Tapetes persas e turcos: diferenças

Isabella Moretti 27/11/2012 Bem Estar

Muitos elementos da decoração turca estão ganhando espaço no Brasil graças à novela ‘Salve Jorge’. Entre as peças que encantam os telespectadores, vale ressaltar os tapetes vendidos na loja de Mustafá, personagem interpretado por Antonio Calloni. Embora os produtos sejam bonitos e capazes de valorizar o estilo étnico, as pessoas ainda fazem confusão entre os tapetes persas e turcos.

Um modelo de tapete oriental forra o chão da sala. (Foto:Divulgação)

Tapetes artesanais X Tapetes industrializados

Embora ambos sejam confeccionados artesanalmente no outro lado do mundo, os tapetes persas e turcos possuem diferenças claras, principalmente no que diz respeito às cores, desenhos, matéria-prima e técnica de tecelagem empregada.

Diferente do tapete da produção industrial, o persa e o turco são peças confeccionadas manualmente, apresentando assim um trabalho único com os nós. Para identificar se a peça é mesmo artesanal, basta analisar a sua textura, pois o produto industrializado costuma receber uma camada de resina para ficar mais firme, já o artesanal não.

Em comparação com a peça industrial, o tapete artesanal é mais caro, trabalhoso e demanda mais tempo para a produção.

Saiba mais: O tapete certo para cada piso

Os tapetes turcos: características

O tapete turco tem cores fortes e a trama feita manualmente. (Foto:Divulgação)

Os tapetes turcos são tradicionalmente confeccionados na Turquia e usam a lã como material básico, sobretudo nos modelos mais antigos. A técnica turca empregada para fazer tapetes se preocupa com a resistência, por isso executa movimentos contínuos e circulares, usando dois fios em cada urdidura (linha vertical do tear).

No que diz respeito à estética, os modelos de tapetes turcos normalmente são decorados com cores primárias e vivas, recebendo um tingimento de qualidade após a trama manual. Os desenhos variam de uma peça para a outra, mas normalmente valorizam as figuras geométricas, animais e imagens de jardim.

Os tapetes persas: características

Para fazer o tapete persa, a técnica se baseia em um único nó assimétrico. (Foto:Divulgação)

Os tradicionais tapetes persas são confeccionados no Irã, antiga Pérsia. A técnica de tecelagem é baseada em um único nó assimétrico, sendo assim diferente do modelo turco, que utiliza um nó duplo simétrico para a confecção. A simplicidade do nó empregado em cada peça faz com que os desenhos do tapete persa sejam mais delicados.

Os tapetes persas são estampados com desenhos geométricos, medalhões e florais. Eles costumam exaltar no acabamento principalmente as cores primárias, ou seja, azul, amarelo e vermelho. Quanto ao material, é possível notar a forte presença do algodão e da lã no corpo de cada peça, além do contorno do desenho, feito com seda.

Devido a sua tradição e antiguidade, o legítimo tapete persa está entre os mais caros do mundo, podendo alcançar o preço de US$ 15 mil por metro quadrado.

Veja também: Tapetes para Sala

Outros artigos

Cuidados necessários com a pele albina

26/03/2012

Cuidados necessários com a pele albina

[caption id="attachment_416191" align="aligncenter" width="600" caption="Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma deficiência, mas de uma modificação n...

Acne na Fase Adulta

31/03/2008

Acne na Fase Adulta

Ao passar pela adolescência muitos se deparam com um grande problema: a acne. Esse problema é considerado comum no início da produção dos hormônios, o que aco...