Terapias complementares SUS

PUBLICIDADE

Estima-se que 4 milhões de brasileiros utilizam alguma forma de terapia alternativa para tratar doenças sem o acompanhamento médico. Visando garantir a qualidade da saúde dos pacientes que optam por tratamentos nada convencionais, o Ministério da Saúde normatizou, por meio da Portaria 971, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2008.

A Associação Brasileira de Medicina Complementar calcula que cerca de 50 000 terapeutas alternativos atuam no país, muitos sem diploma de medicina. A cada dia que passa aumenta em 20% o número de profissionais que passam a atuar nesse ramo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que 80% da população dos países em desenvolvimento, como o Brasil, utiliza-se de práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde aliadas a tratamentos alternativos desregrados. Deste montante 85% utilizam plantas ou preparados caseiros, que por muitas vezes, não possuem confirmação cientifica de eficácia.

PUBLICIDADE

Por isso o Ministério da Saúde resolveu regularizar o uso de tratamentos por meio de fitoterapia, homeopatia, acupuntura e de outras práticas terapêuticas alternativas. Além disso, há um esforço em divulgar informações sobre os tratamentos pouco convencionais. Cabe lembrar que a pratica desses tratamentos são aliadas na maioria dos casos ao tratamento tradicional e com acompanhamento de um médico.

Veja abaixo para como funcionam alguns tratamentos alternativos.

Fitoterapia: Esse tipo de tratamento é feito por meio de plantas. É considerada planta medicinal aquela que contém uma substância bioativa. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, e devem ser usadas em doses pequenas para ter o efeito desejado.

Por isso é importante falar para o seu médico que você está utilizando esse tipo tratamento alternativo. Ele vai lhe dizer se essa planta realmente pode ajudar ou se o principio ativo dela pode prejudicar seu tratamento. Não pare de ingerir os medicamentos receitados pelo médico para utilizar plantas em seu lugar.

Homeopatia: Você já deve ter escutado o termo “dose homeopática”. Isso porque o tratamento homeopático consiste em fornecer ao paciente, na maioria das vezes de maneira preventiva, pequenas doses diluídas de compostos que são tidos como causas da doença em pessoas saudáveis.

Desse modo, o sistema de cura natural da pessoa, os anticorpos, é estimulado de modo a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora. Usamos esse método nas vacinas.

PUBLICIDADE

Acupuntura: A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, para obter efeito terapêuticoem diversas condições. Esse tratamento pode ser utilizado para amenizar dores corporais, além de auxiliar na redução de peso.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.