Menu

Saúde

Atualizado em 8 de fevereiro de 2012, às 10:55 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que prejudicam os rins

Os rins são órgãos essenciais para a manutenção e sobrevivência do nosso organismo. conheça os alimentos que podem prejudica-los.

Impedir o desenvolvimento de problemas renais é essencial para o bom funcionamento de todo o organismo. Os rins são responsáveis pela filtração das impurezas, pelo controle da pressão arterial e ainda colaboram na produção de hormônios e vitaminas.

Pela visão da medicina tradicional chinesa, os bons hábitos de alimentação e de vida são a forma mais saborosa e sábia de manter a “conta poupança” da energia vital sempre em alta. Sabendo disso, ensinaremos você a obter uma alimentação saudável e que, ao mesmo tempo, seja eficiente na manutenção dos órgãos vitais.

390647 1 Cópia Cópia Alimentos que prejudicam os rins Uma alimentação saudável é fundamental para manter a saúde dos rins

Alimentação saudável

Investir na ingestão de alimentos frescos e crus, como vegetais e nutrientes mais integrais, já impede, consideravelmente, o surgimento de problemas renais.  Outro fator que contribui e muito com a manutenção do funcionamento renal, é se livrar de hábitos alimentares errados. Um exemplo disso, podemos citar pessoas que exageram no consumo de sal, refrigerantes, embutidos e enlatados. Já foi comprovado que esses alimentos são altamente prejudiciais ao nosso organismo, em especial, à saúde de nossos rins

Livre-se dos cálculos renais

Grande parte da população já sofreu com as temíveis cólicas renais. Assim, para que você se livre desse transtorno, é necessário fazer uso de uma alimentação que previna esse problema, como por exemplo os alimentos ricos em vitamina K e ácido cítrico. Foi comprovado, após estudos que esses alimentos impedem a formação de cálculos renais, além de melhorar a mineralização óssea, prevenindo a osteopenia e osteoporose. Alguns exemplos desses alimentos são:

  • Limão;
  • Tamarindo;
  • Clorofila;
  • Folhas verde-escuras;
  • Alface;
  • Repolho;
  • Couve-flor;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Aspargo;
  • Chá verde;
  • Boldo;
  • Erva-doce;
  • Salsa;
  • Cabelo de milho;
  • Carqueja.

 

390647 2 Alimentos que prejudicam os rins Alimentos ricos em ácido cítrico e vitamina K ajudam a prevenir cálculos renais

É importante ressaltar que esses alimentos devem ser consumidos crus, já que o cozimento destrói sua vitalidade e o congelamento destrói a vitamina K. Dessa forma, os sucos clorofilados (verdes) e desintoxicantes são excelentes para a saúde dos rins, mas precisam ser consumidos no momento do seu preparo.

Aposte no ômega 3

Os alimentos ricos em ômega-3 também são adequados para prevenir doenças renais. Entre os alimentos que possuem essa substância, podemos citar a semente de linhaça, que dentre todas as oleaginosas, é a mais rica nesta família de polinsaturados. Entretanto, sementes germinadas de girassol, gergelim e abóbora também podem ser benéficas. Outras fontes ricas em ômega 3 são os peixes de água fria e o óleo de fígado de bacalhau.

Abuse da ingestão de água

Não esqueça que beber bastante líquido também é imprescindível para a manutenção da saúde renal. Entre as várias funções da água em nosso organismo, algumas delas são manter o bom funcionamento dos rins e controlar a temperatura do corpo.

390647 3 Alimentos que prejudicam os rins Beber bastante água ajuda a manter a saúde dos rins

Em lugares muito quentes, a água que deveria ir para os rins acaba sendo direcionada para as glândulas sudoríparas (produtoras de suor), e a pessoa transpira para manter o corpo na temperatura correta. É neste momento que os rins podem ficar com pouca água e micropartes sólidas podem começar a se depositar, formando os famosos cálculos renais. Portanto, abuse da ingestão de água. Ela é sua aliada!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.