Vale a pena fazer concurso público?

Apesar do aumento dos empregos com carteira assinada, ainda há muito que se fazer para que todos tenham uma oportunidade de trabalho aquém das…

Por Élida Santos em 26/12/2011

Fazer concurso público é uma alternativa para quem busca um emprego (Foto: Divulgação)

Apesar do aumento dos empregos com carteira assinada, ainda há muito que se fazer para que todos tenham uma oportunidade de trabalho aquém das suas necessidades profissionais e financeiras. Por isso, que os concursos públicos chamam muito a atenção e mobilizam milhares de pessoas. Diferente do que acontece em muitas empresas, passa-se no processo seletivo por meio de concurso quem obteve a melhor nota e qualificação, ou seja, o mérito é totalmente da pessoa que estudou e se aplicou para conseguir aquele posto de trabalho.

Já nas empresas privadas, a indicação é fundamental para a conquista de alguns cargos. É como se diz popularmente, para ser contratados em algumas empresas privadas não basta ser competente, tem que ter “QI” (quem indique). No caso dos concursos públicos, se visto dessa ótica, é contratado quem tem competência e não só a simpatia do chefe e colegas de trabalho. Além disso, conquistar um cargo público é ótimo para quem almeja estabilidade profissional.

As seleções por meio de concurso são mais 'justas', pois são aprovados os que possuem melhor nota (Foto: Divulgação)

Em uma companhia privada você corre o risco de ser demitido todos os dias, por menos erros que você cometa, ou seja, todos vivem diariamente sob pressão. As empresas podem te demitir por inúmeros motivos. Seja porque você não faz mais parte do perfil da local, ou porque o seu salário está alto demais para os novos padrões da corporação, ou até porque você está acomodado e não rende mais como antes, os motivos variam, mas a realidade sempre é a mesma, a demissão é algo que assombra o assalariado.

No caso dos departamentos de órgãos públicos não existe demissão porque o seu salário é alto demais, ou porque você não está motivado o suficiente, os concursados tem estabilidade garantida, porém, devem seguir regras, como em qualquer empresa privada e devem trabalhar corretamente, sem fazer o chamado “corpo mole”. Não é porque não há risco eminente de demissão que o trabalhador pode aproveitar do seu posto para não cumprir com as obrigações.

O salário e a estabilidade são fatores que ajudam a atrair pessoas para concursos públicos (Foto: Divulgação)

Outro ponto positivo de ser concursado é o plano de carreira, que permite que o concursado tenha oportunidade de mudar de cargo e aumentar o seu salário de acordo com o seu plano de carreira. Agora, se vale a pena ou não ser concursado só cabe a você analisar, pois dependendo da sua pretensão profissional, nem todas as vantagens descritas lhe trarão felicidade. Busque o sucesso profissional na sua área de atuação.

Top