Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que prejudicam os rins

Alimentos que prejudicam os rins

Alimentos que prejudicam os rins – Impedir o desenvolvimento de problemas renais é essencial para o bom funcionamento de todo o organismo. Os rins são responsáveis pela filtração das impurezas, pelo controle da pressão arterial e ainda colaboram na produção de hormônios e vitaminas que ingerimos para nosso corpo. Devemos tratar nossos rins da maneira correta para que não sejam afetado seu funcionamento normal.

Alimentos que prejudicam os rins

Pela visão da medicina tradicional chinesa, os bons hábitos de alimentação e de vida são a forma mais saborosa e sábia de manter a “conta poupança” da energia vital sempre em alta. Sabendo disso, ensinaremos você a obter uma alimentação saudável e que, ao mesmo tempo, seja eficiente na manutenção dos órgãos vitais.

Alimentação saudável

Investir na ingestão de alimentos frescos e crus, como vegetais e nutrientes mais integrais, já impede, consideravelmente, o surgimento de problemas renais.  Outro fator que contribui e muito com a manutenção do funcionamento renal, é se livrar de hábitos alimentares errados. Um exemplo disso, podemos citar pessoas que exageram no consumo de sal, refrigerantes, embutidos e enlatados. Já foi comprovado que esses alimentos são altamente prejudiciais ao nosso organismo, em especial, à saúde de nossos rins

Livre-se dos cálculos renais

Grande parte da população já sofreu com as temíveis cólicas renais. Assim, para que você se livre desse transtorno, é necessário fazer uso de uma alimentação que previna esse problema, como por exemplo os alimentos ricos em vitamina K e ácido cítrico. Foi comprovado, após estudos que esses alimentos impedem a formação de cálculos renais, além de melhorar a mineralização óssea, prevenindo a osteopenia e osteoporose. Alguns exemplos desses alimentos são:

  • Limão;
  • Tamarindo;
  • Clorofila;
  • Folhas verde-escuras;
  • Alface;
  • Repolho;
  • Couve-flor;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Aspargo;
  • Chá verde;
  • Boldo;
  • Erva-doce;
  • Salsa;
  • Cabelo de milho;
  • Carqueja.

 

Alimentos ricos em ácido cítrico e vitamina K ajudam a prevenir cálculos renais

É importante ressaltar que esses alimentos devem ser consumidos crus, já que o cozimento destrói sua vitalidade e o congelamento destrói a vitamina K. Dessa forma, os sucos clorofilados (verdes) e desintoxicantes são excelentes para a saúde dos rins, mas precisam ser consumidos no momento do seu preparo.

Aposte no ômega 3

Os alimentos ricos em ômega-3 também são adequados para prevenir doenças renais. Entre os alimentos que possuem essa substância, podemos citar a semente de linhaça, que dentre todas as oleaginosas, é a mais rica nesta família de polinsaturados. Entretanto, sementes germinadas de girassol, gergelim e abóbora também podem ser benéficas. Outras fontes ricas em ômega 3 são os peixes de água fria e o óleo de fígado de bacalhau.

Abuse da ingestão de água

Não esqueça que beber bastante líquido também é imprescindível para a manutenção da saúde renal. Entre as várias funções da água em nosso organismo, algumas delas são manter o bom funcionamento dos rins e controlar a temperatura do corpo.

Beber bastante água ajuda a manter a saúde dos rins

Dicas para ter rins saudáveis

Em lugares muito quentes, a água que deveria ir para os rins acaba sendo direcionada para as glândulas sudoríparas (produtoras de suor), e a pessoa transpira para manter o corpo na temperatura correta. É neste momento que os rins podem ficar com pouca água e micropartes sólidas podem começar a se depositar, formando os famosos cálculos renais. Portanto, abuse da ingestão de água. Ela é sua aliada!

Recomendado para você
Beleza

Perfumes Franceses Mais Famosos – Femininos e Masculinos

Beleza

Melhores Pomadas para Espinhas

Bem Estar

Como montar cestas de café da manhã passo a passo

Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Comentários
  1. marcio disse:

    ola;estou com insuficiência renal, devido á anos de pressão alta ,estou no tratamento, e gostaria de opinioes de todos diga-me bons alimentos diversos para avaliacões,dos que foram passados grato e muita saúde para o que vai ler.

  2. adriana da silva cunha disse:

    tenho uma finha de 17 anos que ja ta sofredo de dores no rins e tambem esta aparecedo mancha roxa no corpo

  3. Francisco Junior disse:

    Adriana você de procurar com urgência um Urologista. Obrigado.

  4. Osnir G. Santa Rosa disse:

    Após os exames etc., etc., que fiz este ano foi disgnosticado um ataque aos meus rins. Dois profissionais da área médica me aconselharam um bom corte no consumo de carnes, leite e derivados. Um outro, médico que me acompanha há muito tempo, já salvou minha vida, orientou para um bom corte em carnes vermelhas liberando brancas (aves e peixes). O mesmo com o leite comum. Não com seus derivados. Fiquei um tanto confuso. Att.

  5. Gerson Lobo Silva disse:

    Cadê os alimentos que prejudicam os rins? Esqueceram-se de mencioná-los.

  6. FRANCISCO GLEYDSON SOUSA DOS SANTOS disse:

    GOSTEI MUITO DA MATÉRIA, POIS TENHO DIABETES E PRECISO CUIDAR MAIS DOS MEUS RINS,FOI UM ALERTA PARA MIM, VOU PARAR COM OS REFRIGERANTES E OS ENLATADOS.
    ESTOU GRATO….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *