Tamagotchi: o bichinho virtual está completando 15 anos

O Tamagotchi, também conhecido como bichinho virtual, marcou a infância de muitas pessoas. O brinquedo foi desenvolvido no Japão em 1996 com a proposta…

O Tamagotchi, também conhecido como bichinho virtual, marcou a infância de muitas pessoas. O brinquedo foi desenvolvido no Japão em 1996 com a proposta de criar um animal de estimação virtual. Novas versões do produto fossem lançadas até que ele se transformou numa mania mundial.

Passaram-se 15 anos desde o lançamento do Tamagotchi e ele já possui uma imagem um tanto que nostálgica na cabeça de cada indivíduo. O bichinho virtual tinha um conceito bem interessante, capaz de desenvolver o senso de responsabilidade nas crianças. A simplicidade da tecnologia não limitou o sucesso do brinquedo.

O nascimento do bichinho virtual acontecia através de um ovo, depois o proprietário precisava cumprir uma série de tarefas para não causar a morte do Tamagotchi. Os cuidados consistiam em carinho virtual, comida virtual, banho virtual, entre outros. Assim, o mascote ia crescendo e se desenvolvendo.

O brinquedo eletrônico foi uma das principais febres da década de 90, tanto pelo fato de ser uma novidade como também pelo seu formato compacto. Depois do lançamento da primeira versão no dia 23 de novembro de 1996, outros modelos começaram a ser desenvolvidos e isso contribui com o sucesso do Tamagotchi.

A ideia diferenciada do mascote virtual conquistou mais de 78 milhões de pessoas e foi motivo de estudos por causa da sua influência. A primeira versão tinha o formato de ovo, tela de cristal líquido e três botões simples na parte da frente. O ciclo de nascer, crescer e morrer era cumprido pelo Tamagotchi, que dependendo dos cuidados, podia durar até 25 dias.

Desde o início o brinquedo criado pelos japoneses já inovava a proposta de entretenimento. A edição de 1996 conseguiu o recorde de 40 milhões de unidades vendidas em apenas três anos. Nos anos seguintes, 35 versões originais do produto foram lançadas no mundo todo.

Leia Também:  Promoção Chamada Premiada Vivo

Tamagotchi como uma nova forma de entretenimento dos anos 90

As crianças não estavam acostumadas com esse tipo de brinquedo eletrônico que simula a vida de uma criatura, por isso o Tamagotchi se transformou numa mania e rendeu bons lucros para a fábrica de japonesa Bandai. O produto também se tornou alvo de polêmicas, sendo acusado de causar transtornos de ansiedade e até mesmo insônia nas pessoas que levavam a história do bichinho virtual a sério.

Como já foi mencionado, vários especialistas começaram a analisar o Tamagotchi e suas conseqüências. Por fim, concluiu-se que o produto aumentava as chances de uma criança crescer frustrada e depressiva, já que o mascote virtual sempre morreria. Outros problemas inusitados também tiveram o Tamagotchi como causador, como acidentes de trânsito por distração ou desatenção no trabalho. Afinal, não foram só as crianças que viciaram no bichinho virtual.

Top