Search

Bancadas de granito: como conservar, dicas

Aprenda o passo-a-passo para fazer a limpeza da bancada de granito e conheça alguns truques para remover manchas da pedra.
Google plus

Não use produtos abrasivos para limpar a pedra.

A bancada de granito é um elemento que aparece com frequência na decoração de cozinhas modernas. O material que compõe a estrutura garante durabilidade e resistência, se revelando superior ao mármore em muitos aspectos. Apesar de todas as vantagens da pedra, é importante tomar alguns cuidados para mantê-la limpa e conservada.

A decoração da cozinha com bancada de granito vai deixar o ambiente com um visual mais sofisticado, convidativo e charmoso, além do que a estética da peça pode ser combinada facilmente a outros tipos de materiais. Dentro da cozinha, o granito serve para estruturar a bancada principal, que funciona como base para a montagem da pia, por isso é importante se informar sobre as necessidades da pedra e as maneiras de aproveitá-la.

Como conservar a bancada de granito?

Cuidado para não derrubar substâncias capazes de danificar o granito.

Para manter a bancada de granito conservada, é necessário tomar alguns cuidados no dia-a-dia da cozinha. A primeira recomendação para tornar a peça mais duradoura é aplicar selador na superfície pelo menos uma vez por ano. Este produto tem função impermeabilizante e impede que a água seja absorvida pelo granito.

A bancada vai permanecer sem riscos e manchas por mais tempo se a sua limpeza for feita adequadamente. Desta forma, é recomendado não usar produtos abrasivos ou com componentes ácidos. Outro meio de não danificar o granito é evitar alimentos ácidos sobre a bancada, incluindo limão, vinagre e certos refrigerantes.

Ao derrubar qualquer tipo de substância na bancada de granito, é recomendado limpar imediatamente para evitar marcas. Os moradores devem também evitar o corte de alimentos sobre a superfície, afinal, a lâmina da faca em contato com a pedra causa riscos irreversíveis.

 Dicas para limpar a bancada de granito

Use um limpador apropriado de granito para deixar a superfície conservada.

Use um pano de limpeza, seco ou úmido, para limpar a peça de granito a cada um ou dois dias. Assim é possível eliminar a primeira camada de sujeira impregnada na superfície. Em seguida borrife sobre a bancada um limpador apropriado para granito e espalhe com o pano.

A segunda etapa da limpeza requer um pano umedecido com água quente e detergente, que deverá ser passado sobre o granito para remover os resíduos de alimentos. Finalize o processo passando um pano seco pela bancada.

Alguns truques caseiros se revelam eficazes na remoção de manchas do granito, como é o caso da aplicação da pasta de bicarbonato de sódio com algumas gotas de água para eliminar manchas de gordura. Se a superfície foi manchada por matéria orgânica, como frutas e café, então vale a pena usar água oxigenada para remover as manchas.

Aproveite as dicas para conservar a bancada de granito bonita por muito mais tempo.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top