Bancos brasileiros se tornarão mais seguros na internet

A partir de janeiro de 2012, os bancos brasileiros já poderão adotar uma extensão exclusiva para sua página na internet. Em vez de utilizar…

Bancos passam a utilizar a extensão ".b.br"

A partir de janeiro de 2012, os bancos brasileiros já poderão adotar uma extensão exclusiva para sua página na internet. Em vez de utilizar o modelo “www.nomedobanco.com.br”, os bancos poderão adotar o seguinte modelo: “www.nomedobanco.b.br“. A medida é similar à que já existe para páginas governamentais com a extensão “.gov.br”.

A extensão “.b.br” deve aumentar a segurança tanto por parte do banco como a de seus usuários. Segundo Demi Getschko, diretor-presidente do Nic.br, “Algumas da fraudes costumeiras e que preocupam os usuários ficarão impossibilitadas no b.br. Um site que tiver nome terminado em b.br será, certamente, o de um banco”.

O domínio foi criado pelo Comitê Gestor de Internet (CGI) em parceria com a Federação dos Bancos Brasileiros (Febraban). A medida vem sendo estudada há anos, mas somente em janeiro de 2012 será colocada em prática. Ela reduz drasticamente as chances de o usuário cair em páginas clonadas, pois o processo de se criar uma página “.b.br” é muito mais restrito.

Mesmo se tratando de uma medida de segurança, nenhum banco será obrigado a adotar o novo endereço. Os que quiserem alterar a sua extensão, deverão entrar em contato com a CGI e comprovar a sua natureza financeira.

Top