Menu

Saúde

Atualizado em 25 de maio de 2011, às 13:20 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Anticoncepcional Yaz, Como Usar

O anticoncepcional Yaz, além de evitar uma gravidez indesejada, também pode ajudar a mulher a não ganhar peso pela retenção de líquido, a diminuir os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), a regular o ciclo menstrual, a reduzir a acne e a prevenir a alopecia androgenética (calvície). Os componentes ativos do anticoncepcional Yaz são 3mg de drospirenona e 0,02mg de etinilestradiol como betadex-clatrato. Ele é uma pílula moderna com baixa dosagem hormonal e não causa os efeitos colaterais que os medicamentos costumavam ter como a retenção de líquido, a celulite, a dor de cabeça, a depressão e o ganho de peso.

caixa1 Anticoncepcional Yaz, Como Usar Com o tempo de uso, é normal que o fluxo menstrual diminua, chegando até a cessar. No entanto, isso não é um problema, pois é causado pela baixa dose de hormônios encontrada em sua fórmula. Para não haver uma gravidez indesejada durante o período em que você estiver usando o anticoncepcional Yaz, saiba como ingerir as pílulas corretamente.

A cartela de Yaz contém 24 comprimidos. Se você não tomava nenhum anticoncepcional anteriormente, espere o primeiro dia de menstruação para começar a ingerir o Yaz. Então, tome a pílula correspondente ao dia da semana em que o fluxo menstrual começou a vir. A cada dia, tente tomar a pílula no mesmo horário em que tomou a primeira, sempre seguindo as flechas contidas nas cartelas, até que as pílulas acabem. Quando a cartela terminar, fique sem comprimidos por 4 dias. Nesse período, você menstruará.

Após os 4 dias, mesmo que o fluxo menstrual não tenha cessado, comece outra cartela, e assim sucessivamente.
No entanto, se você for mudar de contraceptivo, comece a tomar o Yaz preferencialmente no dia seguinte à ingestão do último comprimido ativo do anticoncepcional anterior. Pode-se também optar por começar a ingerir o Yaz após o último dia de pausa ou do último comprimido inativo dos comprimidos anteriores.

mulher com pílula 300x199 Anticoncepcional Yaz, Como Usar
Se você usa anel vaginal, Sistema Intra-Uterino (SIU) ou adesivo transdérmico como método contraceptivo e pretende mudar para o anticoncepcional Yaz, comece a tomá-lo assim que tais métodos forem retirados. Porém, se você usa um método contendo somente progestógeno como a minipílula ou a injeção, pode começar a ingerir o Yaz em qualquer dia, no caso da minipílula ou no dia previsto para a próxima injeção. Nesses casos, é recomendado o uso de um método de barreira, como a camisinha, nos primeiros 7 dias da pílula anticoncepcional.

Na caixa do anticoncepcional Yas, além da cartela com os comprimidos e a bula, vem um adesivo-calendário contendo 7 tiras adesivas com os dias da semana. Para começar, retire a tira que tenha o dia da semana em que você começou a tomar o medicamento. Por exemplo, se você começou em uma terça-feira, retire a tira que contenha esse dia da semana no início. Depois, cole a tira no local indicado do blíster para que o dia da semana do “início” fique exatamente sobre o comprimido número 1. Então, tome um comprimido por dia no horário usual seguindo as flechas até que as 24 pílulas terminem.

yaz 300x160 Anticoncepcional Yaz, Como Usar
Agora que você sabe como usar o anticoncepcional Yaz, basta fazer uma visita ao seu ginecologista e verificar se não há nenhuma contra-indicação para o seu caso. Sendo assim, vá à farmácia e peça pela pílula Yaz, sinônimo de liberdade, modernidade e feminilidade.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.