Menu

Serviços

Atualizado em 21 de dezembro de 2011, às 15:20 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Alistamento militar 2012 – SP, BH, RJ

Nas três principais capitais do país (Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro) muitos jovens já se preparam para fazer o alistamento militar.

O ano de 2012 está chegando e com ele, vem o compromisso para milhares de brasileiros que irão completar 18 anos: O de fazer o alistamento militar e tentar seguir a carreira como militar das Forças Armadas do Brasil.

359643 2 Alistamento militar 2012   SP, BH, RJEm 2012, o compromisso para milhares de brasileiros que completarão 18 anos é fazer o alistamento militar para seguir a carreira como militar das Forças Armadas do Brasil. (Foto: Divulgação)

Seguir a carreira militar não tem sido uma tarefa tão fácil já há muitos anos, pois além da concorrência ter aumentado, são muitos os jovens que hoje em dia pensam melhor acerca de um futuro promissor e, assim, buscam seguir esta missão.

Nas três principais capitais do país sendo elas Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, muitos jovens já se preparam para fazer o alistamento no próximo ano. Dentre todas as cidades brasileiras, nas 3 citadas é onde ocorre o maior número de vagas disponíveis para o ingresso na carreira militar. Qual será o motivo? Vejamos:

359643 alistamento militar 2012 Alistamento militar 2012   SP, BH, RJEm Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro muitos jovens já se preparam para fazer o alistamento militar no próximo ano. (Foto: Divulgação)

O motivo é porque as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro apresentam um número significante de pessoas jovens que vivem por lá. Consequentemente, é preciso um maior número de vagas. Por isto, é importante você fique atento às datas e o local do alistamento para fazer o procedimento.

Como o alistamento militar não pode ser feito através da internet visto que é preciso realizar uma avaliação sobre as características dos candidatos, todos devem se dirigir a uma junta militar mais próxima de sua residência para assim ficar em dia com a Justiça Militar.

Caro leitor, em várias cidades há uma Junta Militar disponível para que você possa fazer seu alistamento. Muitas vezes, ela fica localizada em uma cidade vizinha por atender diversas cidades próximas.

Em 2012, a data para o alistamento vai do primeiro dia útil do mês de janeiro até o último dia útil do mês de abril. Para fazê-lo, você deverá comparecer a junta militar portando os seguintes documentos:

-CPF original e xerox;

-Identidade original e xerox;

-2 fotos 3×4;

- Comprovante de residência original e xerox (caso seja possível, leve também certidão de nascimento e Xerox).

Depois de realizado este procedimento, você deverá aguardar a fim de que a Junta Militar informe se você foi selecionado ou não para ingressar no serviço militar. Caso seja dispensado, você receberá o Certificado de Reservista.

Portanto, procure em sua cidade a Junta Militar mais próxima de sua casa e faça seu alistamento. Salientamos que no Rio de Janeiro o alistamento é feito no quartel da 1ª Região Militar; Em Belo Horizonte, acontece da mesma forma: Nos quartéis da respectiva capital.