sábado, 13 de agosto de 2022 - 13/08/2022 16:28:53
MundodasTribos

Trânsito virou, praticamente, um dos sinônimos de São Paulo. Impossível não falar da metrópole sem ressaltar o estresse decorrente das infinitas filas de carros, caminhões, ônibus e motocicletas que se tumultuam pelas ruas e avenidas da cidade a toda hora do dia.

Uma recente pesquisa desenvolvida pela IBM, inclusive, apontou o trânsito paulistano como o sexto mais irritante do planeta. Realizado em 20 cidades de seis continentes, o estudo contou considerou a opinião de 8.192 motoristas para realizar o ranking. À frente de São Paulo, apenas Pequim, Moscou, Cidade do México, Johanesburgo e Nova Deli.

Fugir completamente do tráfego intenso é impossível, mas existem algumas possibilidades que nos permitem optar por rotas alternativas que contribuem para que cheguemos um pouco mais rápido ao nosso destino ou que alertem quanto aos trajetos a serem evitados por conta de alguma ocorrência que por alguma razão interditou uma via.

Uma dica, por exemplo, é o portal da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego (http://cetsp1.cetsp.com.br/monitransmapa/agora/), que monitora o trânsito, avalia e controla os índices de congestionamento diariamente.

O site é atualizado com base nas informações fornecidas pelos técnicos de trânsito, que realizam todas as atividades operacionais da instituição e comunicam a central sobre lentidões e ocorrências. Os dados são processados e publicados na página em forma de gráficos, mapas e tabelas.

No mapa da CET, São Paulo é dividida em cinco regiões (centro, leste, norte, oeste e sul). Cada uma delas tem o índice e porcentagem de lentidão comparados ao restante da cidade. O gráfico do índice de lentidão é registrado a cada meia-hora, de segunda à sexta, entre 7h e 20h – com linhas que indicam os limites inferior e superior, de acordo com cálculos estatísticos.

O site traz ainda a tendência do comportamento do trânsito para cada zona, que é estabelecida com base no registro da lentidão a cada dez minutos. O mesmo é feito para os principais eixos da cidade, uma vez que algumas vias ocupam mais de uma região – como as marginais Tietê e Pinheiros.

As ocorrências notáveis também são apresentadas no portal, alertando interferências que podem alterar as condições de fluidez e segurança do transito para os motoristas. Há também um indicativo de vias que apresentam mais lentidão. Assim, é possível optar por rotas alternativas e evitar perder ainda mais tempo no congestionamento.

Outra página bem interessante é o Trânsito G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Transito/0,,ANT0-7396,00.html), que apresenta uma tabela com as principais ruas da cidade e a classificação do trânsito em cada uma delas. O site ainda a classificação geral do trânsito da cidade e a contabilidade do congestionamento do momento, além da seção de localizar endereços e traçar rotas. A página ainda oferece os mesmos serviços para os motoristas cariocas.

Já o Trânsito ao Vivo (www.transitoaovivo.com/), comandado pelo repórter fotográfico e agente de trânsito Oslaim Brito, em colaboração com os estudantes de jornalismo Maiane Brito e Rafael Brito é um banco de imagens com canais no Twitter, You Tube e Flickr, que registram o trânsito da cidade em cliques e vídeos.

Quem sai de casa com pressa e não pode acessar a internet pode recorrer ao rádio. A SulAmérica Trânsito (92,1 FM) tem como objetivo ajudar o paulistano a enfrentar o trânsito da capital. Com suporte jornalístico do grupo Bandeirantes, a emissora oferece informações e boletins ao vivo das ruas de São Paulo. Através do número (11) 9554-5555, os próprios motoristas podem dar suas dicas e opiniões de rotas para auxiliar os outros ouvintes a evitarem congestionamentos.

O conteúdo "Trânsito ao Vivo em São Paulo" foi feito por Redacao e distribuído por MundodasTribos na categoria Serviços em . Conteúdo atualizado em .

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Como Montar um Jardim Vertical

Como Montar um Jardim Vertical

Como processar por cobrança indevida

Como processar por cobrança indevida

Ventilador de Mesa Fame Preços, Onde Comprar

Ventilador de Mesa Fame Preços, Onde Comprar

Atendimento ao Cliente Inmetro

Atendimento ao Cliente Inmetro

Endereços de Lojas Polishop

Endereços de Lojas Polishop

Como obter Dupla cidadania

Como obter Dupla cidadania