Benefícios do Vinho Para a Saúde

PUBLICIDADE

O vinho é uma bebida que nunca sai de moda, não é mesmo? Quase sempre é a bebida escolhida para os momentos de romance ou ocasiões festivas. Seu consumo está tão ligado às tradições que faz sucesso também no mundo das artes, sendo recurso frequentemente no cinema, na TV, livros e canções. Sem esquecer ainda do seu simbolismo para a religião cristã.

No dia-dia é comum ver os mais velhos terem o costume de beber alguns cálices todos os dias. Talvez você leitor tenha alguém de sua família como adepto da prática. E saiba que este não é um hábito novo, mas sim hereditário, sendo parte da cultura e dos hábitos alimentares de países como França e Itália. Aliás, você sabia que o hábito de consumir vinho tinto traz vários benefícios para a saúde?

É, acredite se quiser, mas é verdade. A bebida começou a ser levada a sério quando seus efeitos começaram a ser descobertos durante as pesquisas realizadas na década de 1990. Esses estudos apontaram o vinho tinto como um grande aliado para o metabolismo humano, atuando também na prevenção de doenças no aparelho digestivo e urinário, além de problemas respiratórios e cerebrais. E desde então, a lista de utilidades só fazer crescer.

PUBLICIDADE

Também faz bem para o coração ao diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom, evitando a coagulação de sangue em lugares indevidos, e com isso ajudando na prevenção de infartos do miocárdio. Quanto ao cérebro, pode reduzir o risco de doenças como o mal de Alzheimer, e evitando o envelhecimento de células cerebrais. Também está relacionado a prevenção da depressão.

O responsável pela maior parte desses benefícios está justamente na uva, que é sua matéria-prima. Em sua casca são encontradas substâncias como o resveratrol, que tornam o vinho uma bebida poderosa: excelente antioxidante e anti-inflamatório. O vinho tinto possui cerca de 20 a 50 vezes mais resveratrol que o vinho branco devido ao seu método de produção, já que o ele tem as cascas da fruta incluídas durante o processo de fermentação.

Especialistas também estudam se por acaso o drinque pode ajudar na prevenção do câncer, acreditando que suas substâncias podem estender seus efeitos em algumas formas dessa doença.

Gostou? Com certeza sim, mas não pense que agora basta cair no barril de vinho todos os dias para se beneficiar de tudo isso. Há pessoas para o qual esse consumo não é recomendado, como é o caso dos portadores de diabetes, hipertensos e pessoas que sofram com alta acidez estomacal. Estes precisam procurar seus médicos para verificar se podem tirar proveito das vantagens oferecidas pelo alimento.

Se esse não for o seu caso, lembre-se de que a ingestão exagerada de álcool continua sendo prejudicial à saúde, portanto deve ser consumido com moderação, não importando o quão benéfico ele possa ser. E existe sim uma quantidade limite para o consumo diário: para os homens o recomendado pelos médicos é consumir até dois cálices. Já para as mulheres e consumo deve ser de apenas um cálice.

E então? Já tomou seu vinho hoje?

PUBLICIDADE

 

Leia também:

1 comentário

  • os vinhos são uma dadiva de deus e o que panalisa as pessôas nao consumirem mais vinho são os preços que são esorbitantes.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.