Ter disciplina melhora a qualidade de vida

Autocontrole é uma atitude que anda em falta, atualmente. Com a modernidade, diminuíram as dificuldades para conseguir alcançar o prazer, em diversas áreas de…

Autocontrole é uma atitude que anda em falta, atualmente. Com a modernidade, diminuíram as dificuldades para conseguir alcançar o prazer, em diversas áreas de nossa vida. Por exemplo, existem os planos ilimitados para ligarmos pra todos que quisermos; ficarmos 24 horas na internet pelo telefone; estarmos com nossos amigos o tempo todo, pelo facebook. Estamos, cada vez mais, a favor da satisfação imediata e não pensamos no que pode ocorrer a longo prazo. Porém, existem consequências para nossa saúde, devido a essas atitudes.

Pesquisas mostram que quanto menos autocontrole temos, menores são as chances de sucesso no trabalho e nas relações pessoais, além de maiores as dificuldades para conseguir manter o controle sobre outras situações, levando a problemas de saúde como obesidade, ansiedade, depressão, compulsão por compras, entre outros.

É importante entender que nos satisfazemos menos, quando movidos, demasiadamente, pelos impulsos. Pois, a satisfação ocorre no momento em que realizamos o ato. Porém, logo em seguida, vem uma grande angústia e sensação de culpa, e são esses sentimentos que acabam nos afetando, mais tarde, profundamente.

É importante conseguir a capacidade de resistir aos impulsos. Mas a vida moderna nos leva ao movimento contrário. Se não temos dinheiro, dividimos em 10 vezes e sem entrada. Essas facilidades ajudam a piorar o nosso autocontrole.

Existe a possibilidade de mudar essa realidade. Podemos adquirir autocontrole se seguirmos algumas regras. Tendo disciplina, tudo melhorará, fazendo com que fiquemos satisfeitos conosco. Isso não significa não ter mais prazer e sim saber administrar os prazeres de forma saudável.

A capacidade de resistir a tentações influência em muitos aspectos da nossa vida. A falta de autocontrole causa um imenso desgaste emocional. Hoje, existem diversos problemas psicológicos como a depressão, que estão aumentando e tem ligação direta com o aspecto de insatisfação, devido à falta de autocontrole.

Leia Também:  Tratamento Capilar Barato - Preços, Clínicas

É necessário tentar recarregar as energias. Existem dicas para que possamos nos reeducar a ter autocontrole. Uma delas é ingerir uma pequena quantidade de bebida açucarada, pois aumentam nossa paciência. Mas, é importante tomar cuidado para não trocar um vício por outro.

Dicas para melhorar o autocontrole

  1. Ingerir bebidas açucaradas, pois aumentam a paciência. Mas cuidado para não exagerar nos doces;
  2. Concentrar-se em apenas um objetivo por vez;
  3. Ter em mente que não ganhamos sempre;
  4. Fazer exercícios físicos diariamente;
  5. Fazer várias atividades agradáveis por dia;
  6. Olhar a longo prazo e não apenas no agora.

A grande dificuldade é transformar a resistência à tentação em um hábito. Mas com perseverança e disciplina podemos conseguir. Os resultados são uma melhor satisfação com sua própria vida, mais alegria, menos estresse e mais saúde. Talvez o segredo de uma vida feliz e saudável esteja no comer menos, beber menos, estressar-se menos, para viver mais e melhor.

Top