Vírus no iPhone: esclareça as principais dúvidas

Diante de tantas notícias de roubo de fotografias e outros dados virtuais, envolvendo pessoas famosas e também muitos anônimos, os usuários de smartphones passaram…

Diante de tantas notícias de roubo de fotografias e outros dados virtuais, envolvendo pessoas famosas e também muitos anônimos, os usuários de smartphones passaram a ter grande preocupação com a segurança dos seus aparelhos, que estão sendo bastante visados por criminosos virtuais.

O iPhone é um dos celulares mais seguros do mundo, conforme especialistas no assunto (Foto: Divulgação)

No caso do dispositivo mais famoso da categoria, o iPhone, da Apple, a preocupação não é diferente, já que devido à popularização da marca, o aparelho passou a ser alvo de tentativas de ataques virtuais, gerando muitas dúvidas entre os proprietários, se ele pode ou não ser afetado por vírus, malwares, trojans e códigos maliciosos.

Se você acabou de comprar um celular da Apple e também está preocupado, esclareça as principais dúvidas sobre vírus no iPhone.

Saiba mais: Antivírus para iPad

Leia também: Cydia, loja alternativa da App Store

Existem vírus para iPhone?

Feita por milhões de pessoas ao redor do mundo, essa pergunta tem uma simples resposta: não existem vírus para iPhone. De acordo com especialistas no assunto, o iOS, sistema operacional instalado no aparelho, é o mais seguro do mundo.

Dessa forma, para os iPhones que estão com o iOS original e sempre atualizado, não há perigo de contaminação por vírus, até o momento. No entanto, os aparelhos que passaram por jailbreak, podem ficar suscetíveis aos vírus e outras pragas virtuais.

O que é Jailbreak?

É um método usado para desbloquear celulares, “quebrando” a configuração de fábrica, permitindo a instalação de aplicativos não oficiais no iPhone e a utilização de novas funcionalidades.

Continuar Lendo  Rádio Relógio Sony, Preços, Onde Comprar

Além de deixar o aparelho vulnerável, ele pode determinar a perda da garantia, caso o iPhone ainda esteja dentro do prazo definido pela empresa.

Caso o aparelho não tenha passado por jailbreak, não há nenhum risco de contaminação por vírus (Foto: Divulgação)

Acessei sites duvidosos através do iPhone. O aparelho corre o risco de ser infectado?

Como dito anteriormente, não há nenhum perigo de infecção por vírus no iPhone, a não ser que o aparelho tenha passado por jailbreak.

Existe antivírus para iPhone?

Apesar de não existirem vírus no iPhone, algumas empresas têm anunciado o lançamento de antivírus para iPhone. O que esses programas fazem, na verdade, é detectar malwares que estejam em algum arquivo ou programa armazenado na memória do celular, que possam atacar o computador, caso sejam transferidos para a máquina.

A proteção do aparelho é garantida pelo iOS, sistema operacional da Apple (Foto: Divulgação)

E os aplicativos fraudulentos da App Store, trazem algum risco?

De vez em quando, acontecem algumas fraudes na App Store, com aplicativos que não trazem nada daquilo que prometem, carregando códigos maliciosos. Porém, se forem instalados no iOS original, como saiu de fábrica, eles não terão como fazer nada no aparelho.

Top