Menu

Saúde

Atualizado em 18 de agosto de 2010, às 17:26 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Beneficios Do Ovo Para A Saúde

uova ovos11 300x225 Beneficios Do Ovo Para A Saúde

Benefícios do Ovo Para a Saúde

O Ovo sempre foi considerado um alimento rico em vitaminas e deveria fazer parte da alimentação diária das pessoas, principalmente das crianças que comiam um ovo com a gema mole todos os dias para evitar anemia e auxiliar no crescimento e desenvolvimento do cérebro. Mas com o passar dos anos o ovo que era considerado um alimento indispensável passou a ser considerado um “vilão” entre os alimentos, e agora? O que fazer e o que pensar do “ovo”?

ovos21 300x300 Beneficios Do Ovo Para A Saúde

O ovo faz bem ou mal?

Bem na década entre oitenta e noventa os ovos foram excluídos do cardápio considerado saudável por causa da avalanche de ditos que o ovo era considerado um grande causador de doenças do coração, como se o ovo fosse o único responsável pelas doenças, sendo que a falta de atividades físicas e os maus hábitos alimentares é que causam doenças isquêmicas do coração e as doenças genéticas como diabetes, hipertensão, obesidade, e o fumo. Mesmo que o ovo tenha uma grande concentração de colesterol quando ele é consumido nem todo esse colesterol não é absorvido por causa da presença de fosfolipídio. Não que seja uma redução de cem por cento, mas a quantidade absorvida é reduzidamente significativa e não prejudica.

Vitaminas do Ovo

Além de ser um alimento barato e muito saboroso o ovo pode ser encontrado com muita facilidade e além de tudo ele é um alimento muito nutritivo e pode ser considerado completo para o consumo humano. As vitaminas presentes no ovo são: vitaminas A,D,E e do grupo B e minerais, e mais vitaminas predominantes como o ferro, fósforo,zinco e selênio que auxiliam na homesostase do nosso organismo. E por ser uma proteína animal fornece uma quantidade de aminoácidos essenciais que o nosso organismo não consegue sintetizar.

Cuidados na conservação dos ovos para evitar a salmonela:

  • Não lavar os ovos para colocar na geladeira, pois ajuda na conservação
  • Quando comprar os ovos procure evitar os de casca rachada e só compre os que estiverem dentro da data de validade
  • Não separe a clara da gema usando a casca do ovo
  • Não quebre os ovos na borda do prato onde ele será colocado
  • Não deixe os alimentos que foram feitos com ovos mais do que duas horas em temperatura ambiente.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.