sexta-feira, 30 de setembro de 2022 - 30/09/2022 09:52:00
MundodasTribos

Os sites de compras coletivas ganharam espaço e hoje estão entre os principais meios de negócio da internet. Entretanto, o que parecia ser a solução está se tornando um problema para a maioria dos consumidores, já que nos últimos meses, a Fundação Procon de São Paulo registrou um aumento nas reclamações contras as páginas que oferecem este tipo de serviço.

O que este artigo aborda:

Dados do aumento das reclamações

Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 1.869 reclamações, 10% a mais do que o número de queixas feitas em 2011.

De acordo com a instituição, as queixas registradas em 2012 superaram em 10% o total das reclamações feitas em 2011. Enquanto no ano passado o total acumulado foi de 1.690 queixas, no primeiro semestre de 2012 já foram registradas 1.869. Comparando os períodos, os números são ainda mais assustadores, já que o primeiro semestre de 2011 teve apenas 308 reclamações.

Esse aumento está associado a diversos fatores, como ao crescimento do próprio setor. A cada dia, surgem novos sites de compras coletivas, muitos totalmente despreparados e sem a estrutura necessária para oferecerem um serviço de qualidade. Além disso, o número de consumidores que utilizam a internet para fazer compras também aumentou, portanto, é de se esperar que o índice de reclamações acompanhe este crescimento.

Veja também: Compras coletivas buffet de festa.

Autuação

Problemas com informações incorretas e dificuldade de cancelar o pedido estão entre os fatores que encabeçam a lista de reclamações.

Em novembro do ano passado, 14 sites de compras coletivas foram autuados pelo Procon por irregularidades constatadas nas reclamações dos clientes. A queixa dos consumidores se concentrava principalmente na falta de garantia de qualidade dos serviços oferecidos, na informação incorreta do desconto, na não devolução do dinheiro e na dificuldade de se fazer o cancelamento do pedido.

O valor das multas poderia chegar a R$6 milhões. As empresas tiveram que responder a processos administrativos, com base no artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor.

Confira: Pacotes para o Mundial de Clubes Groupon.

Sites com mais reclamações

Sites como Groupon, Clickon e Peixe Urbano são os que apresentam maior número de queixas.

Os sites Peixe Urbano, Clickon e Groupon lideram a lista das páginas com maior número de reclamações: no total, são 62% das queixas registradas. Entretanto, vale lembrar que eles reúnem 75% do mercado, logo o índice de reclamações que essas empresas apresentam não acaba sendo tão alto.

De acordo com os dados divulgados em novembro do ano passado, o Groupon ocupava a primeira posição da lista com 190 queixas. Em sequência, apareciam: Peixe Urbano (125), Clube Desconto (109), ClickOn (102), Brandsclub (97), Privalia (88) e Groupalia (56). Mas, esses números estão crescendo, por isso, cabe ao consumidor ficar atento e tomar as medidas necessárias para não cair em nenhuma armadilha.

O conteúdo "Sites de compras coletivas com mais reclamações" foi feito por Paulo Lima e distribuído por MundodasTribos na categoria Compras em .

1

Pode ser do seu interesse

Groupon Campinas Ofertas e Descontos

Groupon Campinas Ofertas e Descontos

Compra Coletiva Limeira Ofertas e Promoções

Compra Coletiva Limeira Ofertas e Promoções

Fogão Continental 4 Bocas

Fogão Continental 4 Bocas

Marabraz Promoções: www.marabraz.com.br

Marabraz Promoções: www.marabraz.com.br

Luvas de Goleiro, Preços, Onde Comprar

Luvas de Goleiro, Preços, Onde Comprar

Viagem de compras, como planejar: dicas

Viagem de compras, como planejar: dicas