Solicitar a 2ª via da CNH pela internet

A internet trouxe uma série de facilidades para a nossa vida, já que através dela é possível fazer muitas coisas sem sair de casa…

A internet trouxe uma série de facilidades para a nossa vida, já que através dela é possível fazer muitas coisas sem sair de casa e enfrentar o trânsito, procurar lugar para estacionar ou ter que encarar filas gigantescas em bancos, lojas e instituições públicas.

Obter a 2ª via da CNH é muito fácil e prático através da internet (Foto: Divulgação)

Um dos órgãos públicos que oferece grande parte dos seus serviços via internet é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), disponibilizando uma ótima alternativa para as pessoas que necessitam procurar a instituição para resolver algum tipo de situação ou solicitar documentos.

Entre as opções oferecidas pelo Detran em seu site está a solicitação da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), serviço que também é disponibilizado para as pessoas que precisam solicitar a 2ª via da permissão para dirigir e podem fazer o pedido sem sair de casa.

A solicitação da 2ª via da CNH ou da permissão pode ser feita devido a motivos como perda do documento, roubo, furto, extravio, carteira danificada ou em razão da alteração de nome (casamento, divórcio, etc).

Verificar multas pela placa: Consulta multas SP placas

Solicitando a 2ª via da CNH no site do Detran

A solicitação da 2ª via do documento é feita por meio do site do Detran do seu estado (Foto: Divulgação)

Para solicitar a 2ª via da CNH pela internet é necessário, primeiramente, acessar o site do Detran do seu estado, e verificar se o órgão oferece esse serviço online na sua região. Basta procurar por links como “2ª via da CNH ou permissão para dirigir” ou “Expedição da 2ª via da CNH”.

Leia Também:  Alteração de endereço CNH Detran

Depois que encontrar o link do serviço, basta seguir as instruções mostradas na tela e imprimir a guia de pagamento da taxa de emissão da 2ª via da CNH (o valor varia conforme o estado), que deve ser paga na rede bancária. Posteriormente, basta aguardar o envio do documento para a sua residência ou então ir até o Detran para buscar a 2ª via. O procedimento varia conforme a região.

É importante ressaltar que em alguns casos especiais, como CNH com restrições (cassada, suspensa), vencida ou ainda para as pessoas que possuem o modelo antigo da CNH, não é possível emitir a 2ª via pela internet.

Leia também: 2 via multas de trânsito

Endereços dos sites do Detran

O custo para a emissão da 2ª via da CNH varia conforme o estado (Foto: Divulgação)

Acesse o site do Detran do seu estado e confira se ele já oferece a emissão da 2ª via da CNH pela internet. Caso o serviço não esteja disponível online, será necessário ir até um posto de atendimento do Detran.

AC: www.detran.ac.gov.br

AL: www.detran.al.gov.br/

AM: www.detran.am.gov.br/

AP: www.detran.ap.gov.br

BA: www.detran.ba.gov.br/

CE: www.detran.ce.gov.br/

DF: www.detran.df.gov.br

ES: www.detran.es.gov.br

GO: www.detran.goias.gov.br

MA: www.detran.ma.gov.br

MG: www.detrannet.mg.gov.br

MT: www.detran.mt.gov.br

MS: www.detran.ms.gov.br

PA: www.detran.pa.gov.br

PB: www.detran.pb.gov.br

PR: www.detran.pr.gov.br

PE: www.detran.pe.gov.br

PI: www.detran.pi.gov.br

RJ: www.detran.rj.gov.br

RN: www.detran.rn.gov.br

RS: www.detran.rs.gov.br

RO: www.detran.ro.gov.br

RR: www.detran.rr.gov.br

SC: www.detran.sc.gov.br

SP: www.detran.sp.gov.br

SE: www.detran.se.gov.br

TO: www.detran.to.gov.br

Top