Spam no Facebook: como evitar

PUBLICIDADE

Um levantamento realizado pela Nexgate, empresa especializada em segurança nas redes sociais, mostra que sites de relacionamento como o Facebook, Google+ e o Twitter, entre outros, têm sido os principais alvos dos distribuidores de spam.

O Facebook se transformou no principal alvo dos distribuidores de spam (Foto: Divulgação)

Distribuídos principalmente através de e-mails, em épocas passadas, os spams são, em uma definição mais genérica, mensagens não solicitadas que podem trazer publicidade e outros tipos de conteúdos, inclusive com programas maliciosos que oferecem vários riscos aos internautas.

De acordo com o estudo, o Facebook tem 100 vezes mais spam do que qualquer outra rede social, trazendo perigos ainda maiores aos membros da página, já que recebe também quatro vezes mais ataques de phishing, tipo de golpe virtual que leva o internauta a visitar sites falsos, nos quais pode ter os dados pessoais roubados.

PUBLICIDADE

Ainda conforme o levantamento da Nexgate, uma em 200 mensagens postadas no site criado por Mark Zuckerberg é spam, proporção que pode aumentar bastante nos próximos meses. Diante desse número alarmante, é preciso ficar esperto para não ser vítima dos cibercriminosos.

Para tanto, preparamos algumas dicas para saber como evitar spam no Facebook.

Não clique em qualquer link

O grande número de compartilhamento de posts deixa muitos usuários do Facebook tentados a clicar em qualquer coisa (Foto: Divulgação)

Quem possui muitos amigos no Facebook certamente recebe uma grande quantidade de links compartilhados a cada dia, aumentando a “tentação” de clicar em cada um deles para saber do que se trata.

Nesse caso, a dica é não clicar em qualquer link que aparecer na sua linha do tempo, ainda mais sabendo das estatísticas citadas acima. Tenha uma atenção especial com os links encurtados.

Muitos deles levam a páginas falsas que poderão roubar dados sigilosos, sem contar que o seu perfil pode ser colocado em uma base de dados que receberá spam no Facebook com frequência.

Cuidado com os “likes” que distribui

Os "likes" também podem trazer várias armadilhas, principalmente levando o internauta a curtir páginas falsas (Foto: Divulgação)

Evite sair “curtindo” qualquer página que encontrar pela frente, principalmente se ela não for confiável, pois algumas delas querem apenas te incluir em uma lista de usuários para receber spams.

PUBLICIDADE

Seja mais seletivo e dê “likes” apenas para os conteúdos que lhe agradem. Assim, além de evitar spams, você receberá conteúdos muito mais interessantes em sua timeline.

Tenha bom senso ao compartilhar

Exemplo de spam envolvendo o cantor Justin Bieber (Foto: Divulgação)

Também é importante ser mais seletivo na hora de compartilhar conteúdos. Quem compartilha qualquer coisa contribui com os distribuidores de spam, enchendo as timelines dos amigos de postagens que podem trazer vários riscos.

Prefira compartilhar os conteúdos dos quais realmente gosta e aqueles que sejam interessantes e divertidos.

Desconfie de promoções, sorteios e pesquisas

Postagem que leva o usuário a acreditar que pode mudar a cor do Facebook (Foto: Divulgação)

Fan pages desconhecidas, que prometem prêmios como iPhones, TVs e até automóveis, dependendo do número de “curtidas”; links que afirmam fazer o Facebook mudar de cor; solicitações para participação em pesquisas; e postagens sobre doações do Facebook para cada compartilhamento feito em fotos de crianças doentes.

Essas são apenas algumas das formas de spam no Facebook, que costumam deixar os adeptos da rede social curiosos e cheios de vontade de clicar. Contenha a curiosidade e desconfie sempre desse tipo de conteúdo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.