Menu

Notícias

Atualizado em 20 de maio de 2012, às 16:15 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > As piores cidades do mundo para dirigir

De congestionamento à violência: Confira o ranking elaborado pela CNN que mostra as 10 piores cidades para se conduzir um veículo.
449350 As piores cidades do mundo para dirigir As piores cidades do mundo para dirigirPequim tem o pior trânsito do mundo.

Dirigir nas grandes cidades costuma ser algo estressante, afinal, a grande quantidade de carros transitando pelas ruas causa engarrafamentos. Desta forma, os motoristas chegam a passar horas dentro do veículo até finalmente conseguirem chegar ao destino esperado. Nos horários de rush, o trânsito nas metrópoles fica ainda mais complicado.

Reconhecendo as dificuldades dos condutores em todas as partes do mundo, a editoria de viagens do site da CNN resolveu montar um ranking com as piores cidades do mundo para dirigir. Além do congestionamento no trânsito, o levantamento também procurou levar em conta a poluição do ar, coleta de lixo ineficiente, a incidência de enchentes e o déficit de segurança.

A lista elaborada pela CNN conta com um representante brasileiro: a cidade de São Paulo. A capital paulista ocupa a 7ª posição no ranking devido aos seus engarrafamentos que não param de bater recordes. A qualidade ruim do trânsito em São Paulo também justifica o porquê dos paulistanos viverem estressados e com raiva de dirigir.

Veja também: Leis de trânsito mais estranhas do mundo

Ranking

Confira a seguir as dez piores cidades para dirigir e as justificativas para cada classificação.

1. Pequim – China
A capital da China possui um trânsito caótico, não só pela grande quantidade de veículos em circulação, como também por causa da inadimplência dos motoristas. Um dos engarrafamentos mais demorados da cidade durou duas semanas. Estima-se que Pequim tenha mais de três milhões de veículos em suas ruas.

449350 As piores cidades do mundo para dirigir 1 As piores cidades do mundo para dirigirFalta regras no trânsito de Nova Délhi

2. Nova Délhi – Índia
A cidade indiana tem um trânsito caótico e sem regras, no qual carros, caminhões, motos, bicicletas, vacas e elefantes circulam numa mesma área. Os moradores normalmente perdem muito tempo no congestionamento.

3. Manila – Filipinas
Os motoristas da cidade filipina não se importam com as regras de trânsito, ou seja, ultrapassam no sinal vermelho, exageram nas buzinas e não usam as setas ao conduzir os veículos pelas ruas. Como se não bastasse tanta inadimplência, as condições ruins de pavimentação e a falta de sinalização também prejudicam o trânsito.

4. Cidade do México – México
A capital mexicana tem 22 milhões de habitantes e o seu trânsito é considerado insuportável. Além dos congestionamentos nos horários de pico, os motoristas também precisam lidar com os assaltos nos faróis.

5. Joanesburgo – África do Sul
Uma das cidades mais desenvolvidas da África também possui um dos trânsitos mais caóticos e perigosos do mundo. Os motoristas sofrem diariamente com roubos e sequestros, tornando-se vítimas dos criminosos.

6. Lagos – Nigéria
Os condutores imprudentes, a violência no trânsito e a falta de regras são motivos que garantem a classificação da cidade nigeriana no ranking.

449350 As piores cidades do mundo para dirigir 2 As piores cidades do mundo para dirigirSão Paulo sofre com problemas de congestionamento.

7. São Paulo – Brasil
O trânsito paulistano apresenta engarrafamentos nas principais Avenidas devido ao grande número de carros. Para controlar o problema, a prefeitura está investindo em transporte público e no sistema de rodízio.

Saiba mais: Trânsito ao vivo em São Paulo

8. Moscou – Rússia
Os habitantes da capital russa não se importam com a sinalização de trânsito, por isso ultrapassam os faróis vermelhos e não respeitam as placas. O congestionamento também é um problema e, dependendo do dia, os motoristas chegam a passar até três horas no trânsito.

9. Toronto – Canadá
Os congestionamentos na cidade canadense acontecem por causa das limitações de velocidade e das constantes obras nas estradas. Com isso, os motoristas perdem muito tempo dirigindo e se atrasam para os compromissos.

10. Mônaco
Não há tantos engarrafamentos em Mônaco, mas os motoristas enfrentam grandes dificuldades para conseguir estacionar. Outro problema é a grande concentração de carros de luxo, pois qualquer batida pode ser um prejuízo financeiro.