Alimentos que ajudam a evitar Acne

A acne é uma inflamação na pele causada por uma bactéria que invade os poros sebáceos, atingindo a massa composta por gordura e suor.…

A acne é uma inflamação na pele causada por uma bactéria que invade os poros sebáceos, atingindo a massa composta por gordura e suor. Então, os poros se inflamam e o pus é produzido no local, gerando uma ferida. Por isso, não é recomendável estourar essas espinhas, porque mais bactérias podem infeccionar o lugar, transformando-o em uma grande ferida.

Esse transtorno na pele aparece geralmente na puberdade por causa da turbulência de hormônios que acomete os jovens. Porém, em idades mais avançadas, a acne pode ser causada por estresse, pelo uso incorreto de cosméticos ou por problemas gastrointestinais e hormonais.

A acne acomete principalmente as pessoas com peles oleosas, o mais indicado é que elas não ingiram alimentos muito engordurados como frituras e carnes cheias de gordura.

Portanto, se você tem tendência a ter acne, fique de olho nos alimentos que ajudam a evitar a acne. A deficiência da vitamina B5 causa espinhas no rosto e no corpo. Por isso, ingerir alimentos ricos nessa vitamina previnem o aparecimento da acne. São eles o frango, a batata e os cereais integrais. Use e abuse deles, principalmente porque são muito gostosos e podem ser feitos de vários modos, só evite fazê-los fritos.

Outros alimentos poderosos contra a acne são o leite e os seus derivados, as gemas dos ovos e as amêndoas, sendo que controlam as atividades das glândulas sebáceas e ainda aceleram a cicatrização cutânea.

O chocolate, que já foi considerado um grande inimigo da pele, hoje está liberado, contanto que seja o meio amargo, porque o açúcar faz com que a acne apareça. A glicose faz com que a insulina seja solta, estimulando a produção do hormônio responsável pelo estímulo à produção de óleo na pele. Além do mais, a obesidade aumenta o risco de acne e, portanto, cortar o açúcar da dieta é bom tanto para a prevenção à acne quanto para o seu emagrecimento, já que a gordura corporal favorece ainda o surgimento de outras doenças.

Leia Também:  Dicas para se acostumar com aparelho nos dentes

 

A vitamina A é ótima para controlar a acne, porém, ela pode ser encontrada em poucos alimentos como o óleo de fígado de bacalhau e os mariscos. Entretanto, há muitos alimentos que têm essa vitamina adicionada. O zinco é um mineral importante na prevenção da acne e é encontrado principalmente em ostras.

O beta-caroteno pode ser um bom substituto da vitamina A e é mais fácil de ser encontrado: manga, batata doce e gema de ovo.

No entanto, se você já possui espinhas, as inflamações podem diminuir com a ingestão de alimentos específicos como ovos, peixes e saladas, além dos peixes ricos em ômega 3 como o salmão e a sardinha, pois são ótimos anti-inflamatórios.

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que rejuvenescem a pele e a protegem. Portanto, abuse delas nas suas refeições. Romãs, morangos, cerejas, ameixas e cascas de maçãs possuem esse mineral.

Não deixe que a acne deixe o seu rosto com aspecto envelhecido, previna o seu aparecimento mantendo uma alimentação saudável e balanceada para ter a pele sempre bonita. Por isso, não deixe de comer os alimentos que ajudam a evitar a acne.

Top