Tatuagens: como tudo começou

A tatuagem existe a cerca 3.500 anos, quando os indivíduos a utilizavam como forma de expressão de sua personalidade e de marcos da sua…

As tatuagens fazem parte da cultura de tribos primitivas (Foto: Divulgação)

A tatuagem existe a cerca 3.500 anos, quando os indivíduos a utilizavam como forma de expressão de sua personalidade e de marcos da sua vida. Os primitivos se tatuavam para expor fatos como o nascimento de um filho, puberdade e a morte. Depois de um tempo os acontecimentos sociais também passaram a fazer parte dos desenhos corporais. As conquistas, derrotas e até os códigos e classificações sociais passaram a ser vistos por meio das tatuagens.

Grupos de pessoas se identificavam através nessa forma de comunicação. Na era Cristã, por exemplo, os religiosos, crentes em Cristo, se reconheciam por causa de uma série de sinais tatuados, como a cruz, desenhos de peixes e letras gregas. Já na era moderna esse tipo de manifestação foi marginalizada por anos, sendo sinônimo de bandidagem, já que facções criavam códigos que eram impressos na pele, como identificação da gangue.

Os desenhos corporais fazem parte da cultura humana (Foto: Divulgação)

No Brasil, o dinamarquês Knud Harald Lucky Gegersen, conhecido popularmente como Mr. Tattoo foi precursor da tatuagem moderna. Em 1959 Lucky fazia uso de sua técnica de desenhista e pintor para expressar sua arte nos corpos de pessoas que viviam na cidade de Santos, local aonde o tatuador residia. A importância desse homem para esse segmento chegou a ser reconhecida pelos principais veículos de comunicação da época, que o consideravam o único tatuador profissional da América do Sul.

Os tatuadores continuam se aperfeiçoando (Foto: Divulgação)

Vários seguidores de Luck foram se aperfeiçoando e dando continuidade a arte de desenhar no maior órgão do corpo humano: a pele. A exemplo do que acontecia na antiguidade as tatuagens mostram a personalidade de quem a usa, além de seus desejos e afinidades. Cada desenho impresso na pele tem a função de dizer algo para quem o vê que vai além da forma geométrica.

Leia Também:  Sugestões de tatuagens para casais

Para homenagear os tatuadores e amantes dessa arte, o Mundo das Tribos lançou um concurso cultural onde os internautas deveriam encaminhar fotografias de suas tatuagens para o portal, sendo que algumas fariam parte de um artigo especial. Depois de receber centenas de retratos de tatuagens de todos os tamanhos, formatos e significados, selecionamos as melhores. Confira abaixo tattoos escolhidas para fazer parte deste artigo.

Top