Sugestões Para Decorar Sala De Jantar

A sala de jantar é um ambiente da casa onde as pessoas fazem as refeições e participam de bate-papo à mesa. Como qualquer espaço…

Por Isabella Moretti em 27/06/2011

A sala de jantar é um ambiente da casa onde as pessoas fazem as refeições e participam de bate-papo à mesa. Como qualquer espaço residencial que se preza, é necessário trabalhar com um projeto de decoração que garanta conforto, beleza e aconchego. Há muitas idéias que podem ser colocadas em prática na hora de decorar, mas antes de tudo os moradores precisam definir um estilo.

A decoração de sala de jantar vai se preocupar com a escolha dos móveis, acessórios e revestimento, com todos os itens em perfeita sintonia para que o visual do cômodo fique bonito e agradável aos olhos. Em casos de ambientes integrados, como acontece em todas as casas com arquitetura moderna, a decoração também precisa manter o equilíbrio com outras áreas e se adaptar a queda de algumas paredes internas.

Grandes momentos são vividos na sala de jantar, por isso é importante que a decoração do cômodo tenha tudo a ver com o estilo da família. As composições variam de acordo com as preferências dos moradores, mas são sempre harmônicas e valorizam elementos que revitalizam a estética sem perder a originalidade.

Além de ser bonita e charmosa, a sala de jantar também necessita de funcionalidade. A iluminação e espaço entre os móveis para as pessoas circularem são pontos que merecem destaque no projeto para garantir um lugar moderno e confortável. Evite móveis grandes em ambientes pequenos, preferindo assim uma mobília mais compacta para não sufocar o cômodo onde são feitas as refeições.

Há inúmeras sugestões para decorar sala de jantar, que recuperam tendências que fizeram sucesso em décadas passadas ou apostam em combinações afinadas com a proposta de contemporaneidade. Avalie o espaço disponível no ambiente antes da escolha dos móveis e se preocupe sempre com o equilíbrio entre cores e traços da mobília adotada.

O conjunto de mesa e cadeiras é considerado o elemento básico para decorar uma sala de jantar. Redonda ou retangular, a mesa deve ter um número de lugares que satisfaça os moradores da residência. A combinação de materiais é algo típico quando se trata de mesa para sala de jantar, como é o caso do vidro/ madeira ou alumínio/vidro. Para deixar as pessoas bem acomodadas na hora da refeição, aposte em cadeiras estofadas. O centro de mesa pode ser clássico ou moderno, mas antes de escolhê-lo vale fazer uma avaliação das tendências e considerar as novidades.

O aparador é outro item mobiliário importante na composição de uma sala de jantar, principalmente quando for combinado a um espelho. A escolha do aparador deve seguir a linha dos demais móveis que compõem a sala de jantar e se ajustar a um canto do ambiente sem sufocar o espaço. Há aparadores compactos que possuem divisórias ou gavetas para armazenar utensílios, tais como aparelho de jantar. Sobre o aparador vale colocar algum enfeite que combine com o estilo da sala.

A decoração pendente pode ser representada por um lustre, exceto quando o espaço da sala de jantar for muito limitado. Um acessório desse tipo contribui com uma iluminação mais focada e aconchegante, além de tornar a sala mais sofisticada e charmosa. O revestimento das paredes pode contar com uma cor bem discreta e agradável aos olhos, tudo para não despertar uma sensação de cansado nos moradores. O branco é uma cor clássica e atemporal que com certeza vai contribuir em muitos aspectos com o acabamento da sala. Quem deseja ser moderno e inovar, pode optar por adotar uma parede com cor diferente e que adicione personalidade ao espaço.

A parede onde for encostado o aparador pode ser decorada com um quadro ou um espelho, tudo depende da preferência dos moradores. Normalmente em ambientes pequenos é recomendado o uso de espelhos para decorar e conseguir uma sensação de amplitude no cômodo. Confira a seguir fotos de sala de jantar decorada e tenha boas idéias para exercitar o seu bom gosto.

Top