Nomes mais cotados para ser novo papa

Nesta terça-feira (13), acontecerá o segundo dia de conclave para eleger o substituto de Bento XVI. Ontem, a votação terminou sem eleger o novo…

Nesta terça-feira (13), acontecerá o segundo dia de conclave para eleger o substituto de Bento XVI. Ontem, a votação terminou sem eleger o novo papa e teve fumaça preta no Vaticano para simbolizar isso. Os fiéis aguardam ansiosos pela fumaça branca, que significa que a escolha do pontífice foi feita.

Marc Ouellet. (Foto:Divulgação)

A eleição de um novo papa se tornou necessária depois que Bento XVI anunciou a sua renúncia, no dia 11 de fevereiro. Josef Ratzinger deixou o pontificado após oito anos à frente da Igreja Católica, sendo que o seu papado foi marcado por crises e divisões internas.

Enquanto o nome do novo papa não é anunciado, a imprensa internacional tem especulado quais são os nomes mais contados para ficar no lugar de Bento XVI. Há favoritos representando a América Latina, a Europa, a África e América do Norte.

Saiba mais: Primeira votação do conclave: Novo papa ainda não foi escolhido

Os favoritos ao papado

Conheça os nomes mais cotados para ser o novo papa:

Marc Ouellet
O cardeal canadense, de 68 anos, trabalhou como arcebispo de Québec e passou alguns anos na Colômbia. Ele é considerado uma figura muito importante nos bastidores do Vaticano, afinal, ocupa o cargo de prefeito da Congregação para os Bispos do Vaticano. Certa vez, Marc Ouellet declarou que se tornar papa seria um pesadelo.

Angelo Scola
Angelo Scola tem 71 anos, é arcebispo em Milão e considerado o melhor candidato italiano ao papado. Também é responsável por comandar a Catedral de São Marcos em Veneza, outra igreja muito importante no país.

Sean O'Malley. (Foto:Divulgação)

Sean O’Malley
Nos últimos dias, o americano Sean O’Malley passou a aparecer no topo da lista de possíveis sucessores de Bento XVI. O arcebispo de Boston fez voto de pobreza, por isso sempre é visto usando hábito marrom e sandálias.

Leia Também:  Fontes alternativas de energia elétrica: quais são

Odilo Scherer
Odilo Scherer ocupa o cargo de arcebispo em São Paulo e se destaca como o candidato brasileiro na lista de nomes mais cotados para ser o novo papa. Ele é famoso por sempre atualizar o seu Twitter e também por aparecer em programas de TV.

Peter Erdo
Peter Erdo, de 60 anos, precisou superar a repressão da Hungria para viver a sua fé. Ele possui muitas semelhanças com o polonês João Paulo 2º.

Francis Arinze
Francis Arinze nasceu na Nigéria, mas quando criança foi enviado para uma escola missionária irlandesa. O representante do continente africano já liderou o Pontifício Conselho pelo Diálogo Inter-religioso, órgão responsável pelas relações do Vaticano com outras religiões.

Leonardo Sandri. (Foto:Divulgação)

Leonardo Sandri
Com 69 anos, Leonardo Sandri é um cardeal muito importante nas operações diárias do Vaticano. O argentino ganhou fama no mundo todo por ser o ‘homem de confiança’ de João Paulo II.

Peter Turkson
Peter Turkson é outro candidato africano muito cotado para o papado. Aos 64 anos, ele ocupa o cargo de presidente do Pontifício Conselho por Justiça e Paz e luta de forma agressiva contra a pobreza na África.

Veja também: Conclave: como é escolhido um novo papa?

Top