Soja preta: benefícios, como consumir

Os benefícios da soja comum (chamada amarela ou branca) já são bastante conhecidos. Porém, também tem se tornado frequente o consumo da soja em…

Os benefícios da soja comum (chamada amarela ou branca) já são bastante conhecidos. Porém, também tem se tornado frequente o consumo da soja em versão preta, que promete ainda mais substâncias boas ao organismo humano. Muito comum na Ásia, a soja preta difere da soja comum apenas pela sua parte externa, que á a casquinha escura. É nela em que está concentrada grande parte dos benefícios do grão. Saiba mais sobre os benefícios da soja preta e como consumi-la.

A parte escura da soja é responsável por grande parte de seus benefícios (Foto: Divulgação)

O que a soja preta tem de bom?

O que mais atrai as pessoas na soja preta tem sido o seu potencial como coadjuvante na perda de peso e eliminação de gorduras. A substância responsável por dar cor aos grãos, a antocianina, pode contribuir com a produção de outra substância, que é responsável por queimar a gordura que se armazena nas células. Por isso, a soja preta ajuda a emagrecer, queimando estas gordurinhas a mais.

A quantidade de fibras presentes na soja preta também ajuda a reduzir a insulina, controlando a quantidade de glicose no sangue. A insulina, que dificulta a quebra de gordura da região abdominal, é diminuída com a soja preta. Assim, ela também atua na prevenção do diabetes.

A soja preta pode ser usada em saladas (Foto: Divulgação)

Os fitoesteróis, que são antioxidantes, estão presentes nas duas versões da soja. Porém, na soja escura eles se encontram numa concentração 5 vezes maior. Por isso, a soja preta também ajuda a combater o envelhecimento precoce. Na Ásia e na Europa, os brotos de soja preta são usados na fabricação de cremes antirrugas.

A antocianina da soja preta também atua no combate ao câncer, fazendo com que as células cancerígenas se autodestruam. Isso acontece devido à enorme concentração de antioxidantes, nos grãos.

Leia Também:  Decoração rockabilly: estilo, fotos

Finalmente, as fibras da soja preta contribuem com a sensação de saciedade e ajudam a produzir bactérias benéficas ao intestino. Com isso, ela estimula o desenvolvimento da flora intestinal e otimiza o funcionamento do órgão, evitando a prisão de ventre.

Como consumir soja preta

Propriedades benéficas são 5 vezes maiores do que as da soja comum (Foto: Divulgação)

A soja preta tem muitas semelhanças com a soja comum. Por isso, o seu consumo também é bastante parecido. A recomendação é que se consumam duas colheres (sopa), por dia, dos grãos.

Para consumir soja preta, basta ter criatividade. Ela pode ser consumida crua ou cozida. Pode ser adicionada em saladas, patês, sopas e, inclusive, pode até ser cozida, de forma semelhante ao feijão, acrescentando-a às refeições, nas mesmas medidas.

Outra forma de consumo da soja escura é a versão em farinha. Ela pode ser adicionada a sucos, iogurtes, no leite, entre outros alimentos.

Top