Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços> Carga Horária de trabalho – Entenda a nova jornada de trabalho

Carga Horária de trabalho – Entenda a nova jornada de trabalho

O que você sabe sobre a carga horária de trabalho? Então, leia aqui para saber quais são os seus direitos! É direito garantido do trabalhador, conhecer as leis de trabalho, descritas na legislação e dessa forma não ser enganado.

Nesse artigo será esclarecido todos os detalhes e pormenores da carga horária a ser cumprida, bem como as normas gerais exigidas pela lei, leia e fique bem informado sobre este assunto tão importante para quem já está trabalhando, para quem vai ingressar, afinal, sempre é necessário conhecer direitos e deveres aos quais estamos submetidos.

Carga Horária de trabalho - Entenda como funciona (Foto: Reprodução)
Carga Horária de trabalho – Entenda como funciona (Foto: Reprodução)

Carga Horária de trabalho – Entenda como funciona

É importante que todos entendam como funciona as leis de trabalho, assim poderão cobrar de seus patrões caso algo esteja errado e também saberá qual seu verdadeiro papel, cumprindo assim mais com o seus deveres de emprego.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho consiste em o trabalhador ficar em seu ambiente de trabalho e a disposição de seu empregador pelo tempo determinado, não devendo ultrapassar 44 horas semanais, normalmente cumprindo oito horas diárias.

O que mudou na nova carga horária de trabalho?

  • As 44h máximas continuam e a jornada mensal de trabalho fica limitada a 220 horas
  • A jornada de trabalho diária do trabalhador deve ser de até 8h e não poderá fazer mais de 2h de hora extra
  • Agora o trabalhador poderá exercer suas atividades por 12h contínua porém, isso deve ser acertado antes com seu superior. Aquele que fizer essa carga horária durante o dia, terá direito a 36h de descanso. Para trabalhadores que se efetivaram com jornada de 8h ou menos de trabalho essa mudança não se aplicará.

Hora extra no trabalho

A carga horária de trabalho e entender como funciona a realização de hora você vai ver aqui, agora. A hora extra significa um tempo trabalhado além da carga normal, não sendo obrigatória ao empregado, salvo necessidades imperativas, porém, em alguns casos deverá ser feito um acordo escrito entre as partes, ou coletivamente.Ao fazer hora extra, o trabalhador deverá receber no mínimo 50% acima do valor da hora normal. Poderá também ter o beneficio em folgas, desde que elas não ultrapassem dez horas por dia ou a soma de jornadas semanais de trabalho em um ano. Por isso é bom conhecer as leis e direitos do trabalhador.

Período de trabalho

Veja abaixo mais detalhes sobre o período de trabalho:

  • No máximo, 8 horas por dia ou 44 semanais
  • O trabalhador pode até fazer 2 horas extras diariamente.
  • A jornada diurna: das 05 ás 22 horas.
  • Período noturno vai das 22 horas ás 05 horas, o empregado deve receber um adicional de 20% nos centros urbanos.
  • 52 minutos e 30 segundos trabalhados á noite correspondem a 1 hora de jornada diurna.
  • Quem recebe por meio turno de trabalho pode atuar até 25 horas semanais.
  • Há profissões com jornada diferenciada. A de bancários, por exemplo, é de 6 horas por dia, salvo, opções com comissões, onde a carga horária é de 8 horas

Entenda como exigir os seus direitos

Se de alguma forma você se sentir lesado pelo seu empregador, busque um advogado de causas trabalhistas, este fará as indicações e verificações necessárias ao seu caso em particular.Assim, você passa a conhecer a legislação e garante seus direitos sem perdas, então fique atento e caso perceba qualquer situação em desacordo com a legislação, não hesite,  procure seus direitos, pois estão previstos através de leis, é seu dever saber. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que nossa equipe está pronta para lhe ajudar a resolver alguns dos seus problemas relacionados a carga horária de trabalho, regida através da legislação.

Como saber a carga horária para a minha função?

O sindicato da sua área é quem pode responder com precisão a quantidade de horas trabalhadas por dia. Normalmente, a carga varia de acordo com a função, o que fica entre 6h a 8h por dia. De qualquer forma, é sempre importante consultar um especialista e ficar atento ao que está no contrato com a empresa. No site do Ministério do Trabalho também é possível ter detalhes sobre a função que você exerce e a partir dela você e deve pesquisar a quantidade de horário que precisa trabalhar.

Cuidado com e excesso de carga horária (Foto: Divulgação)
Cuidado com e excesso de carga horária (Foto: Divulgação)

Como calcular as horas extra?

O cálculo é bem simples e você pode fazer aí na sua casa. Para saber qual o valor da hora extra naquele mês, você precisa pegar o total do seu salário e as horas que você trabalha por mês, isso sem contar os minutos extras e sim no contrato de trabalho. Você vai dividir seu salário pela quantidade de horas e o resultado te revela quanto tempo você trabalha por aquele determinado X. Ou seja, sua hora pode custar R$ 100 reais, por exemplo. Um outro exemplo é que quando um funcionário trabalho 40 horas por semana, ele trabalha 200 horas por mês. Nessa quantidade divivida pelo salário a pessoa descobre o valor da hora extra.

Como saber se receberei hora extra ou banco de horas?

Cada empresa define como retribuir as horas extras. Portanto, o ideal é sempre tirar essa dúvida antes de assinar o contrato de trabalho ou até mesmo com o seu chefe posteriormente, lembrando que tudo isso deve ter registro e não apenas ser de boca a boca. Aliás, o contrato trabalhista é fundamental para justamente colocar os direitos e deveres de forma clara, evitando assim problemas futuros.

Caso haja abusos e não tenha negociação, faça uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho.

Recomendado para você
Serviços

2 Via CELPE – Como ter a segunda via CELPE

Serviços

Como cancelar pacote da Vivo

Serviços

Jogo de Sofá em Promoção Casas Bahia

Serviços

Mercado Car Auto Peças, Ofertas, Lojas

Comentários
  1. vivian disse:

    Trabalho em uma empresa pública como clt. Minha carga horária e de 24 horas semanais. Posso fazer 2 plantões de 12 horas cada por semana ?

  2. JULIANO disse:

    EU TRABALHANDO NO DOMINGO TENHO DIREITO A FOLGAR SEGUNDA ME AJUDEM.

  3. Glauber disse:

    Boa tarde!

    A hora de almoço conta como hora trabalhada?

    Obrigado

  4. celio reis disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida em relação a carga horária que fazemos aqui na empresa que se trata de uma prefeitura, sou guarda municipal e nossa carga horária é de 8 horas diárias no sistema 5×1, trabalhamos 5 dias e folgamos 1 dia,temos 1,36 de almoço ou janta, quando da para tirar,folgamos somente um domingo e um sábado por mês, mas não junto uma semana folgamos no domingo e na outra no sábado,a carga horária da prefeitura é de 40 hs semanais, com este sistema eu penso que fazemos 48 hs, vou dar o exemplo; supomos que o mês começe na segunda, então eu trabalho até sexta-feira que da 5 dias, folgo no sábado,mas ai eu tenho que voltar no domingo, então neste sistema trabalhamos 48 hs semanais.certo? caso esteja correto o que preciso fazer para regularizar a carga horária?

  5. artur disse:

    Trabalho 7 x 1, 7 horas e 20 minutos por dia, a cada 1 mês e meio pego domingo e segunda pela escala. A pergunta é a seguinte: é permitido este 7 x 1?

  6. tarika disse:

    oi mtrabalho em uma farnacia de seg a sabado das 12;40 as 20;00 e aos domingos das 08;00 as 12;00
    e não folgo durante a semana apenas no domingo pois trabalho 1 e folgo outro isso ta certo ?
    obrigado

  7. Patricia santos disse:

    Oi,eu trabalho em uma firma de gesso sou secretaria,trabalho das 7:00 da manhã as 5:00 da tarde de seg a sex com 1 hr de almoço e no sab das 7:00 ás 12:00 sem parada …minha duvida e se eu me enquadro no quadro da lei de 44 horas semanais? aos dom não abre a firma se puderem me ajuda e estou trabalhando nessa firma ha um mês e não sou registrada e nem fiz contrato de experiência …oque devo fazer ?obrigado desde já

  8. sergio luiz disse:

    eu trabalho de segunda a sexta de 09;00 as 18;00 e so tenho 01;00 hora de almoço,,,e aos sabados de 09;00 as 17;00 horas,,,,eu quero saber si essas horas do sabado eu tenho direito e quanto eu devo receber de horas extras ou banco de horas?

  9. ronaldo disse:

    ola trabalho numa empresa de segunda a sábado das 7 as 13:30 e dois domingos do mês ate as 14:00 gostaria de saber qual seria minha carga horaria durante a semana ja que meu patrão disse que não ia mais pagar mais os domingos trabalhados obrigado

  10. ronaldo disse:

    ola trabalho numa empresa de segunda a sabado das 7 as 13:30 e dois domingos do mes ate as 14:00 gostaria de saber qual seria minha carga horaria durante a semana ja que meu patrao disse que nao ia mais pagar o domingo

  11. mara disse:

    quero saber se entrar em acordo com a empresa posso fazer as 8 horas direto sem intervalo.aguardo resposta por e-mail. obrigada….
    obs: sou funcionária pública municipal.

  12. Paulo Henrique Lopes disse:

    Olá me tire umas dúvidas,trabalho numa empresa minha função é balconista,trabalho de segunda há sexta de 08:00 as 18:00 não tenho horario de almoço certo,ganho 808,50 qual é a minha carga horária certa,e qual os direitos que eu tenho aguardo a resposta abraços!!!

  13. Karla disse:

    Ola Celio boa noite tudo bom, A legislação trabalhista estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.
    A legislação dispõe ainda que não sejam computados na jornada normal diária os 5 (cinco) minutos antes e 5 (cinco) minutos depois da jornada de trabalho, observado o limite máximo de 10 (dez) minutos diários. A apuração da jornada de trabalho para fins de pagamento de horas extras ou desconto de faltas, deve-se levar em consideração, principalmente, os acordos e convenções coletivas de trabalho que normalmente ditam normas específicas para as respectivas categorias profissionais e regiões de abrangência.
    É comum também nas empresas, a adoção do sistema de acordo de banco de horas para os empregados, visando maior facilidade na gestão e flexibilidade no controle de horas dos empregados.
    É direito garantido do trabalhador, conhecer as leis de trabalho, descritas na legislação e dessa forma não ser enganado, você estar certo em querer conhecer mas de seus direitos,
    Se de alguma forma você se sentir lesado pelo seu empregador, busque um advogado de causas trabalhistas, este fará as indicações e verificações necessárias ao seu caso em particular.
    Obrigada Celio espero ter ajudado
    Esteja sempre atento no nosso portal , em breve novos artigos sobre esse assunto e outros refentes ao mesmo .

  14. franciele Do Carmo disse:

    boa tarde sou auxiliar administrativo da prefeitura municipal e trabalho em uma escola tenho q cumprir 8 horas por dia e tenho direito a duas horas de almoço,mas a escola so funciona até as 16:40 entao queria que vcs traçasem para mim uma carga horaria com horario de entrada e horario de saida.pq acho q estou perdendo horas

  15. cristina disse:

    Sou chefe de Recursos Humanos em um supermercado e meu chefe quer implantar uma carga horária do dia 01 ao dia 10,pois durante esses dias o movimento é tranquilo, é possível ?

  16. leticia disse:

    ola trabalho de caixa em shopping de seg a sab faço das 10:00 as 18:00 e um domingo sim e outro nao 14:00 as 20:00 acho que minha carga horaria passa um pouco

  17. Priscila disse:

    Trabalho numa imobiliária e gostaria de saber se meu horario esta certo.

    2 A 6 F DAS 8:00 ÁS 12:00 , DAS 13:30 ás 18:00 SENDO sábado das 09:00 ás 12:00 hrs.

    Aguardo resposta

  18. luciana disse:

    trabalho em shopping como repositora de 9 e 30 as 17 e 30 com uma hora de almoço aos sabados trabalho de 9e30 as 18 e 30 tenho direito a alimentaçao?

  19. Karla disse:

    Boa Noite Luciana tudo bom, sim você tem direito a alimentação sim . Você pode conversar com seu empregador e juntos ver uma solução , para que tenha uma hora também aos sábados para que você possa se alimentar . Se ainda desta forma não entrarem em um acordo , ai se de alguma forma você se sentir lesado pelo seu empregador, busque um advogado de causas trabalhistas, este fará as indicações e verificações necessárias ao seu caso em particular. Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  20. sheila disse:

    sou domestica gostaria de saber se as 8 hrs de jornada de trabalho estao incluidas a 1 hr de almoço . obrigado.

  21. Ricardo luis disse:

    gostaria de saber se o horario almoço faz parte da jornada de trabalho d oito horas ou nao, no meu caso eu fico das 7:00 horas ate as 16:00 com um intervalo de uma hora par almoço 11:00 até as 12:00 por tanto no total são 9 :00 na empresa e sabado das 7: 00 as14:00 com intervalo tambem de uma hora para almoço,esta correto

  22. karine disse:

    trabalho em um supermercado e entro as 15:11 e saio as 00:01 faço uma hora de janta mais no caso da mais de 9 horas trabalhadas isso esta certo????????????

  23. mariza disse:

    Olá sou vendedora e trabalho 6 hrs corrida por dia durante a semana e aos sábados trabalho 8 hrs corrida. Gostaria de saber se está correto.Obrigado

  24. Suerlen disse:

    Boa tarde!!!
    Sou estudante do curso de Direito… e surgiu o interesse em saber mais sobre os direitos trabalhistas….

    Li todo o artigo, e tive interesse em saber mais sobre a jornada de trabalho… pra falar a verdade me sinto lesada… trabalho de segunda a sexta, sendo de segunda a quinta de 07:00 as 17:00 hs e na sexta de 07:00 as 16:00 hs com 01 hora de intervalo para almoço…

    O que questiono é o seguinte… pelo o quis diz acima a jornada de trabalho é de 44 horas semanais certo?! e pelo que vejo, estou trabalhando 48 horas… ou seja 04 horas a mais…. e não estou sendo remunerada por isso… então me pergunto que medidas tenho que tomar…

    E outra… batemos o ponto no ponto.. ex: entrada 07:01 saída 17:01 sempre respeitando os minutos… isso serve ate para o horário do almoço.. se batermos depois é considerado atraso..

    Por favor me explique..
    Desde ja o meu obrigada.

  25. Ana Alves disse:

    gostaria de saber se a hora de almoço é ou não incluida nessa jornada de 8 horas dia, pois pego serviço as 8 horas e paro as 18 horas tendo um intervalo de 2 horas de almoço sendo de 12 e 30 a 14 e 30 sou obrigada a aceitar 2 horas de almoço ou posso opnar somente por 1 hora. Isso tudo esta certo. certa da sua resposta desde ja agradeço.

  26. michelly disse:

    bom fica claro mesmo , deveres e direitos

  27. michelly disse:

    sou baba

  28. paulo henrique disse:

    entro so servico as 7:30 saio as 18:00 durante semana e tenho 1:30 de alomoco…e no sabado entro 7;30 e saio as 12:00 ta dentro das horas trabalhadas?????

  29. Raisa disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAIS OS DIRETOS DAS PESSOAS QUE A CARTEIRA E ASSINADA COM MEIO SALÁRIO? QUAIS SÃO SEU DIREITOS E DEVERES ?

  30. Aline disse:

    Bom Dia,

    Eu trabalho realizando suporte técnico pelo telefone e por email, trabalha das 6:30hs as 14:50hs na escala 6×1 sendo que em uma semana se trabalha o sabado e a outra se trabalha o domingo, isso esta correto? Gostaria de saber quais são os meus direitos.

    Att

  31. rogerio disse:

    em relaçao a shopping quantas horas semanais deve ser trabalhada por semana.e também tem direito a um dia de folga ne dentro das horas trabalhadas.

  32. franciel sousa disse:

    olá bom dia !! eu trabalho de motorista onibus escolar a um ano , passei em concurso publico municipal , mais agora o prefeito quer me colcar pra trabalhar no interior o dia inteiro, pq não votei nos candidatos dele nas eleiçoes,queria saber se tenho direito a receber mais por isso ?? e tem mais, fico a disposição no serviço das cinco e quarenta da manha as cinco e quarenta da tarde , embora não trabalho o tempo todo .. gostaria de saber o q fazer !!

  33. franciel sousa disse:

    olá bom dia !! eu trabalho de motorista onibus escolar a um ano , passei em concurso publico municipal , mais agora o prefeito quer me colcar pra trabalhar no interior o dia inteiro pq não votei nos candidatos dele nas eleiçoes,queria saber se tenho direito a receber mais por isso ?? e tem mais, fico a disposição no serviço das cinco e quarenta da manha as cinco e quarenta da tarde , embora não trabalho o tempo todo .. gostaria de saber o q fazer !!

  34. danieli disse:

    oi, tenho uma duvida..trabalho de segunda a sexta das 07:30 as 19:00, sendo 1/30 de almoço…..nao trabalho aos sabados. ou seja trabalho 50 horas semanais..esta correto? meu patrao afirma que sim, mas preciso de ajuda

  35. danieli disse:

    oi, tenho uma duvida..trabalho de segunda a sexta das 07:30 as 19:00, sendo 1/30 de almoço…..nao trabalho aos sabados. ou seja trabalho 50 horas semanais..esta correto? meu patrao afirma que sim, mas preciso de ajuda

  36. Angela disse:

    bom dia, trabalho 14 horas por dia, sem intervalo de almoço e folgo no outro. gostaria de saber se esta correto este horario. obrigado!

  37. leda disse:

    quando o funcionário falta 11 dias e traz licencamedica ,nessa licença não e preciso vir o motivo da licenca

  38. Renata Teixeira disse:

    Meu marido trabalha numa loja de manutenção de bombas hidráulicas. Seu horário de 2ª a 6ª feira é de 8h as 18h com uma hora de almoço e aos sábados, de 8h as 16h (sem hora de almoço). Seu chefe não gosta de dar feriados municipais e/ou estaduais (chama-os de feriados bobos). Há uns 3 meses, ele está dando uma folga por mês, aos sábado.O que tem de errado aí? Desde já, agrdeço pela atenção.

  39. Josenaldo disse:

    Olá, gostaria de saber qual a carga horária de um gerente de padaria, se trabalha aos sábados, domingos e feriados, quanto tempo para almoço e se recebe horas extras?

  40. monica disse:

    tenho duvida na minha carga horaria semanal se esta correta, pois trabalho de 2ª a 6ª feira as 21:00 – 0100 – 02:00 – 06:00., segundo me informei tenho que fazer a carga horaria de 8,48 por semana.

    alguem pode me ajudar

  41. william disse:

    Olá , eu trabalhei em uma fábrica de produtos hospitalares , e pedi demissão hoje pelo simples fato de que eles estão atrasando os pagamentos , e sei que pelo dever , eles tem que dar vale almoço , vale lanche , e passagem , e ao todo por semana são 44 horas de trabalho , lá era 45 horas sem conta os 2 sábados que era 4 horas cada , resumindo 53 horas de trabalho por mês ,, oque devo fazer ? recorrer a justiça ? pois é meu primeiro emprego .

  42. gladson conceição santos disse:

    quero saber se o horario de intervalo conta como hora trabalhada

  43. ELDA NUBIA SOUSA PEREIRA disse:

    no dia 02 de ferreiro recebi por conta da empresa o aviso prévio com a redução de duas horas diárias mas não passaram para mi o horário de almoço e nem o horário que retorno. sendo que a empresa e no bairro e eu moro no bairro eu tinha cartão alimentação e o cartão de transporte porque eu estava sempre em outros bairro a empresa mi ligou pedindo os dois cartões mi sentir constrangida por esse fato ela exige que venho almoçar em casa. pôquer antes o h0rario era de 08;DA MANHA ATE 17HORAS

  44. roseli disse:

    oi trabalho em uma empresa onde faço o seguinte horario das 12.40 as 21.00 hrs com 01 hora de intervalo tenho 01 folga semanal e 01 domingo por mes esta correto ???

    esta correto tbm trabalhar 09 horas e deste horario fazer o intervalo e assim fica 08 horas trabalhada

  45. Luzineide Parente disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber qual a carga horária de quem trabalha em indústria e gráficas.

  46. Jozy disse:

    Boa tarde!
    Moro em um município e trabalho em outro. Minha jornada de trabalho é de 06h por dia, 30h semanais. Gostaria de saber a partir de que momento começa a contar o tempo de serviço.

  47. lyvemen disse:

    Prezados bom dia, gostaria de saber se posso em um dia na semana entrar no horarios de 6:00 as 14:00hs se trabalho das 14:00 as 22:00? se ouver acordo entre o empregador e empregado. pode haver esta flexibilidade? obrigado

  48. Alberto Junior disse:

    Bom dia !

    Olá, trabalho de seg á sex. de 07:00 ás 17:00 com intervalo de 1:30h e aos sábados de 8:00 ás 12:00hs sendo todos os sábado pra eles é obrigatório trabalhar até 12:00 mês de folga.
    Minha dúvida é se estou trabalhando horas a mais,pois pelo que sei deveria ter uma carga horária de 44hs semanais.
    Agradeço desde já!

  49. adson soares disse:

    trabalho de 4 da manha ate as 12 de segunda a sexta e no sabado de 3 as 9 a semana toda sem intervalo para descanso ta certo isso??trabalho feriado nao recebo nada a mais ,mas se presciso faltar e descontado 2 dias nao registro ponto ..sera q eu tenho algum direito

  50. ana disse:

    bom dia minha mãe esta trabalhando uma carga horaria de 15 horas sem intervalo para refeição, e folga as 24 horas que é o dia seguinte isto é legal diante da lei.

  51. CLAUDIA disse:

    BOA TARDE!TRABALHO EM UMA FARMÁCIA,MINHA CARGA HORÁRIA É: 14H 30 ÀS 22H, DE SEG. A SÁBADO.E AO DOMINGOS DAS 8H ÀS 21H,SEM INTERVALO PARA DESCANSO…ISSO É LEGAL?
    OBRIGADA!!

  52. ana disse:

    trabalho em um hospital do plantão de 12.00 horas mas trabalho ,plantão feriado domingo e folgo 2dias gostaria de sabe se por trabalhar feriado se a carga horária e a mesma

  53. Elaine Carvalho disse:

    Bom Dia!
    Gostaria de saber sobre minha carga horaria de trabalho dentro de uma imobiliária.
    Eu comecei a trabalhar de 8:00 ás 18:00, sem trabalhar nos sábados.
    Conversei com ele, se eu poderia ficar de 8:00 ás 17:00 e trabalhar nos sábados para completar a carga horária. Sabendo eu que a carga horária é de 44 horas semanais correto?
    Mas agora ele vai mudar a imobiliária de endereço e me falou que o horário vai ser de 9:00 ás 18:00 e aos sábados de 9:00 ás 13:00.
    Então gostaria de obter uma resposta concreta sobre se isto está correto e o que eu posso argumentar com ele a respeito disso.
    Desde já agradeço a atenção.
    Elaine

  54. tony disse:

    bom Eu queria saber Eu trabalho das 06:40 ate as 18:00 eu queria saber como faço porque eu recebo 1008 resgitrado na carteira mas em maos recebo 1200 esse é o valor justo que eu devira receber por 12 horas de trabalho ?

  55. ivanildes disse:

    gostaria de saber sim minha patroa pode manda almoca as 9.45 da manha sim entro as 8.00?e saio as 16.20 a tarde e n como mas nada sim isso e certo .trabalho em um restaurante?

  56. cinthia disse:

    olá , meu nome é Cinthia , estou com uma pequena duvida gostaria que vocês me ajudassem , eu trabalho como auxiliar de serviços gerais de segunda a sexta das 6 da manha ate as 15 :48 , daria mais de 44 horas semanais né , e eles não pagam hora extras , isso estaria certo ?

  57. vladimir disse:

    minha jornada diária de trabalho é de 08:48 porem minha chefe esta dizendo que não posso fazer 2 horas extra e sim 1:12 por dia esta certo isso? gostaria de esclarecimentos dos amigo. Obrigado.

  58. creuza silva do nascimento disse:

    eu trabalho 12 por 36 e sai 2 horas antes comuniquei que ia sair me deram altorizaçao e discontaram o dia de trabalho inteiro isso é correto

  59. ana carla disse:

    eu trabalho das 9;00 as 19:30 da noite esta certo possa me ajudarem

  60. Ana Paula disse:

    Bom dia

    Comecei a trabalhar como auxiliar de escritório
    de seg a quinta das 07:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00
    sexta 07:30 às 12:00 e das 13:30 as 17:00

    Está correto esse periodo???

  61. Juliana disse:

    Trabalho das 14 hrs as 22 hrs e folgo 7 por 1,sendo dois domingos e duas na semana. Será que esta certo???

  62. ANA disse:

    TRABALHO DE VENDEDORA E NÃO TENHO HORARIO DE ALMOÇO APENAS ALMOÇO E JA VOLTOEM 30 MINUTOS PARA O TRABALHO E NÃO GANHO HORA EXTRA ISSO ESTA CORRETO PERANTE A LEI

  63. leticia clara segantini disse:

    trabalho todos os dia inclusive aos domingos e feriados de seg a sexta das 9 as 17;20 de sabado das 10 as 18;20 de domingo das 13 as 2200. tenho uma hora de almoco. e folgo 2 domingos do mes e ainda mais 2 e as vezes 3 folga fora o domingo. sou registrada como ax de producao . sou registrada com um salario de R $ 1100,00 gostaria de saber se esta tudo correto. obgada.

  64. tamara disse:

    Olá bom dia !!! Eu sou atendente administrativa numa clinica …pego das 08:00 á 12:00 e 13:00 as 17:00 segunda ,quinta e sexta . Na terça e quarta os horarios são 08:00 a 12:00 e 13:00 as 19:00 não trabalho sábado !! Quanto de hora extra estou fazendo!! Muito obrigada pela atenção.

  65. Tais disse:

    olá,

    trabalho como assistente administrativa em um supermercado trabalho das 8 ao 12 e das 14 as 18:30 de segunda a sexta e no sabado até meio dia.. trabalhei durante um ano exercendo esse horario até as 19:30, queria saber se esta certo.. se é uma lei que deve ser cumprida ou depende de cada sindicato.
    muito obrigada!

  66. maria jessica disse:

    ola sou domestica minha patroa quer mudar o horario de trabalho das 8 as 18 er no sabados das 8 as 2 ta serto er obrigatorio trabalhar no sabado

  67. Samantha disse:

    Bom dia,

    Gostaria de saber se a empresa pode alem de cortar todos os benefícios, diminuir a carga horário dos profissionais de 44 para 30h. Avisando apenas com 14 dias de antecedência

  68. jose elenilson disse:

    domingos podem ser somados como banco de horas?

  69. telma disse:

    trabalho de segunda a sabado em um supermercado, trabalhando 8 horas por dia tenho hora extra as vezes entro 7h sai 12h almoço e retorno as 14 e sai as 17h

  70. geiliane disse:

    estou com problema de carga horaria no meu serviço trabalho de 2 a6 das 8;00as 18;00 e no sabado nao estou indo por motivo pessoal mas conversei na empresa me liberaram mas estao descontando de mim e correto loja de mat de construçao

  71. Rodrigo Araujo disse:

    Bom dia,pois estou com duvidas trabalho em escala de 5×2 onde trabalho das 7:00 as 15:00 na base da empresa terceirizada com 1hora de refeição que e de quarta até Sexta e aos sabado e domingo 12horas em um posto com 1hora de refeição folgas segunda e terça. Duvida e se Domingo e feriado tenho que receber 100% ??

  72. Ivana disse:

    Gostaria de saber se é legal uma jornada que inicia as 7h30 até as 12h e das 13h30 até 17h00 quando sempre ultrapassa o horário de sair. Isso num ciclo de 15 dias corridos pra folgar só dois dias. Sendo que domingo e feriado pagam hora extra. Obrigada.

  73. BIA disse:

    Olá, trabalho em uma empresa com horário semanal das 08:00 as 18:00 com 2 horas de almoço e aos sábados das 08:00 as 13:00. Tenho direito a algo no final do mês, ou nao sou obrigada a trabalhar apos esse horario:

  74. Ariana disse:

    Trabalho de 8:00 as 13;30 e da 15:00 até 19:00 para não trabalhar no sábado. Ta certo ?

  75. girlene disse:

    queria saber se chegar 15 minutos atrasado no serviço agente perde o domingo pq na empresa q trabalho esta fazendo isto isse q e por lei obrigada

  76. Francisco Junior disse:

    Girlene você tem direito por lei de 15 minutos de tolerância, mas tenha cuidado se isso for frequente a empresa pode sim, também com base na lei exercer os direitos dela.

  77. Ailson Santana Santos disse:

    Eu trabalho em um Supermercado: 8 hrs de seg à sex(horário normal), 9 hrs no sab e 7 hrs no dom(como hora extra100%), e uma folga fixa de terça isso é legal nas leis trabalhistas???

  78. Karla disse:

    Rodrigo isso depende do que foi feito no seu contrato de trabalho, há empresas que pagam 100%, outras 50% e outras que não pagam nada, pois a empresa compensa esses dias “feriados e domingos” com folgas seguintes. No entanto veja seu contrato de trabalho e veja como está qualificado quanto seus horários “fim de semana e feriados.”

  79. Nara disse:

    Bom dia eu trabalho como atendente em consultório médico, de 8:00 as 18:00 1 hora de almoço minha carteira esta assinada como auxiliar administrativo essa jornada esta correta? obrigada.

  80. Nara disse:

    Bom dia, trabalho em um consultório médico de segunda a sexta de 08:00 as 18:00 1 hora de almoço essa jornada esta correta? minha carteira esta assinada como auxiliar administrativo

  81. Carlos Gilvan Pereira disse:

    trabalho no supermercado das (7:30 as 17:30 com 1:30 de intervalo de segunda a sábado) sou registrado como repositor mas trabalho em outras funções como,empacotador e faxineiro.
    Mas recebo apenas como repositor isso ta certo?

  82. Gleicy disse:

    Olá,
    Trabalho numa empresa de segunda à quinta 08:30-12:00/13:00-18:30, sexta 08:30-12:00/13:00-17:30. Esse horário para compensar o sábado que não trabalhamos.
    Isso está correto?

    Obrigada

  83. Gleicy disse:

    Olá,
    Trabalho numa empresa de segunda à quinta 08:30-12:00/13:00-18:30 e sexta 08:30-12:00/13:00-17:30. Esse horário para compensar o sábado que não trabalhamos.
    Essa carga horária está correta?

  84. valeria disse:

    eu trabalho numa farmacia entro as 7 da manha e saio as 5 da tarde e so tenho uma 1 hora de almoço isso é certo?

  85. joão marcos disse:

    trabalho em uma cerâmica,meu horário é de 05:00 até as 22:00,mais sou obrigado a trabalhar até ás 4 ou 4 e meia da tarde isso tá certo.

  86. anildo medeiros disse:

    Favor informar se é possível assinar a carteira para quem trabalha 02 horas por dia, ou seja 10 horas semanais?

  87. mauricio disse:

    Olá.estou com um probrema no meu emprego de carga oraria eu trabalho das 08 as 18 de segunda a sexta e nos sabados das 08 a 12 essa carga oraria ta serta

  88. ERLDO disse:

    bom dia, eu preciso esclarecer uma duvida, se voçês poderem me ajudar.

    os fucionario entram para trabalhar as 07:30 e saia as 17:45 de segunda a

    quinta, na sexta entram as 07:30 e sai as 16:45 esta certo iso.

    temos o intervalo de almoço de 1:00 hora e outro de café de 15 minutos .

    me responda se for posilvel

  89. Graciele disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se meu horário de trabalho esta de acordo com a lei
    meus horários são: entrada:7:30 intervalo de almoço :11:30as 13:00 e saída do trabalho as 18:00.Trabalho de segunda a sexta feira em uma oficina,e não recebo nenhuma hora extra.
    Aguardo resposta.

  90. Karla disse:

    Boa Tarde Erldo tudo bom, neste artigo você vai encontrar mas informações sobre como funciona a carga horária, mas cada empresa define como retribuir as horas extras. o ideal é sempre tirar essa dúvida antes de assinar o contrato de trabalho ou até mesmo com o seu chefe posteriormente, lembrando que tudo isso deve ter registro e não apenas ser de boca a boca. Aliás, o contrato trabalhista é fundamental para justamente colocar os direitos e deveres de forma clara, evitando assim problemas futuros.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  91. Karla disse:

    Boa Tarde Mauricio tudo bom, neste artigo você vai encontrar mas informações sobre como funciona a carga horária, mas cada empresa define como retribuir as horas extras. o ideal é sempre tirar essa dúvida antes de assinar o contrato de trabalho ou até mesmo com o seu chefe posteriormente, lembrando que tudo isso deve ter registro e não apenas ser de boca a boca. Aliás, o contrato trabalhista é fundamental para justamente colocar os direitos e deveres de forma clara, evitando assim problemas futuros.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  92. Karla disse:

    Boa Tarde João tudo bom, neste artigo você vai encontrar mas informações sobre como funciona a carga horária, mas cada empresa define como retribuir as horas extras. o ideal é sempre tirar essa dúvida antes de assinar o contrato de trabalho ou até mesmo com o seu chefe posteriormente, lembrando que tudo isso deve ter registro e não apenas ser de boca a boca. Aliás, o contrato trabalhista é fundamental para justamente colocar os direitos e deveres de forma clara, evitando assim problemas futuros.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  93. JUNIOR disse:

    Boa Tarde!
    Trabalho de manobrista,onde tem dois funcionários eu trabalho de 7:30 ás 18:00 e o outro de 09:00 ás 21:00 sábado sim outro não de 8hr ás 13hrs tendo 1hr de almoço,ou seja tanto eu como ele trabalha mais de 8hrs por dia,meu chefe diz que temos q trabalhar 220hrs por mês mais nunca atingimos essa carga horária!
    Queria saber se está correto?
    Ajude-nos Por Favor..

  94. Natali Martins disse:

    Trabalho em um consultório médico entro 08 hs da manhã e não tenho hora pra sair quando tem atendimento, nos dias que não tem, saio 17 hs e tenho 02 horas de almoço mas qualquer coisa particular ou trabalho que precisam eu tenho que ir na minha hora de almoço. normalmente 2° e 4° feira eu saio 19:30 20:00 mais ou menos já sai ate mais tarde 3° saio 18 hs e 5° e 6° que não tem atendimento saio 17 hs mas acabei de saber agora que meu horário de sair é 18 hs , Gostaria de saber se isso é certo?

  95. ALANA disse:

    TRABALHO DE OPERADORA DE CAIXA, SE TRABALHO DIA DE SABADO DAS 8HS DA MANHA ATE AS 9 DA NOITE, COM DUAS HORAS DE ALMOÇO, GOSTARIA DE SABER SE ISSO ESTAR CERTO/?

  96. JADSON LEITTE disse:

    A EMPRESA AO FICAR PARADA POR DIAS POR FALTA DE PRODUÇÃO ELA PODE FAZER COM QUE O FUCIONÁRIO TRABALHE SÁBADOS PRA PAGAR A EMPRESA …..SENDO QUE ELA QUE NÃO ESTAVA DISPONIVEL PARA OS FUCIONÁRIOS PRESTAREM SERVIÇO. MAS UMA COISA A EMPRESA PODE LANÇAR LICENÇA PATERNIDADE EM BANCO DE HORAS AO INVÉS DE PAGAR?

  97. Naty disse:

    Bom dia !
    Trabalho em uma loja de móveis recentemente mudaram meu horário e de uma colega, trabalhamos na parte de marketing da empresa de segunda a sexta das 8:30 até 18:00 com 1:00 hora de almoço, gostaria de saber se esta correto nossa carga horária.

  98. samuel disse:

    Eu trabalho de 14:20 as 22:35 no outro dia pego no serviço 06:00 e largo 14:20 e correto

  99. ANDRE disse:

    OLÁ! BOM DIA GOSTARIA DE ENTENDER MELHOR COMO FUNCIONA ESSAS 8 HORAS, PELO MEU ENTENDIMENTO DENTRO DESSAS 8 HORAS JÁ ESTA INCLUSA A HORA DE INTERVALO DE 1 HORA E NÃO 8 HORAS + 1 COMO DIZEM MUITOS EMPREGADORES, TENDO EU O INTERVALO DE UMA(1) HORA NÃO SERIA CORRETO PENSAR QUE ESSA UMA(1) HORA ESTA DENTRO DESSAS 8, AO INVÉS, DE EU TRABALHAR 8 HORAS E TER + 1 HORA DE INTERVALO? SOMANDO 9 HORAS ? E ENQUANTO ESSES BENDITOS 0:48 MINUTOS QUE SE ADICIONA, É LEGAL?

  100. Vanderli Ferreira da Silva balbino disse:

    Oi ,eu vou começar em um trabalho que será terças,quinta ,sábado e domingo é o patrão quer que eu trabalhei tbm todos os feriados que não seja no meu dia de trabalho.É correto ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *