Menu

Serviços

Atualizado em 22 de junho de 2012, às 17:22 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Bolinhas em tecidos: como tirar, dicas

Aprenda como evitar a formação de bolinhas nos tecidos e também descubra alguns métodos para eliminá-las.
472319 Bolinhas em tecidos como tirar dicas 1 Bolinhas em tecidos: como tirar, dicasPara que os tecidos não acumulem bolinhas, é necessário lavá-los corretamente.

Quando os tecidos apresentam  baixa qualidade ou não recebem os cuidados necessários, eles acabam sendo danificados pelas desagradáveis bolinhas. Estes resíduos que ficam impregnados no material comprometem a aparência tanto de peças de vestuário como também da roupa de cama.

As bolinhas se formam principalmente nos casacos de lã e nas blusas, tornando desapropriado o uso das peças para compor o look no dia a dia. O dano estético faz com que as roupas pareçam envelhecidas e desgastadas, além de impossibilitar a conquista de um figurino liso e impecável.

Em alguns tipos de tecidos as bolinhas aparecem com mais frequência, como é o caso da lã, moletom e visco-Lycra. O problema que afeta as roupas e peças do enxoval pode acontecer pela lavagem constante ou também por causa do atrito com outros tipos de tecidos durante a lavagem. A forma errada de guardar os tecidos também é um fator que resulta no aparecimento das bolinhas.

Acerte na lavagem. Veja: Dicas sobre como lavar roupas

Dicas para evitar que as bolinhas se formem

472319 Bolinhas em tecidos como tirar dicas 2 Bolinhas em tecidos: como tirar, dicasA lã é o tipo de tecido mais vulnerável às bolinhas.

• Ao comprar peças de cama, mesa e banho, prefira aquelas que receberam o tratamento anti-pilling.

• Não lave ou segue peças confeccionadas com tecidos mistos de algodão com as de algodão puro. Quando esta regra é desobedecida, a lavadora faz com que têxteis de composições distintas tenham contato, causando as bolinhas.

• Evite lavar muitas peças de roupas de uma única vez, pois isto causa atrito frequente e resulta em bolinhas. A lavagem manual do tecido também requer cuidados, ou seja, o indivíduo não pode esfregar intensamente por muito tempo.

• Nunca lave as roupas de lã com os outros tipos de tecidos, prefira lavá-las separadamente com água fria.

• Para que as roupas de lã não juntem bolinhas, elas devem ser sempre guardadas do lado avesso.

• Leia as orientações presentes na etiqueta de cada têxtil para saber como lavar e conservar.

Como tirar as bolinhas dos tecidos?

472319 Bolinhas em tecidos como tirar dicas Bolinhas em tecidos: como tirar, dicasPapa bolinhas da Cadence.

Não é tão difícil como parece remover as bolinhas dos tecidos, basta recorrer aos métodos caseiros para recuperar o aspecto bonito das peças. Confira a seguir as técnicas mais usadas:

1. Estenda a peça sobre uma superfície lisa e use pedaços de fita crepe para remover as bolinhas. A parte adesiva vai auxiliar a remoção e recuperar o tecido.

2. Passe delicadamente um barbeador de lâmina sobre o tecido para retirar as bolinhas, tomando cuidado para que a parte cortante não danifique o material.

3. Existem produtos desenvolvidos exclusivamente para remover bolinhas de roupas e outros tipos de têxteis, como é o caso do Papa bolinhas recarregável, o rolo adesivo e a lixa imantada.

Veja também: 10 erros comuns na hora de lavar roupas

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.