Truques de maquiagem para disfarçar imperfeições

Redacao 07/10/2011 Beleza

Todo mundo sempre tem alguma coisa de que não gosta muito, seja no corpo ou no rosto. Olhos muito pequenos, nariz muito grande, lábios muito finos… Seja qual for o problema existem maneiras de serem resolvidos, pelo menos temporariamente, por meio da maquiagem.

Mais do que pintar o rosto

O ato de maquiar-se começou no antigo Egito. Os faraós pintavam os olhos para que ninguém os olhasse diretamente nos olhos, era uma questão política de respeito. Cleópatra, na mesma época usava pó khol nos olhos, tomava banho de leite e usava uma espécie de argila para firmar o rosto. Em Roma, as mulheres usavam máscara de farinha ou alvaiade, um carbonato básico de chumbo para cobrir as manchas. Já no Japão, do século IX ao XII, as mulheres aplicavam sobre a pele um pó espesso, parecido com uma argila feito de farinha de arroz para ficarem com a aparência muito branca e beni, uma pasta feita de açafrão para colorir as maçãs do rosto.

Na Inglaterra, no século XVIII uma lei começou a punir mulheres que utilizavam de adorno da mesma forma de quem praticava bruxaria. Os homens afirmavam que estavam se casando com mulheres falsas, que utilizavam de tantos produtos que ficavam irreconhecíveis. Existe um registro no jornal britânico The Spector em 1711 de um homem desesperado após a noite de núpcias. Ele se dizia perdidamente apaixonado, mas o amor virou decepção ao acordar no dia seguinte. Sua esposa sem maquiagem, parecia mais velha que sua própria mãe e ele havia se apaixonado pela arte que a adornava. 

Muitos outros fatos históricos estão ligados à maquiagem. Em todos eles, sempre a preocupação em sentir-se bem, mais bonita ou bonito são levados em conta.

Realçar e Corrigir

Algumas coisas sempre têm solução, a maquiagem é capaz de transformar as pessoas. Mas lembre-se de que, antes de tudo é preciso gostar de si, para saber o que tem de bom e o que pode ser disfarçado. O intuito da maquiagem é corrigir detalhes, não transformar a ponto de deixar a mulher ou homem irreconhecíveis. Esse conceito ficou lá atrás quando a tecnologia dos produtos não se encaixava tão bem às necessidades como hoje.

Manchas: a melhor forma de desaparecer com manchas na pele é utilizando uma base. Ela vai uniformizar a cor em todo o rosto e disfarçar as manchas.

Olheiras: corretivo sempre! Em manchas menores, espinhas e olheiras que podem ser mais claras, avermelhadas ou escuras. Para disfarçá-las, procure corretivos amarelos e verdes.

Olhos pequenos: Lápis bege ou branco na linha d’água abre o olhar.

Olhos grandes: Lápis preto na linha d’água e por fora, na raiz dos cílios.

Nariz largo: Para afinar o nariz, sombra marrom nas laterais esfumada com um pincel fofo.

Nariz fino: Iluminador nas laterais.

Para levantar o nariz: Iluminador na ponta do nariz.

Rosto largo: Para deixar o rosto mais fino, faça o contorno do maxilar com pó bronzer ou marrom.

Rosto comprido: Iluminador nas têmporas e no maxilar.

Sobrancelhas rebeldes: Aplique máscara transparente de cílios.

Lábios finos: contorne com lápis antes de aplicar batom.

Lábios grossos: ‘apague’ o lábio com corretivo e faça o contorno um pouco antes do contorno natural.

Lembre-se de que cores escuras diminuem e cores claras aumentam, sempre!

É preciso conhecer-se e com prática colocar tudo no seu devido lugar com a ajuda da maquiagem.

Outros artigos

Curso de Leitura Dinâmica Gratuito

02/02/2010

Curso de Leitura Dinâmica Gratuito

Já ouviu falar em leitura dinâmica? Pois bem, saiba que esse recurso é muito utilizado para quem gostaria de ler um livro grande em apenas alguns dias, o curso de le...

Presentes para agradar pais exóticos

07/07/2015

Presentes para agradar pais exóticos

Os presentes para agradar pais exóticos são indicados para todos os papais que fogem do estilo básico e convencional. Esses mimos são diferentes, criativos e nada ób...

Os mangás mais vendidos no Brasil

24/02/2013

Os mangás mais vendidos no Brasil

O mangá é um tipo de história em quadrinhos que faz sucesso no Japão. Entre os brasileiros, os almanaques também são queridos e agradam principalmente aqueles que go...