TPM tem mais de 200 sintomas

Ao contrário dos homens, as mulheres sofrem alterações hormonais periodicamente, a cada 15 dias, por exemplo, o estado de espírito, assim como o corpo…

Exagerar na comida é um dos sintomas da TPM (Foto: Divulgação)

Ao contrário dos homens, as mulheres sofrem alterações hormonais periodicamente, a cada 15 dias, por exemplo, o estado de espírito, assim como o corpo feminino é outro. A temida Tensão Pré Menstrual (TPM) é uma das responsáveis por essa mudança de hormônio. Os sintomas começam no meio do ciclo menstrual, desaparecendo com a chegada da menstruação. Os homens podem não entender os sintomas da TPM das suas parceiras, irmãs, mães e filha, mesmo porque são mais de 200.

Esse problema, que muda com o humor do público feminino, pode aparecer em três níveis diferentes: O médio é o mais comum, e pode ser atenuado com a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação, já que as mulheres com esse nível de TPM sentem dores de cabeça e inchaço no corpo. O estágio moderado é aquele em que os amigos e familiares já sabem o que está por vir, já que o humor muda. O anticoncepcional ajuda a manter as taxas hormonais sem alterações.

O problema da TPM está quando é no nível extremo, ou seja, as atividades do dia a dia são comprometidas por causa das mudanças hormonais do ciclo menstrual. As mulheres que sofrem com esse tipo de problema tendem a tomar decisões erradas nessa época em que estão emocionalmente fragilizadas, se arrependendo depois. Se você perceber que isso acontece sempre que está nessa época do mês, procure ajuda de um médico.

A prática de exercicios físicos ajuda quando se está de TPM (Foto: Divulgação)

Os 200 sintomas variam de acordo com a mulher, porém, quatro deles são mais comuns, sendo que o inchaço é um deles. Durante esse período é comum que isso aconteça e para eliminar os líquidos com maior facilidade faça regularmente sessões de drenagem linfática. As atividades físicas também auxiliam muito por melhorar a circulação. Algumas pessoas também usam as famosas meias elásticas.

A ansiedade é outro sintoma abrangente da TPM. A mulher fica irritada, nervosa e sensível, chora por qualquer motivo. Para se livrar da ansiedade e de tudo que se carrega com ela, faça atividades relaxantes. Pense também na sua alimentação, exclua, ao menos nesse período, alimentos ricos em cafeína.

O nervosismo é um dos sintomas da TPM (Foto: Divulgação)

A depressão também pode aparecer nesse período. Nesses casos durma mais e melhor, pois a insônia pode te afetar. E o quarto sintoma comum para quem está com TPM é a compulsão por comida. Algumas comem doce demais, outras salgados, e já um certo público come de tudo. Para evitar esse problema coma alimentos ricos em fibras, que te mantenha saciada por mais tempo.

Algumas mudanças de hábitos pode ser um grande aliado para amenizar os sintomas que tanto incomodam na TPM.

Top