Menu

Saúde

Atualizado em 19 de outubro de 2012, às 8:30
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Atendimento psiquiátrico online Hospital das Clínicas de São Paulo

O Hospital das Clínicas de São Paulo vai usar a internet como um canal para realizar consultas psiquiátricas à distância, para fins de pesquisa.

As pessoas que sofrem com depressão agora podem contar com o atendimento psiquiátrico online, oferecido pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. O novo serviço tem como objetivo testar a realização de consultas através de videoconferências pela internet.

529319 Atendimento psiquiátrico online Hospital das Clínicas de São Paulo Atendimento psiquiátrico online Hospital das Clínicas de São PauloAtendimento online psiquiátrico será testado pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. (Foto:Divulgação)

Consulta online ao psiquiatra

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (IPq) vai selecionar 100 pacientes, que serão divididos em dois grupos. Metade recebera atendimento convencional, enquanto os outros 50 participantes serão atendidos virtualmente. Esta pesquisa funcionará como uma forma de testar e experimentar o novo estilo de terapia.

O atendimento convencional, no qual o paciente desfruta de uma interação física com o especialista, terá duração de 20 minutos e direito a medicação. O tratamento se resume a uma sessão por mês e requer o comparecimento do paciente ao ambulatório do IPq.

No caso do atendimento psiquiátrico online, o indivíduo terá o direito às consultas mensais de 20 minutos pela internet. Se o médico recomendar uso de medicação, um motoboy será encarregado de levar os remédios até a casa do paciente. Este tratamento virtual vai durar um ano.

Saiba mais: Tratamento psicológico gratuito em universidades

529319 Atendimento psiquiátrico online Hospital das Clínicas de São Paulo 1 Atendimento psiquiátrico online Hospital das Clínicas de São PauloO atendimento psiquiátrico online será um experimento para fins de pesquisa. (Foto:Divulgação)

Segundo Ines Hungerbuehler, do Laboratório de Neurociências do IPq, o atendimento psiquiátrico online será um experimento para fins de pesquisa. Os especialistas querem descobrir se a consulta virtual é tão eficiente quanto a convencional.

Embora não tenha a intenção de dispensar o contato pessoal, o atendimento virtual espera melhorar o acompanhamento dos pacientes crônicos, além de liberar o laboratório para o tratamento de casos graves, ou seja, que realmente necessitam da interação face a face.

O Conselho Federal de Medicina não autoriza a realização de consultas online. Mas, em casos de pesquisa, esta modalidade de atendimento é liberada.

As inscrições para o atendimento psiquiátrico online IPq podem ser realizadas pelo email agendamento.ipq@gmail.com.

Terapia à distância é tão eficaz quanto a de consultório

Um estudo britânico, após avaliar 36 mil pacientes, constatou que a consulta online com o psicólogo é tão eficaz quanto à realizada no consultório. As sessões à distância foram feitas através de Skype ou telefone, depois houve a comparação dos resultados com os pacientes atendidos cara a cara. A terapia online só não foi eficiente em casos graves, como depressão severa e fobias.

Várias vantagens estão sendo associadas ao atendimento online, como por exemplo, o custo com as sessões. No Reino Unido, o preço da terapia pela internet chega a ser 36% menor em comparação às consultas convencionais. A modalidade de atendimento também facilita o acesso ao serviço de saúde mental, principalmente entre as pessoas que não podem se dirigir até o consultório, seja por falta de tempo, transporte ou porque possua alguma deficiência física.

529319 Atendimento psiquiátrico online Hospital das Clínicas de São Paulo 2 Atendimento psiquiátrico online Hospital das Clínicas de São PauloTerapia à distância é mais barata e prática do que a convencional. (Foto:Divulgação)

Não basta apenas o psicólogo resolver atender os pacientes à distância, ele precisa ser treinado para isso. O Conselho Federal de Psicologia estabelece regras para a modalidade de atendimento no Brasil. Oficialmente, o uso de e-mail, MSN ou Skype na terapia é permitido apenas para aconselhamentos.

Veja também: Tratamento Psicológico Gratuito em SP

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.