Menu

Saúde

Atualizado em 29 de junho de 2011, às 11:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos Ricos em Carboidratos, Vantagens e Desvantagens para o Organismo

Alimento 11 300x217 Alimentos Ricos em Carboidratos, Vantagens e Desvantagens para o Organismo

Nossa alimentação deve ser composta pelos macronutrientes, que são proteínas, lipídios e carboidratos e também pelos micronutrientes que são as vitaminas, minerais e fibras. Os macronutrientes precisam ser ingeridos em quantidades maiores. Assim hoje vamos falar um pouco mais sobre os carboidratos, já que estes alimentos estão sempre cercados de tantos medos.

Muitas dietas tinham como base a redução de gorduras, mas atualmente se falam em reduzir açúcar e carboidratos. Bem, vamos então saber o que são realmente carboidratos, por que não adianta ficarmos na hipótese.

Os carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do organismo humano, pois eles abastecem energia para as células do nosso corpo, consentindo que elas desenvolvam as suas funções metabólicas. Geralmente, de 50% a 60% das calorias gastas por uma pessoa durante um dia são derivados dos carboidratos. Daí a importância e a precisão do consumo de uma grande quantidade de carboidratos na alimentação diária.

Alimento 22 Alimentos Ricos em Carboidratos, Vantagens e Desvantagens para o Organismo

Carboidrato é uma molécula formada pela união de átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio, é um tipo de açúcar. Estes são divididos em dois grupos:
Carboidratos simples são blocos únicos ou duplos, contêm a frutose (açúcar de frutas), dextrose ou glicose (açúcar de milho), sacarose (açúcar de cana ou açúcar caseiro) e a lactose (açúcar do leite). São digeridos mais rapidamente e elevam os níveis de açúcar no sangue mais rapidamente.

Alimento 3 Alimentos Ricos em Carboidratos, Vantagens e Desvantagens para o Organismo

Carboidratos complexos são cadeias formadas pela união de milhares de blocos de carboidratos simples, compreendem o amido (farinhas de trigo, polvilho) e as fibras. São quebrados mais lentamente pelo sistema digestivo, e da mesma maneira entram na corrente sangüínea, elevando os níveis de glicose gradualmente.

Então agora você já tem como controlar o seu consumo de carboidratos diários. Assim você pode perceber que não é cortar completamente o consumo de carboidratos e sim procurar comer os corretos que são os complexos.

Então iremos lhe dar algumas dicas de como comer de maneirar saudável estes macronutrientes e veja logo abaixo quais são os alimentos ricos em carboidratos.

•    Inicie seu dia com cereais e grãos inteiros, como granolas e aveias.
•    Dê preferência aos pães e massas feitas de farinha integral conferindo em seus ingredientes.
•    Escolha frutas inteiras, ao invés dos sucos.
•    Evite batatas, mandioca e arroz branco. Em vez disto experimente receitas novas com arroz integral.

•    Abuse no feijão, nas ervilhas e na soja para compor seus pratos.
•    Adicione o milho nos pratos.
•    Conheça outros grãos e cereais, tais como o gérmen de trigo, o trigo para quibe e a linhaça. Há as vantagens e desvantagens de comer carboidratos, mas, o importante disso tudo chama-se a palavra moderação. Sim, comendo sempre um pouco de cada coisa porque o corpo necessita de todos os nutrisntes, você terá tudo para ter uma saúde perfeita e muito bem controlada. É só buscar sempre o equilíbrio e mandar ver numa vida mais saudável.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.