Menu

Mulher

Atualizado em 26 de março de 2012, às 20:50 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Anemia durante gestação: como tratar

Durante a gestação, o corpo da mulher sofre mudanças, em especial, nutricional. Por isso, saiba como tratar a anemia durante a gestação.
416132 A realização do pre natal é essencial para manter a saúde da gestante e do feto. Anemia durante gestação: como tratarA realização do pré-natal é essencial para manter a saúde da gestante e do feto.

Durante a gestação, o corpo da mulher está em constante transformação, tanto fisiológica, quanto nutricional. Tudo isso para que o feto tenha um desenvolvimento saudável e repleto. Devido a essas transformações, em especial a nutricional, a gestante pode manifestar anemia por deficiência de ferro (anemia ferropriva). Conheça algumas informações sobre essa manifestação tão comum entre as gestantes.

Epidemiologia

A gestação é o período no qual o corpo da mulher passa por diversas transformações. Entre todas elas, a mais comum é a anemia por deficiência de ferro. Ela acomete cerca de 41,8% de todas as gestantes do mundo. Esse dado foi fornecido após estudos realizados por especialistas no assunto.

Manifestações clínicas

De maneira geral, os sintomas apresentados pela grávida que possui anemia são idênticos aos manifestados em não grávidas. Os principais e mais comuns são:

  • Fraqueza;
  • Sensação de falta de ar;
  • Dores musculares;
  • Irritabilidade;
  • Fadiga;
  • Sono excessivo.

Vale lembrar que a realização do pré-natal é essencial para que a anemia seja diagnosticada o quanto antes, evitando, dessa forma, futuros transtornos.

416132 Durante a gestação o corpo da mulher sofre mudanças fisiológicas e nutricionais. Anemia durante gestação: como tratarDurante a gestação, o corpo da mulher sofre mudanças fisiológicas e nutricionais.

Risco da anemia durante a gravidez

Segundo médicos especialistas, em quadros severos de anemia na gravidez pode ocorrer mortalidade dessas gestantes. Porém, graus leves e moderados parecem não aumentar tais riscos. Os médicos também afirmam que grande parte dos casos de anemia durante a gravidez estão relacionados à questões socioeconômicas, como a falta de ingestão de alimentos adequados, assim como a dificuldade de receber atendimento médico.

Vale lembrar que a presença de anemia gestacional, além de ocasionar problemas à gestante, pode levar a má formação do feto e antecipação da hora do parto, levando a um aumento no número de prematuros.

Diagnóstico

O diagnóstico da anemia gestacional é baseado em exames laboratoriais. O médico poderá avaliar a história clínica da gestante e realizar um exame clínico detalhado para excluir outras causas de anemia, a não ser a má ingestão nutricional.

Tratamento

De forma geral, a prevenção e o tratamento da anemia gestacional são baseados na suplementação de ferro e acido fólico durante a gravidez. O médico orientará sobre o que a gestante pode ou não comer durante essa fase, visando sempre uma vida saudável para ela e seu futuro bebê.

416132 Manter uam alimentação adequada e balanceada é essencial para evitar a anemia gestacional. Anemia durante gestação: como tratarManter uma alimentação balanceada é essencial para evitar a anemia gestacional.

A anemia gestacional é uma manifestação muito comum nas gestantes. Apesar de ser aparentemente inofensiva, é preciso ter um acompanhamento médico rotineiro para evitar complicações, tanto para a futura mamãe, quanto para o feto. Realizar o pré-natal adequadamente é a melhor forma de evitar doenças como essa.