Menu

Saúde

Atualizado em 17 de julho de 2012, às 8:25 por Marília F. Silva
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que devem ser evitados durante a menstruação

Para não sofrer tanto com as alterações hormonais, confira algumas dicas sobre os alimentos que devem ser evitados durante esse período:
487079 como saber tipo de tpm Alimentos que devem ser evitados durante a menstruaçãoA TPM atinge quase 80% das mulheres no mundo inteiro.

“Você deve estar naqueles dias”. Você já escutou essa frase ao demonstrar irritação com pessoas à sua volta?  Saiba que você não está sozinha. A TPM atinge quase 80% das mulheres no mundo inteiro. E o intervalo que precede a menstruação pode se transformar em um verdadeiro transtorno, podendo comprometer seu comportamento, relacionamentos afetivos e pessoais.

Leia mais: TPM tem mais de 200 sintomas

Existem diversas suposições para a razão da TPM, todavia, a mais comum ocorre durante a menstruação, podendo intervir no sistema nervoso central.  “Ou seja, alterações no estrogênio e na progesterona poderiam afetar os neurotransmissores, como a serotonina e também as substâncias naturais ligadas à sensação de prazer, como a endorfina. O resultado seria um desequilíbrio emocional”, explica Artur Dzik, ginecologista.

Veja ainda: Remédios Naturais para a TPM

Mesmo atingindo a maior parte das mulheres, a TPM se mostra diferente a cada caso. De acordo com o especialista, são quatro alterações mais comuns.  “A primeira é a retenção de sódio e água, que causa inchaço e ganho de peso. A segunda está relacionada a mudanças no sistema nervoso central, resultando em mau humor e irritabilidade. A terceira é a presença de cólicas uterinas, cefaleias e outras dores. Por fim, as alterações endócrinas, como o descontrole hormonal”, cita Dzik.

Confira também: Dicas para Acabar com a TPM

Para não sofrer tanto com as alterações hormonais, confira algumas dicas sobre os alimentos que devem ser evitados durante esse período:

Bebidas cafeinadas

487079 cafe 2 Alimentos que devem ser evitados durante a menstruaçãoAlém do café, é importante reduzir também o o consumo de chá preto e refrigerantes.

A cafeína deve ser evitada, já que instiga o sistema nervoso central, intensificando os sintomas de irritação, nervosismo e dores de cabeça. Desse modo, reduza ainda o consumo de chá preto e refrigerantes que possuem a mesma substância. Dica: Para não sofrer efeitos colaterais, como dores de cabeça, é importante reduzir o consumo gradativamente.

Sal

487079 acucar pote colher diabetes size 598 Alimentos que devem ser evitados durante a menstruaçãoTambém é importante evitar alimentos que contêm conservantes a fim de controlar a retenção hídrica

“Neste período, deve-se diminuir o consumo de sal e evitar alimentos e produtos industrializados que contêm conservantes, a fim de controlar a retenção hídrica. Para isso, vale também aumentar o consumo de alimentos diuréticos como o alface, pepino, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango, abacaxi e beber bastante água” diz a nutricionista e colaboradora da Natural em Casa, Audrey Abe.

Chocolate

487079 deliciosas trufas de chocolate Alimentos que devem ser evitados durante a menstruaçãoA dica é substituir o chocolate por frutas, passas ou barras de cereais.

O alimento aumenta a variação de humor, intensifica a vontade por açúcar, majora a necessidade por vitaminas do complexo B e ainda gera o aumento do peso. A dica é, durante a menstruação, consumir pequenas quantidades de frutas, passas ou barras de cereais ou trocá-los por carboidratos e alimentos ricos em magnésio.

Além da alimentação, também é importante incluir na rotina diária algum tipo de exercício físico (natação, caminhada, musculação) para instigar a liberação de endorfina, para atenuar ainda mais os sintomas acarretados pela TPM.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.