Saúde

Benefícios do pó de guaraná

Por Redacao

O guaraná é um arbusto originário da região amazônica e pode ser encontrado nos países que apresentam esse ecossistema. Usado desde sempre por índios da região e conhecido por apresentar uma grande quantidade de cafeína e uma quantidade considerável de teobromina, o pó de guaraná já é tradicionalmente usado para dar um pique a mais, como um energético natural. Muitas pessoas, inclusive, misturam energéticos industrializados ao pó de guaraná, para conseguir energia extra e dar conta de todas as atividades diárias ou para não perder aquela festa no meio da semana. Como um bom estimulante, o pó de guaraná auxilia na capacidade física e mental, diminuindo o cansaço. Mas consumido em excesso pode acabar provocando insônia.

Além de ser um estimulante natural, aumentando a vitalidade do organismo, estimulando a circulação e a memória e regulando o ritmo cardíaco, o guaraná traz outros benefícios para a saúde. Ele estimula o apetite e serve como um bom diurético. Também age equilibrando o funcionamento gastrointestinal, aliviando algumas toxinas. O pó de guaraná também estimula a renovação celular e elimina o excesso de glicose e de colesterol do organismo, e pode ser usado para minimizar os efeitos da ressaca! O guaraná possui ainda propriedades anticoagulantes e tônicas, que atuam nos músculos, rins, coração e vasos sanguíneos. Ele atua no sistema nervoso central, melhorando a capacidade de concentração e o raciocínio. Em alguns casos, pode até mesmo ser usado para tentar diminuir enxaquecas, indisposições, prisão do ventre e estresses em geral, além de prevenir o envelhecimento precoce! Em outros casos, o pó de guaraná pode ser usado para combater cólicas menstruais e dilatar os brônquios, aliviando crises de asma. Ainda é possível encontrar referências a um poder afrodisíaco que o guaraná possui, mas é sempre importante lembrar que cada pessoa reage de um jeito a determinados estímulos e alimentos. O que pode ser afrodisíaco para alguns pode não ter efeito em outras pessoas. Seguindo essa linha, o guaraná já foi usado até mesmo para auxiliar no combate à depressão.

Em sua composição, o pó de guaraná também nos fornece, além de energia extra, fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, potássio, vitamina A, fósforo e tiamina. Especialistas recomendam que o pó de guaraná seja consumido pela manhã, para não correr o risco de atrapalhar o sono e causar um ciclo vicioso: sem conseguir dormir direito por causa de vestígios do efeito do pó de guaraná, a pessoa pode acabar tomando novamente o produto no outro dia, apresentando novamente esses sintomas durante a noite, não conseguindo mais se livrar disso.

Normalmente o guaraná em pó é consumido diluído na água ou em algum suco, mas também pode ser acrescentando a shakes diversos. O ideal é uma colher de chá de pó para um copo de água. O guaraná em pó também é vendido em capsulas, podendo ser encontrado em diversas farmácias. Por ser um estimulante muito poderoso, nem todas as pessoas podem consumir pó de guaraná sem algum tipo de restrição: é muito importante conversar com o seu médico e analisar o seu histórico para saber se existe alguma restrição ao consumo de pó de guaraná. Não havendo, descubra a melhor forma para o consumo e aproveite todos esses benefícios!

 

Recomendado para você

Saúde

Dieta Mediterrânea ajuda manter cérebro saudável

Bem Estar

Como Fazer uma Dieta Corretamente

Saúde

Chá Calmante Para Dormir

Saúde

Dicas para aliviar dores nas costas

Comentários

Uma resposta para “Benefícios do pó de guaraná”

  1. denilson silva disse:

    estou curtindo muinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *