Tie Dye x Dip Dye: qual a diferença?

As ideias de customização estão em alta e influenciam diretamente o mundo da moda. Entre as técnicas que se popularizaram nos últimos tempos, vale…

As ideias de customização estão em alta e influenciam diretamente o mundo da moda. Entre as técnicas que se popularizaram nos últimos tempos, vale ressaltar Tie Dye e Dip Dye.

Para personalizar uma peça de roupa, vale a pena apostar em uma técnica de tingimento. (Foto:Divulgação)

Tanto o Tie Dye como o Dip Dye corresponde a um estilo de tingimento de tecidos. Através das duas técnicas, é possível criar peças autênticas, descontraídas e cheias de personalidade.

O Tie Dye e o Dip Dye foram criados para valorizar a tendência de degradê, que invadiu com tudo as passarelas e já está presente nas vitrines das principais lojas de roupas do país. As técnicas de tingimento que exploram o ‘tom sobre tom’ aparecem nas saias, nos shorts, nas blusas, nas calças, nas camisetas, entre outras peças de vestuário.

Características do Dip Dye

O Dip Dye é uma técnica de tingimento realizada encostando parte do tecido na tinta para criar um efeito. A peça ganha uma customização com cores do mesmo tom, obtendo assim um efeito de transição moderado e bem suave.

Valorizando as cores de uma mesma paleta, o Dip Dye cria um efeito chamado ombré. O tingimento com vermelho e laranja ou azul e roxo são exemplos de combinações de cores para valorizar a técnica.

Short Dip Dye: passo a passo

Short Dip Dye. (Foto:Divulgação)

Aprenda como fazer o short Dip Dye:

1. Pegue um short jeans velho e deixe-o mergulhado na água sanitária por um tempo.

2. Depois que a peça estiver bem desbotada, é necessário enxaguá-la bem.

3. Dilua um pouco de tinta laranja em 1 litro de água fervendo.

4. Coloque o short na água com tinta, cobrindo apenas a parte que deve ser tingida com a cor (a barra).

5. Aguarde o processo de tingimento, que leva no máximo meia hora.

6. Enxague o short com água fria e deixe-o secar.

7. Quando a peça estiver seca, prepare a tinta da cor vermelha da mesma forma que foi feita com a laranja. Mergulhe a área que precisa ser tingida (no caso o cós) e espere 10 minutos.

8. Enxague o short com água fria e espere secar.

Características do Tie Dye

O Tie Dye é uma técnica de tingimento artístico que se tornou popular entre as décadas de 60 e 70. A combinação de cores psicodélicas e vibrantes passou a caracterizar o figurino do movimento hippie.

Existem várias formas de tingir uma peça de vestuário com a técnica Tie Dye. O que as pessoas mais costumam fazer é amarrar o tecido e mergulhar na tinta. As cores ficam distribuídas no tecido sem um padrão definido, além do que adquirem um efeito manchado.

Camiseta Tie Dye: passo a passo

Camiseta Tie Dye. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir como fazer camiseta Tie Dye:

1. Pegue a camiseta e amarre-a com barbantes do jeito que achar melhor.

2. Ferva a água com duas colheres de sal grosso e misture o pó corante. Se for trabalhar com mais de uma cor na peça, vale deixar as tintas preparadas em diferentes bacias.

3. A peça pode ser tingida de diferentes formas, principalmente se houver combinação de cores.

4. Enxague a peça, torça e espere secar.






Top