Vestido de formatura: dicas, como escolher

Muitas pessoas acreditam que os vestidos de formatura precisam ser como os vestidos de festa de 15 anos, pois como as duas festas são…

Por Editorial MDT em 24/12/2012

Muitas pessoas acreditam que os vestidos de formatura precisam ser como os vestidos de festa de 15 anos, pois como as duas festas são mais sociais, acaba rolando uma confusão. A verdade é que existem muitas dúvidas a respeito sobre o vestido de formatura, sobre compra ou aluguel, tecido, cores indicadas, comprimento e assim vai.

Para facilitar a sua vida e ajudar na escolha do vestido de formatura perfeito, confira algumas dicas:

Para as gordinhas(Foto: Divulgação)

Tipo do Vestido

O vestido de formatura deve ser um pouco mesmo formal que o de festa de 15 anos, e mesmo sendo longo, pode contar com tecidos mais leves e fluídos e com cores mais vivas e chamativas do que aquelas mais clarinhas e meigas, indicadas para os 15 anos.

Opte sempre por peças de tecidos mais leves e frescos, principalmente se sua formatura ocorrer na época do final ou inicio do ano, quando o verão deixa os dias quentes. Decotes mais abertos também são permitidos, além das saias um pouco acima do joelho.

Modelo ideal para as mais baixinhas.(Foto: Divulgação)

Comprar na loja, alugar ou mandar fazer

Tudo depende de suas condições financeiras. Por exemplo, no caso de peças muito formais, que dificilmente serão usadas novamente, a melhor opção é alugar. Se o orçamento está bom, é possível comprar um vestido, assim ele será só seu, mais ainda há o risco de ter alguém com a mesma peça. Já no caso de mandar fazer um vestido, há o lado bom e o ruim. O bom é que ele será bem mais barato, mas caso a costureira não seja muito boa, pode se transformar em dor de cabeça e mais gastos de última hora.

Veja mais sobre como combinar acessórios com roupas coloridas

Para as mulheres com seios grandes o ideal é chamar a atenção para as pernas.(Foto: Divulgação)

Tipo certo para seu corpo:

Escolha abaixo com a sua característica mais marcante e saiba como escolher o vestido de formatura para seu corpo:

Baixinha: Fuja das estampas e dos muito longos, vestidos mais curtos ajudam a alongar a silhueta;

Pouco seio: Invista em um vestido com a parte de cima bem estruturada, como no caso dos corselets, ou use peças que acrescentem volume, como drapeados e babados;

Muito seio: Valorize a região sem se tornar vulgar. Aposte em cortes retos ou modelos frente única e deixe que a atenção do vestido se volte para a parte de baixo;

Quadril largo: Disfarce a parte debaixo, chamando a atenção para a parte de cima, com muitos enfeites, brilhos, broches, decote moderado, entre outros;

Barriguinha saliente: Opte pelos modelos evasê, que disfarçam a barriga e deixam o corpo mais curvilíneo, marcando a cintura com delicadeza;

Cintura reta: Aposte em modelos com saias mais fluídas e que são acinturados, pois assim o quadril ganha volume e ajuda a definir a cintura.

Acessórios para usar no Réveillon 2013

Top