Bolsa de Estudo e Crédito Universitário

Muitas pessoas desejam fazer faculdade, mas nem sempre isso é possível, visto que as mensalidades pesam muito no bolso. No entanto, o Ministério da…

Muitas pessoas desejam fazer faculdade, mas nem sempre isso é possível, visto que as mensalidades pesam muito no bolso.

No entanto, o Ministério da Educação criou o Programa Universidade para todos (ProUni) que possibilita aos jovens de baixa renda o ingresso às universidades particulares, e com isso muitos podem aumentar seus conhecimentos e as oportunidades no mercado de trabalho.

O ProUni oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50% ou 25%), e reserva também vagas especiais para afro-descendentes, indígenas e pessoas com deficiência.

Para conseguir bolsa de estudo os candidatos devem possuir renda familiar máxima de três salários mínimos e ter bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais um benefício do programa é a Bolsa Permanência, que beneficia o aluno com R$300,00 mensais. Mas, o benefício só é concedido aos estudantes com bolsa integral e carga horária acima de 6 horas diárias. A seleção é realizada diretamente pelo sistema do Prouni e divulgada no site do programa.

O Prouni também tem convênio com o FIES, junto com a Caixa Econômica Federal, e é destinado a quem não tem como pagar integralmente as despesas do curso. Só que ao optar pelo financiamento, o estudante se compromete a pagar as prestações logo após sua formatura.

Para obter mais informações é só acessar os sites: ProUni ou Fies.

Top