Sites de compras coletivas com mais reclamações

Paulo Lima 09/08/2012 Compras

Os sites de compras coletivas ganharam espaço e hoje estão entre os principais meios de negócio da internet. Entretanto, o que parecia ser a solução está se tornando um problema para a maioria dos consumidores, já que nos últimos meses, a Fundação Procon de São Paulo registrou um aumento nas reclamações contras as páginas que oferecem este tipo de serviço.

Dados do aumento das reclamações

Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 1.869 reclamações, 10% a mais do que o número de queixas feitas em 2011.

De acordo com a instituição, as queixas registradas em 2012 superaram em 10% o total das reclamações feitas em 2011. Enquanto no ano passado o total acumulado foi de 1.690 queixas, no primeiro semestre de 2012 já foram registradas 1.869. Comparando os períodos, os números são ainda mais assustadores, já que o primeiro semestre de 2011 teve apenas 308 reclamações.

Esse aumento está associado a diversos fatores, como ao crescimento do próprio setor. A cada dia, surgem novos sites de compras coletivas, muitos totalmente despreparados e sem a estrutura necessária para oferecerem um serviço de qualidade. Além disso, o número de consumidores que utilizam a internet para fazer compras também aumentou, portanto, é de se esperar que o índice de reclamações acompanhe este crescimento.

Veja também: Compras coletivas buffet de festa.

Autuação

Problemas com informações incorretas e dificuldade de cancelar o pedido estão entre os fatores que encabeçam a lista de reclamações.

Em novembro do ano passado, 14 sites de compras coletivas foram autuados pelo Procon por irregularidades constatadas nas reclamações dos clientes. A queixa dos consumidores se concentrava principalmente na falta de garantia de qualidade dos serviços oferecidos, na informação incorreta do desconto, na não devolução do dinheiro e na dificuldade de se fazer o cancelamento do pedido.

O valor das multas poderia chegar a R$6 milhões. As empresas tiveram que responder a processos administrativos, com base no artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor.

Confira: Pacotes para o Mundial de Clubes Groupon.

Sites com mais reclamações

Sites como Groupon, Clickon e Peixe Urbano são os que apresentam maior número de queixas.

Os sites Peixe Urbano, Clickon e Groupon lideram a lista das páginas com maior número de reclamações: no total, são 62% das queixas registradas. Entretanto, vale lembrar que eles reúnem 75% do mercado, logo o índice de reclamações que essas empresas apresentam não acaba sendo tão alto.

De acordo com os dados divulgados em novembro do ano passado, o Groupon ocupava a primeira posição da lista com 190 queixas. Em sequência, apareciam: Peixe Urbano (125), Clube Desconto (109), ClickOn (102), Brandsclub (97), Privalia (88) e Groupalia (56). Mas, esses números estão crescendo, por isso, cabe ao consumidor ficar atento e tomar as medidas necessárias para não cair em nenhuma armadilha.

Outros artigos

Filme Lua Nova – Crepúsculo 2 em 2009

13/02/2009

Filme Lua Nova – Crepúsculo 2 em 2009

Uma boa notícia para os fãs que gostaram do Filme Crepúsculo, o novo filme que se chamará Lua Nova está em produção, ele foi inspirado no segundo livro da série ...

Aprimore Curso Preparatório para Concursos

21/04/2010

Aprimore Curso Preparatório para Concursos

Muitas pessoas estudam bastante para conquistar um bom lugar no mercado de trabalho, as vezes não conseguem e por isso, buscam trabalhos concursados, para que possam...

4 de novembro: dia do inventor

04/11/2011

4 de novembro: dia do inventor

Existem muitos inventores por aí, uns com mais sucesso, outros nem tanto; uns com as invenções que mudaram a humanidade e outros que nem sequer foram reconheci...