fevereiro.

Carnaval São Paulo 2016

O carnaval SP 2016 também promete atrair milhares de turistas, que poderão conferir, nos dias 5 e 6 de fevereiro, os desfiles das escolas de samba de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, outro evento famoso do período de folia.

A maior cidade do país também costuma ter as ruas tomadas por milhares de foliões nos desfiles dos blocos de SP, que devem acontecer antes e durante o carnaval. Vale a pena conferir.

Carnaval 2016 ingressos: reservas, preços, como comprar

Os bailes a fantasia são outro destaque do período de folia (Foto Ilustrativa)
Os bailes a fantasia são outro destaque do período de folia (Foto Ilustrativa)

Carnaval de Salvador 2016

Já o carnaval de Salvador 2016 tem como principal atração os desfiles dos trios elétricos nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico), que terão as presenças de Ivete Sangalo, Bell Marques e Cláudia Leitte, entre outros artistas.

A folia na capital baiana tem ainda o tradicional carnaval pipoca (blocos sem cordas) e uma intensa programação musical, até mesmo com shows de rock, estilo que costuma ficar um pouco de lado no carnaval.

Carnaval de Recife e Olinda 2016

O carnaval de Pernambuco 2016 promete manter a mesma agitação de anos anteriores, com muitas cores e ritmos. Os blocos de rua são as principais atrações, tanto em Recife quanto em Olinda, com destaque para o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de carnaval do mundo, que sai no dia 6 de fevereiro.

Há ainda os shows na Praça do Marco Zero, que acontecem todos os dias durante o carnaval, e as apresentações em mais de 60 polos espalhados pela capital.

Vale destacar também o tradicional carnaval das Ladeiras de Olinda, com o famoso desfile dos bonecos gigantes, outra atração muito procurada.

Carnaval de Belo Horizonte 2016

O carnaval de BH 2016 promete novamente surpreender. A capital mineira surgiu como a grande revelação do carnaval, tendo atraído milhões de foliões nos últimos anos (só em 2015 foram mais de 1,5 milhão de pessoas nas ruas durante a folia).

Na cidade, o destaque fica por conta das centenas de blocos, que desfilam em diversas regiões, e pelos inúmeros shows gratuitos, com artistas e bandas de variados estilos.

Os desfiles dos blocos de rua atraem verdadeiras multidões às ruas (Foto Ilustrativa)
Os desfiles dos blocos de rua atraem verdadeiras multidões às ruas (Foto Ilustrativa)

Carnaval nas cidades históricas de Minas Gerais 2016

As cidades históricas de Minas Gerais são outro destino muito procurado no carnaval. Para 2016, os municípios de Ouro Preto e Diamantina devem aparecer como os mais cobiçados pelos foliões, graças ao carnaval de rua com seus blocos caricatos e aos shows e micaretas.

Pacotes de turismo para o carnaval 2016

Carnaval de Florianópolis 2016

Na capital catarinense, o carnaval 2016 terá como destaque o desfile das escolas de samba. Mas outras atrações também costumam atrair grandes públicos, como os blocos caricatos que desfilam em várias ruas da cidade, as festas nas praias e os concursos de marchinhas.

O carnaval 2016 terá atrações para todos os gostos e estilos (Foto Ilustrativa)
O carnaval 2016 terá atrações para todos os gostos e estilos (Foto Ilustrativa)

Carnaval de Manaus 2016

O carnaval 2016 de Manaus é outro que promete muita agitação para os foliões, que poderão se divertir acompanhando as escolas de samba da cidade, a grande variedade de blocos de rua e o Carnaboi, evento que mescla a folia com as tradições indígenas da região.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *