Tosse Seca, Como Tratar

PUBLICIDADE

Com a mudança de temperatura, é normal que o nosso corpo tenha reações adversas e acabe por contrair doenças comuns para aqueles que possuem a imunidade baixa. Atualmente, no Brasil, as diferentes variações de clima acontecem durante apenas um dia e estar preparado para isso pode facilitar na prevenção de doenças respiratórias. Com a chegada do inverno, mais e mais pessoas já começam a mostrar os sintomas comuns de pequenos problemas, como a tosse seca. Mas, antes de se adiantar para saber como curar ou tratar esta inconveniência, é necessário, antes de tudo, identificar que tipo de tosse é esta.

A tosse seca tem como primeira característica ser diferente da tosse produtiva (com secreção), que é resultado da inflamação ou infecção das vias respiratórias, decorrida, geralmente, de resfriados e gripes. Diferente disso, a tosse seca é proveniente da irritação dessas vias respiratórias. Enquanto a tosse produtiva é um meio do nosso corpo eliminar a secreção e outros elementos agressivos do organismo, a tosse seca é o resultado de uma irritação no aparelho respiratório causado pela presença de uma agente que resulta no problema. Exemplos destes agentes são: cigarro, poeira, poluição, entre outros.

As inconveniências que a tosse seca pode causar são várias. Entre elas estão a incontinência urinária, distúrbio no sono e refluxo gastroesofágico. Por esta razão, o tratamento deve ser feito através de medicamentos antitussígenos, também conhecidos como calmantes da tosse.

Pela internet é possível encontrar muitas dicas prometendo o tratamento da tosse, assim como remédios naturais, como plantas e chás. Medicinas alternativas também são facilmente encontradas, no entanto, procure sempre uma orientação médica. Resultados alérgicos e efeitos colaterais são muito comuns em casos de automedicação.

PUBLICIDADE

Ainda assim, a prevenção continua sendo a maior indicada, portanto, seguem algumas indicações obtidas no site da Boehringer Ingelheim do Brasil: evite permanecer muito tempo em ambientes fechados com aglomerações de pessoas; mantenha sempre limpo e ventilado os cômodos em que passa bastante tempo, sejam eles em sua casa ou do ambiente de trabalho; quando for remover o pó de móveis, procure utilizar panos úmidos; principalmente para os moradores de regiões urbanas, esteja sempre atento às variações bruscas de temperatura; não fume e evite o contato com a fumaça do cigarro, independente qual tipo de fumo seja; troque os agasalhos feitos de lã por peças feitas de moletom; quando for lavar roupas de inverno e cobertores, procure mantê-los um período razoável sob a luz do sol, a secagem através da luz solar, além de ser natural, deixa a peça de roupa “respirar”; em caso de secreções, fique atento à cor destas, pois é através dela que se pode obter um primeiro diagnóstico com relação à sua gravidade, a tonalidade da secreção tem como característica, quanto mais escuro, mais grave pode ser o problema. Por último, boa alimentação, hidratação correta e exercícios físicos são sempre boas práticas para evitar uma baixa imunidade e maior resistência no organismo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.