Menu

Saúde

Atualizado em 14 de outubro de 2011, às 12:26 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aurículoterapia: O Que É?

A cada dia recebemos informações dos mais variados meios de comunicação e até mesmo presenciamos...

auriculoterapia1 1 Aurículoterapia: O Que É?

A cada dia recebemos informações dos mais variados meios de comunicação e até mesmo presenciamos os avanços da medicina, novas tecnologias, estudos sobre diversos assuntos, evolução de tratamentos dos mais variados possíveis em busca saúde, de uma melhor qualidade de vida para o ser humano.

Com esses avanços podemos contar também a medicina alternativa, da qual iremos destacar a aurículoterapia.

Um tipo de medicina alternativa, uma técnica de diagnóstico e tratamento, usada para descrever práticas médicas diversas. Um conjunto de práticas e terapia sem a apropriada validação científica.

É uma forma de medicina alternativa baseada na idéia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro e suas funções. E que seus pontos de reflexos do organismo estão localizados na parte auricular.

Aurículo(orelha)+ terapia (tratamento) ou seja, um tratamento através dos pontos localizados na orelha. Uma técnica aprendida e utilizada por terapeutas e profissionais de acupuntura, que comprovaram que existem cerca de 130 pontos na orelha, os mesmos trabalhados corretamente  por especialistas,  podem auxiliar em vários problemas de saúde.

Entre os distúrbios que podem ser auxiliados com a aurículoterapia, podemos destacar a gastrite, cansaço, estresse, insônia, dor na coluna e TPM.

O tratamento é relacionado de acordo com o problema de cada pessoa. Os profissionais da área realizam o tratamento com a manipulação de sementes, como a da mostarda, massageando os pontos indicados.

Como a aurículoterapia é uma medicina alternativa, há casos em que é necessário procurar auxílio de um especialista para indicar o tratamento correto, como no caso de mulheres grávidas, pessoas com anemia, escoriações, inchaço, infamações ou lesões na orelha. Nestes casos é aconselhável evitar essa terapia.

Infelizmente,  nos deparamos com alguns profissionais despreparados, sem amor à sua profissão, os quais são descrentes desse tipo de medicina, não orientando seus pacientes quanto a essa opção. Por isso é bom ficarmos atentos as inovações.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.