Denúncias online – como funciona

Nos últimos anos, crimes praticados através da internet têm sido bem mais frequentes. No Brasil, isto ocorre por conta da inclusão digital, com mais…

Nos últimos anos, crimes praticados através da internet têm sido bem mais frequentes. No Brasil, isto ocorre por conta da inclusão digital, com mais  pessoas tendo acesso ao mundo virtual, passando boa parte do tempo conectadas na grande rede.

Os crimes cibernéticos estão cada vez mais ativos na internet (Foto: Ilustração)

Os crimes cibernéticos estão cada vez mais ativos na internet (Foto: Ilustração)

Denúncias online – como funciona

Diariamente, muitas pessoas são vítimas dos mais variados tipos de crimes. O que ocorre é que pessoas se aproveitam da fragilidade de nossas leis e acabam cometendo práticas de crimes na internet, sem nenhuma punição! Enfatizamos que isto acontece porque ainda não temos uma legislação que trate especificamente sobre este assunto.

Com o crescente número de acessos à internet os órgãos públicos estão cada vez mais ativos para monitorar todo o tráfego da rede. Hoje existem divisões nas polícias especializadas em monitorar e atender a chamados de crimes cibernéticos, como é nomeado crimes com origem da internet.

Esse é um assunto que deve ser divulgado para mais pessoas se precaverem desse perigo (Foto: Divulgação)

Esse é um assunto que deve ser divulgado para mais pessoas se precaverem desse perigo (Foto: Divulgação)

Tipos de Denúncias pela Internet

No entanto, há alguns tipos de crimes que podem ser enquadrados da mesma forma como os que são praticados no dia a dia da sociedade. Estamos nos referindo a pedofilia, prostituição infantil, injúria, calúnia e vários outros. Quem assim os comete, pode ser punido com anos de prisão.

Mas, não é tão simples fazer uma denúncia. A maioria das pessoas não sabe a quem recorrer e muito menos como fazer suas denúncias. Por conta disto, foi criado o site Safernet Brasil; um site voltado para receber denúncias dos crimes cometidos na grande rede mundial de computadores.No próprio site você encontrará todas as informações de como proceder caso tenha sido vítima. Conheça os crimes que podem ser denunciados através do site:

Leia Também:  Fazer amizades pela internet: cuidados

– Pornografia Infantil (Pedofilia on-line);

– Racismo, Xenofobia e Intolerância religiosa;

– Neonazismo;

– Apologia e Incitação a crimes contra a Vida;

– Homofobia;

– Apologia e Incitação a práticas cruéis contra animais.

Saiba como fazer uma denúncia caso aconteça algo com você na internet (Foto: Divulgação)

Saiba como fazer uma denúncia caso aconteça algo com você na internet (Foto: Divulgação)

Site de Denúncia Online

Existem ainda outros tipos de crimes como o de ameaça e injúrias. Eles devem ser punidos. Neste caso, você terá que fazer um registro de queixa-crime junto à autoridade policial. Veja agora como se processa a denúncia feita através do Safernet Brasil:

Após fazer a denúncia através do site, os administradores verificam se a mesma procede. Caso seja verdadeira, eles entram em contato com o site onde o “suposto” crime ocorreu ou está ocorrendo. Desta forma, eles fazem uma solicitação para que o conteúdo seja retirado do site, comunidade virtual ou blog.

O Safernet Brasil divulga a forma correta de como as pessoas devem proceder em casos de crimes. Como o serviço é super útil, é preciso repassar essa informação para que as pessoas  possam se beneficiar do serviço. Mesmo que existam poucos sites voltados para este tipo de serviço, já se percebe um avanço e certamente a tendência é melhorar.

Portanto, para quem acha que pode fazer TUDO no mundo virtual, está muito enganado! É preciso rever atitudes para não entrar em situações que comprometam sua liberdade! E você… Precisa fazer uma denúncia? Acesse agora mesmo o site www.safernet.org.br.

Top