Veja como melhorar o relacionamento entre mãe e filha

Geralmente, o relacionamento entre mãe e filha é mais estreito que o de um pai com a filha ou de uma mãe com o…

Por Editorial MDT em 23/11/2011

Geralmente, o relacionamento entre mãe e filha é mais estreito que o de um pai com a filha ou de uma mãe com o filho, porque elas têm muitas coisas em comum, principalmente por serem mulheres. No entanto, há mães que não conseguem ter esse tipo de relacionamento ou fazer com que ele seja mais íntimo. Portanto, veja como melhorar o relacionamento entre mãe e filha.

Antes de tudo, a mãe deve ser amiga da sua filha, ou seja, ela deve ter tempo para ouvir a sua filha, para lhe dar conselhos e para fazer compras com ela. Assim, os laços tornam-se mais estreitos, principalmente, porque a menina gosta de ser ouvida e é vaidosa, do mesmo modo que a sua mãe. Portanto, reserve todos os dias um horário para conversar com a sua filha, seja na hora do jantar ou após ele. Então, deixe a novela de lado e dê atenção ao que acontece na vida real, ou seja, no dia-a-dia da sua filha.

Para que a confiança seja recíproca, à medida que a sua filha vai se tornando mocinha, você pode começar a lhe contar sobre a sua vida também, tanto sobre os seus problemas quanto sobre os seus sucessos. Desse modo, ela perceberá que você é um ser humano, assim como ela, passível de erros e de acertos.

No entanto, mesmo que haja essa amizade em vocês, é preciso que ela saiba que você é a mãe dela, ou seja, que ela te deve respeito e que deve te obedecer, quando você pede. Porém, esse respeito não tem que ser imposto, mas sim, conquistado na base de conversa e de ações que denotem responsabilidade.

Se a sua filha já for moça e vocês tiverem o mesmo corpo, troquem as suas roupas e vão ao shopping juntas para fazerem compras. Como toda mulher adora se vestir bem, é ótimo ter dois guarda-roupas para escolher as combinações de roupas para usar no cotidiano ou em uma festa. Do mesmo modo, deve acontecer com os produtos de maquiagem. Assim, a mãe pode maquiar a filha ou vice-versa. Nesses momentos, ótimos assuntos e confissões podem surgir, o que tornará o laço entre vocês muito mais apertado.

Durante o preparo das refeições, é muito importante que a filha ajude a mãe, porque esse também é um momento importante para que os assuntos cotidianos fluam de modo natural. Além do mais, você estará preparando a sua filha para uma vida em que ela terá de preparar o seu próprio alimento, seja na faculdade em outra cidade ou no casamento.

Mãe e filha devem ser, acima de tudo, amigas. Portanto, elas devem fazer coisas juntas para se conhecerem melhor e para aprenderem a se respeitar no dia-a-dia. Assim, o relacionamento entre mãe e filha torna-se cada vez melhor e mais estreito.

Top