Turismo Rural – entre em contato com a natureza

O turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo deixar você em contato direto e genuíno com a natureza, a agricultura…

O turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo deixar você em contato direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as produções locais, através de hospitalidade privada em um ambiente rural e familiar.

Apesar de parecer algo de difícil acesso, o turismo rural está em todo o Brasil. Nosso país, um local cheio de natureza nativa é um prato cheio para esse tipo de turismo. Alguns exemplos de ecoturismo estão nos hotéis fazenda, espalhados por todo nosso país, as nossas ilhas como o balneário de Búzios, Ilhabela, em São Paulo e Fernando de Noronha.

Existem até alguns projetos com o intuito de promover o ecoturismo, como é o caso do Instituto EcoBrasil, que tem como finalidade “fazer do turismo um instrumento eficaz de desenvolvimento econômico e conservação dos recursos naturais e culturais do Brasil”.

Onde encontrar?

Em São Paulo, existem vários hotéis fazenda e pousadas que proporcionam um enorme contato com a natureza e com produtos agrícolas. Entre eles, o Hotel Fazenda Alvorada está localizado na cidade de Cunha entre as serras da Quebra-Cangalha, Serra da Bocaina e Serra do Mar. Com cavalgadas e trilhas radicais, esse hotel fazenda traz a calma para quem a busca longe das agitações da cidade.

Outro hotel fazenda em São Paulo é A Fazenda Capoava. Localizada em Itu, na altura do km 90 da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, apenas oito quilômetros do asfalto. As atividades da fazenda vão desde piscina e massagem a equitação, caminhadas, caiaque, quadra de tênis, sauna e lojinha própria.

A Ilhabela, situada no litoral norte de São Paulo na verdade, é o nome popular da Ilha de São Sebastião, que faz parte do arquipélago também chamado São Sebastião. A região urbana do arquipélago dispõe de locais confortáveis para hospedagem, diversas praias, shoppings, restaurantes e cafés, alguns de alto padrão. Além disso, o visitante encontra toda infraestrutura para atividades náuticas e terrestres. Lá você encontra trilhas na mata, cachoeiras e esportes náuticos, o que levou a cidade a se tornar a Capital da Vela, projetada internacionalmente em competições que atraem velejadores de várias partes do mundo.

Leia Também:  Pacotes de viagens Paraty-RJ 2012-2013

Top