Remédio caseiro para amigdalite

Remédio caseiro para amigdalite

A amigdalite é o nome dado à inflamação das amígdalas, órgãos localizados no fundo da garganta e que possuem a função de proteger o organismo…

Por Editorial MDT em 08/07/2013

A amigdalite é o nome dado à inflamação das amígdalas, órgãos localizados no fundo da garganta e que possuem a função de proteger o organismo contra algumas infecções. Essa estrutura pode ser contaminada por vírus ou bactérias, resultando em um quadro bastante característico de desconforto e muita dor ao deglutir.

A amigdalite é a inflamação das amígdalas. (Foto: divulgação)

O tratamento é baseado no agente causador do problema, e nem sempre a utilização de antibióticos se faz necessária. Entretanto, independente do tipo de amigdalite, é possível fazer uso de tratamentos paliativos, muito eficientes na diminuição dos sintomas e que podem ser realizados em casa. Fique por dentro do assunto e confira dicas de remédios caseiros para amigdalite.

Efeitos dos remédios caseiros

A medicação feita em casa não é capaz de atuar diretamente contra a infecção, mas pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico e, principalmente, no alívio da dor e diminuição da inflamação, proporcionando mais conforto ao paciente.

É importante ressaltar que a amigdalite é muito mais do que uma simples dor de garganta, e que, se não for tratada, pode cursar com diversas complicações. Por isso o tratamento caseiro não deve substituir uma avaliação médica e muito menos o uso dos remédios prescritos por especialista.

Remédio caseiro para amigdalite

Chá de mel e limão

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de mel;
  • Suco de 1 limão galego ou taiti;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo

               É só misturar todos os ingredientes e tomar três vezes ao dia.

O chá de mel e limão é uma excelente opção. (Foto: divulgação)

Gargarejo de hidraste

Ingredientes:

  • Algumas folhas de hidraste (também conhecida como raiz amarela);
  • ½ litro de água filtrada.

Modo de preparo

Leve a água ao forno e, assim que levantar fervura, acrescente as folhas de hidraste e tampe o recipiente. Deixe esfriar naturalmente e faça gargarejos pela manhã e a noite.

Chá de folha de betel

Ingredientes:

  • Chumaço de folhas de betel;
  • 10g de semente de alcaçus
  • 1 copo de água filtrada.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e assim que aparecerem as bolhas de fervura, acrescente as folhas de betel e as sementes de alcaçuz e tampe o recipiente. Deixe esfriar até que possa ser ingerido. A bebida deve ser consumida quente, 3 vezes ao dia.

Mel e gengibre fresco

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre fresco;
  • 2 colheres de chá de mel;
  • 1 colher de chá de água morna.

Modo de preparo

Rale o gengibre e misture com a água morna e o mel. Beba essa mistura pela manhã e a noite.

Leite morno e açafrão

Ingredientes:

  • 1 copo de leite quente;
  • 1 colher de chá de açafrão em pó.

Modo de preparo

Misture os ingredientes e deixe esfriar até que possa ser consumido sem machucar a boca.

Bebidas quentes trazem mais conforto e diminuem a dor. (Foto: divulgação)

A amigdalite é um problema bastante comum, capaz de causar sintomas muito desagradáveis e atrapalhar o dia a dia de muita gente. Para minimizar o mal estar e a dor, vale a pena seguir as dicas de soluções caseiras para garganta inflamada , que melhoram os sintomas e proporcionam mais conforto.

Top